BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Notas e Informes: No RN, pré-candidatos a deputado fazem publicidade com citações em pesquisa abaixo da margem de erro
Confira as notas desta sexta, 24
Redação
24/06/2022 | 08:24

Virou rotina nas redes sociais da maioria dos deputados e pré-candidatos a estadual ou federal repercutir citações em pesquisas com menos de 1%, inclusive. Essa semana, com a divulgação de duas pesquisas, Brâmane (RN-03991/2022) e Seta (RN-02313/2022), vários nomes de partidos distintos publicaram em Instagram e Facebook, além de usar grupos de WhatsApp, artes produzidas pelas assessorias com publicidades e citações de menos de 1%.

Para o eleitor ter uma noção dessas publicidades, o Instituto Brâmane, por exemplo, na qual o erro amostral é de 2,19 pontos, nenhum citado obteve acima da margem para deputado estadual. Os eleitores que disseram que não sabiam chegaram a 55,8%, ou seja, mais da metade dos 2 mil entrevistados. Já 12,8% dos que responderam a pesquisa Brâmane optaram em declarar que vão anular os votos ou votar branco para a Assembleia Legislativa. Existem 24 vagas em disputa.

Já na pesquisa Seta, divulgada pela 98 FM, outro dado chama a atenção para parâmetro desta avaliação. Das 1500 entrevistas feitas pelos pesquisadores, a tabulação em relatório mostra margem de erro de 2,7 pontos para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada. Também nenhum nome conquistou citações acima de 2%. Mais de 86% disseram que não sabem em quem votar para deputado federal e 3% admitiram voto nulo/branco. Pelo nosso Estado, apenas oito vagas estão em disputa.

TV PONTA NEGRA

Com um contrato de R$ 35 mil, a afiliada ao SBT potiguar encomendou pesquisa Consult que já foi concluída desde quarta-feira 22. 1.700 entrevistas foram tabuladas. Na segunda-feira 27, os números serão conhecidos no jornal comandado pela jornalista Micarla de Sousa, que já foi prefeita e vice-prefeita de Natal e deputada estadual.

REAL TIME

Conhecido por ser o preferido dos bolsonaristas, o Real Time Big Data vai iniciar pesquisa neste sábado 25 no Rio Grande do Norte. Serão 1.500 entrevistas, que serão concluídas na segunda-feira 27. Na terça-feira 28, a pesquisa será divulgada pela TV Tropical. Segundo o registro, o trabalho foi pago pela TV Record nacional, ao custo de R$ 20 mil.

PV

Dos deputados estaduais do PV, pelo menos Hermano Morais, George Soares e Eudiane Macedo estão mais propensos a apoiar o nome do PSB ao Senado, Rafael Motta. O deputado Vivaldo Costa, do Seridó, não discordou do PV sobre Carlos Eduardo, mas todas as suas bases estão na campanha de Rogério Marinho (PL) ao Senado. O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), anda com carro adesivado.

HERANÇA

O prefeito Álvaro Dias pediu autorização da Câmara Municipal de Natal para parcelar uma dívida previdenciária deixada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). A solicitação do prefeito é para parcelar a dívida em até 20 anos. A proposta chegou à Câmara na semana passada e tramita em regime de urgência. A gestão municipal precisa parcelar a dívida para não ficar impossibilitada de receber recursos federais. Uma certidão temporária de regularidade, emitida por ordem judicial, vai perder a validade no dia 1º de julho, e a prefeitura não tem como renovar se não negociar a dívida.

EXAME/IDEIA

Se o 1º turno da eleição presidencial fosse hoje, Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) passariam para o 2º turno. De acordo com a pesquisa eleitoral Exame/Ideia publicada ontem, o petista tem 45% das intenções de voto, e o atual ocupante do Palácio do Planalto aparece com 36%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, e Simone Tebet (MDB), 3%. Foram ouvidas 1.500 pessoas por telefone entre os dias 17 e 22 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de confiança. O registro é o BR-02845-2022.

REGIÃO

Bolsonaro tem vantagem sobre Lula no Norte (38% a 23%), no Centro-Oeste (36% a 24%), e no Sul (28% a 26%). O petista está na dianteira no Nordeste, com 51% contra 22%. No Sudeste o cenário é de empate, com os dois pré-candidatos pontuando 33% em um primeiro turno.

2º TURNO

Em relação à pesquisa eleitoral feita há um mês, Lula e Bolsonaro ganharam dois pontos percentuais de intenção de voto em um segundo turno. O número de crescimento está dentro da margem de erro da pesquisa e mantém a diferença entre os dois, alcançada em maio deste ano, que é de sete pontos. Lula somou 48%, Bolsonaro 41%, branco/Nulo 7% e 3% não sabe.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.