BUSCAR
BUSCAR
Obras

Lado esquerdo da Ponte de Igapó será interditado no 2º semestre, prevê DNIT

Ponte passa por obras e está interditada parcialmente desde setembro
Nathallya Macedo
05/03/2024 | 08:13

Interditada parcialmente desde setembro de 2023 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), a Ponte de Igapó passa por obras de recuperação da estrutura. Atualmente, a ponte do lado direito recebe o serviço e a previsão do órgão é que a requalificação seja finalizada ainda neste semestre. Portanto, a ponte do lado esquerdo (sentido Centro/Zona Norte) deverá ser interditada no segundo semestre deste ano.

“O DNIT informa que a conclusão das obras nas duas pontes (direita e esquerda) está prevista para o início de 2025. A obra está dentro dos prazos estabelecidos no cronograma de execução. A previsão é que a interdição da ponte do lado direito, onde as obras estão sendo executadas, siga até o final deste semestre. No segundo semestre, a ponte do lado esquerdo será interditada, visando a continuação e conclusão das obras nas duas pontes”, informou o órgão ao AGORA RN.

Obras Ponte de Igapó DNIT (4)
Conclusão da obra está prevista para o início de 2025 e segue cronograma de execução estabelecido pelo DNIT. Foto: José Aldenir / Agora RN

A restauração completa da Ponte de Igapó é estimada em R$ 20,8 milhões. Os trabalhos planejados englobam intervenções abrangentes, incluindo a restauração e fortalecimento das estacas, blocos e pilares, a substituição dos aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, além da recuperação das barreiras, refúgios da ponte ferroviária, passeios de pedestres e guarda-corpos. O projeto também contempla a substituição do revestimento asfáltico.

Ainda em setembro de 2023, o superintendente do DNIT no Rio Grande do Norte Getúlio Batista disse que, há pelo menos dois anos, o órgão vinha avaliando a necessidade de uma ampla intervenção na Ponte de Igapó. Em março do ano passado, uma bomba explodiu no local durante uma série de ataques criminosos.

Na época, houve um desencontro de cronogramas entre o DNIT e a Prefeitura do Natal, que realizava obras de requalificação na Avenida Felizardo Moura, o que gerou reclamações entre motoristas.

Circulação

Desde janeiro, o sentido Zona Norte/Centro da Ponte de Igapó está fechado para a passagem de veículos particulares das 6h às 8h. A restrição acontece de segunda a sexta-feira, e deve seguir até a conclusão das obras de restauração da via. Apenas veículos de transporte público estarão autorizados a passar no local nesse horário.

O DNIT informou, por nota, que a circulação restrita nesse horário visa dar maior fluidez ao transporte público nos horários iniciais da manhã, a fim de evitar atrasos nas viagens de ônibus. “O órgão esclarece ainda que a decisão para a adoção dessa medida foi uma iniciativa conjunta entre o DNIT, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Prefeitura do Natal, após ouvir a solicitação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) sobre os problemas que os usuários do transporte público enfrentam”.