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Consumo

Intenção de consumo em Natal cresce 28% em um ano, mas ainda fica abaixo da média nacional

Famílias com renda de até 10 salários puxam alta, enquanto classe de maior poder aquisitivo reduz gastos; índice local está entre os mais baixos do Nordeste
Redação
26/05/2025 | 16:40

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Natal subiu 28,3% em maio de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 80,4 pontos, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Apesar do avanço, o indicador ainda está abaixo da média nacional (101,5 pontos) e é um dos mais baixos do Nordeste, à frente apenas de João Pessoa (66,7 pontos).

O crescimento foi impulsionado principalmente por famílias com renda de até 10 salários mínimos, que aumentaram em 35,4% a disposição para compras, com alta de 104% na intenção de adquirir bens duráveis.

Alta no consumo pode ser atribuída à inauguração de novas lojas e promoções. Foto: Valter Campanato
Pesquisa da CNC mostra recuperação gradativa, mas cenário ainda é volátil e abaixo do patamar considerado positivo (100 pontos). | Foto: Reprodução

Em contraste, a classe de maior renda reduziu o consumo em 7,6%, com queda de 26% na procura por itens de maior valor.

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Na comparação com abril, o índice recuou 3,1 pontos, sinalizando instabilidade. Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a recuperação é consistente, mas desigual.

“Políticas de emprego e transferência de renda ajudaram as famílias de baixa renda, mas a retração entre os mais ricos pode indicar cautela com crédito e perspectivas econômicas”, afirmou.

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