04/10/2023 | 22:08
A empresa Meta acaba de anunciar a disponibilidade global de seus primeiros recursos alimentados por inteligência artificial generativa (IA) destinados aos profissionais de marketing e anúncios. Essa inovação, que está sendo gradualmente disponibilizada aos anunciantes, promete uma nova era de criatividade, com um foco claro na maximização da produtividade, personalização e desempenho.
Os três novos recursos foram minuciosamente concebidos para atender de maneira eficiente e eficaz às necessidades dos anunciantes. Um deles, o de expansão de Imagem, serve para ajustar automaticamente os elementos criativos para se adaptarem perfeitamente a diferentes proporções em várias plataformas, como Feeds ou Reels. Isso resulta em economia significativa de tempo e recursos que, de outra forma, seriam gastos na adaptação de peças criativas.
Já o de geração de plano de fundo, dá aos anunciantes a capacidade de criar diversos planos de fundo para complementar as imagens de seus produtos, permitindo a personalização dos criativos de acordo com diferentes públicos-alvo. Outra função, embora atualmente disponível apenas em inglês, é a de variação de texto.
Essa funcionalidade gera várias versões de textos de anúncios com base na cópia original do anunciante. Isso destaca os principais pontos de venda de produtos ou serviços, oferecendo diversas opções de texto para melhor atender ao público.
Esses recursos de inteligência artificial passaram por testes rigorosos no AI Sandbox da Meta, onde um grupo diversificado de anunciantes forneceu feedback valioso. De acordo com uma pesquisa realizada com esses anunciantes, a maioria espera economizar tempo e recursos significativos.
Inteligência artificial vai permitir mais variações
Metade deles estima uma economia de até cinco horas por semana, o que equivale a um mês inteiro por ano. Isso permitirá uma criação mais rápida de variações de ativos criativos, reduzindo o tempo gasto em tarefas demoradas de edição e possibilitando um foco mais estratégico.
Keith Soljacich, vice-presidente executivo e chefe de inovação da Publicis Media Content Innovation, comentou sobre o impacto dessa inovação.
“Um desenvolvimento de criativos publicitários que seja mais rápido, mais inteligente e integrado à plataforma de anúncios da Meta será uma virada de jogo”, disse.
No entanto, embora a IA generativa ajude a aliviar a fadiga criativa, ainda há desafios na personalização. Os criativos continuam desempenhando um papel crucial no sucesso de um anúncio, e os anunciantes buscam maneiras de identificar os criativos de alto desempenho em grande escala. A Meta enfatiza que isso requer parcerias sólidas entre marcas e agências para treinar modelos que estejam alinhados com o estilo visual e de voz exclusivo de cada marca.
A Meta está comprometida em aprimorar continuamente seus recursos de inteligência artificial generativa para auxiliar os profissionais de marketing a alcançar melhores resultados. Além disso, a empresa planeja expandir suas ofertas, proporcionando aos anunciantes mais maneiras de gerar textos de anúncios e imagens de fundo personalizadas em questão de minutos, abrindo novas possibilidades criativas.
Por fim, o grupo atualmente testa o uso da IA para aprimorar as mensagens de negócios no Messenger e no WhatsApp, com o objetivo de proporcionar interações mais eficientes com os clientes e melhorar o suporte ao cliente.