A Mostra de Cinema de Gostoso se consolidou como um evento único no Brasil, ao promover a exibição de filmes a céu aberto na sala de cinema montada na paradisíaca praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, aliando conforto e alta qualidade de projeção.
Com uma equipe de curadoria renovada e diversa, a Mostra de Cinema de Gostoso contou com os novos olhares de Janaína Oliveira, Mariana Souza e Carine Fiúza, que se juntam a Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld no trabalho de seleção dos filmes e de montagem da programação.
Ao longo dos cinco dias, o público da Mostra de Cinema de Gostoso assistiu aos mais recentes lançamentos cinematográficos em uma sala de cinema de alta tecnologia, montada ao ar livre na Praia do Maceió. Com 700 espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1, a sala recebe exibições da MOSTRA COMPETITIVA que concorreram ao Prêmio do Público, definido pelo voto do popular, e ao Prêmio da Imprensa, concedido por jornalistas presentes na Mostra.
Na Mostra Competitiva, foram exibidos os longas-metragens: TIJOLO POR TIJOLO, de Victória Álvares e Quentin Delaroche; O DESERTO DE AKIN, de Bernard Lessa; KASA BRANCA, de Luciano Vidigal e MANAS, de Marianna Brennand.
Oito curtas são parte da Mostra Competitiva: YBY KATU, de Geyson Fernandes, Jessé Carlos, Kaylany Cordeiro, Ladivan Soares e Rodrigo Sena; HOJE EU SÓ VOLTO AMANHÃ, de Diego Lacerda; CALUIM, de Marcos Alexandre; AXÉ MEU AMOR, de Thiago Costa; BATI DA VILA, de Raquel Cardozo; CHIBO, de Gabriela Poester e Henrique Lahude; RAPOSA, de Margot Leitão e João Fontenele e PEQUENAS INSURREIÇÕES, de William de Oliveira.
A MOSTRA PANORAMA, realizada na SALA PETROBRAS apresentou uma programação especial de quatro longas e oito curtas-metragens que apostam na pesquisa das fronteiras da linguagem audiovisual e na pluralidade de abordagens dos debates da atualidade. Os filmes foram exibidos em uma tenda geodésica climatizada com capacidade para 115 lugares, também instalada na Praia do Maceió. A parceria com a Petrobras, patrocinadora máster do projeto, viabilizou novamente a realização da Mostra Panorama na Sala Petrobras, que foi sucesso de público.
A entrega da premiação da 11ª Mostra de Cinema de Gostoso foi realizada durante a cerimônia de encerramento, na noite desta terça-feira 26, na sala de cinema montada ao ar livre nas areias da Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso/RN. Ao todo foram cinco dias de exibições, além da realização de seminários e debates, registrando um público no total de mais de dez mil pessoas que passaram pela Mostra.
O anúncio das premiações foi feito pelos diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, para uma plateia formada por atores, cineastas, diretores, jornalistas, estudantes, turistas, convidados e comunidade.
Premiados
PRÊMIO MISTIKA E DOT – CURTA-METRAGEM
(Prêmio no valor total de 8.000,00 em serviços de pós-produção)
Bati da Vila (Direção: Raquel Cardozo; RN; 2024)
PRÊMIO MISTIKA E DOT – LONGA-METRAGEM
(Prêmio no valor total de 30.000,00 em serviços de pós-produção)
Kasa Branca (Direção: Luciano Vidigal; RJ; 2024)
PRÊMIO DA IMPRENSA – MELHOR CURTA-METRAGEM
Hoje Eu Só Volto Amanhã (Direção: Diego Lacerda; PE; 2024)
PRÊMIO DA IMPRENSA – MELHOR LONGA-METRAGEM
Manas (Direção: Mariana Brennand; PE; 2024)
PRÊMIO DO PÚBLICO – MELHOR CURTA-METRAGEM
Hoje Eu Só Volto Amanhã (Direção: Diego Lacerda; PE; 2024)
MENÇÃO HONROSA
Raposa (Direção: Margot Leitão e João Fontenele; CE; 2024)
PRÊMIO DO PÚBLICO – MELHOR LONGA-METRAGEM
Kasa Branca (Direção: Luciano Vidigal; RJ; 2024)