BUSCAR
BUSCAR
Assistência

Natal zera filas do Cadastro Único e já agenda usuários em até três dias

Em janeiro, havia 38 mil pessoas na fila do CadÚnico, que é porta de entrada para benefícios sociais, como Bolsa Família
Agora RN
17/09/2025 | 06:51

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), zerou a fila do Cadastro Único na cidade. Em menos de nove meses, mais de 41 mil pessoas foram atendidas na capital potiguar. Hoje, quem agenda o serviço pelo aplicativo Natal Digital consegue atendimento em até três dias. O Cadastro Único é a porta de entrada para benefícios como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), fundamentais para milhares de famílias.

Para dar conta da demanda, a Semtas reforçou os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), estruturou a unidade do Cadastro Único na Zona Norte, criou uma central no Alecrim, com capacidade para mais de 500 atendimentos por dia, e organizou mutirões nas comunidades.

image
Secretaria criou Central do Cadastro Único no Alecrim, com capacidade para mais de 500 atendimentos por dia - Foto: DEMIS ROUSSOS / SEMTAS

A mudança já é sentida por quem depende do serviço. “Já tinha tentado antes e não conseguia. Agora foi rápido, faço tudo pelo celular. Estou feliz porque consegui marcar e já sei que vou ser atendida na quarta-feira”, contou a dona de casa Janaíne Judaico.

Beneficiário do BPC, Manoel Lopes também aprovou a novidade. “Foi muito importante poder resolver tudo sem sair de casa. Eu consegui agendar pela plataforma para quarta-feira e fiquei tranquilo, sabendo que já está garantido”, disse.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, destacou o marco e lembrou das medidas implementadas para fortalecer o serviço. “Zerar a fila do Cadastro Único e atender 41 mil pessoas é resultado do esforço das equipes e da reorganização dos serviços. Hoje, quem agenda sabe que será atendido com agilidade e transparência. Este ano, implantamos ações no CadÚnico para que a população não perca seu benefício, com atendimento aos sábados e aumento no número de entrevistadores”, relatou.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semtas, Carla Maria, reforçou que o avanço só foi possível pelo empenho das equipes técnicas.“Esse resultado mostra o compromisso da gestão e fortalece a qualidade do atendimento à população”, destacou.

Com o novo fluxo consolidado, os atendimentos seguem de forma contínua, com agendamento pelo Natal Digital (disponível nas principais plataformas eletrônicas) e serviços prestados presencialmente nas unidades do Cadastro Único da Semtas, na Zona Norte, no Alecrim e nos 12 Cras da cidade.

Em entrevista à TV Agora RN no último dia 2, Nina Souza afirmou que a reestruturação promovida pela secretaria na sua gestão foi a grande responsável pela redução no tempo de espera. Ela diz que, em janeiro, havia 38 mil pessoas na fila do Cadastro Único. “Antes, as pessoas aguardavam perto de um ano”, explicou Nina.

Outro avanço apontado por Nina foi a expansão do Banco de Alimentos, que saiu de 29 para 84 instituições atendidas, com previsão de chegar a 100 até o fim do ano. “Nós aumentamos em cinco vezes a capacidade de doação”, destacou a secretária de Assistência.

Receba as notícias do RN no seu WhatsApp. Basta entrar no canal do Agora RN.

📲 Viu algo? Mande sua pauta para o Zap da Redação: (84) 98117-5384

NOTÍCIAS RELACIONADAS