BUSCAR
BUSCAR
Guerra

Insanidade governa conflito em Gaza, diz ministro brasileiro

Para o ministro Silvio Almeida, há violação do direito humanitário internacional
Agência Brasil
08/11/2023 | 13:28

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida (foto), disse nesta quarta-feira 08, em Brasília, que a insanidade está governando o conflito entre Israel e o grupo extremista islâmico Hamas na Faixa de Gaza.

“Estamos vivenciando pela primeira vez, acho, na história, e ao vivo, crimes de guerra. Isso não tenho a menor dúvida em dizer”, destacou, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministro, do Canal Gov.

Ministro comentou sobre a guerra durante entrevista. Foto: Rafa Naddermeyer/Agência Brasil.
Ministro comentou sobre a guerra durante entrevista. Foto: Rafa Naddermeyer/Agência Brasil.

“Está havendo uma violação do direito humanitário internacional. A partir do momento em que se impede o acesso à energia elétrica e água, a partir do momento em que se bombardeia ambulâncias e campos de refugiados, estamos diante de uma situação que é inaceitável. Uma prática inaceitável. Assim como a gente não pode confundir grupos e o grupo Hamas especificamente com o povo palestino e a causa palestina, uma causa fundamental”, acentuou.

O ministro lembrou a Constituição brasileira repudia o terrorismo e preza pela paz, pelo entendimento pacífico em conflitos e também pela autodeterminação dos povos.

“Essa é a posição do governo brasileiro. É uma posição com a qual eu me alinho certamente. E é uma posição que está em linha também com aquilo que defendi durante toda a minha vida: a autodeterminação dos povos.”

Palestina e Israel

“O povo palestino tem direito e luta pela sua autodeterminação, assim como também o Estado de Israel existe e tem o direito de existir. Mas o que foi praticado pelo grupo Hamas e o que faz o governo de Israel neste momento são inaceitáveis e precisamos dar um basta nisso. Tem que haver um cessar-fogo”, preconizou.

“É inaceitável ao que está sendo submetida a população da Palestina. Isso eu falo numa posição como ministro dos Direitos Humanos. A quem cabe a condução de política externa é o Itamaraty, que já também colocou essa mesma posição no Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas]. Precisamos imediatamente de um cessar-fogo. Precisamos parar com isso. Existem crianças sendo assassinadas neste momento, existem reféns que devem ser libertados de maneira incondicional. Não pode haver uma outra posição para um ministro dos Direitos Humanos”, finalizou.

Argentina entrega ao Brasil lista de foragidos do 8/1 que entraram no país
Cerca de 60 procurados foram para o território argentino; pelo menos 10 já saíram do país vizinho
19/06/2024 às 21:10
EUA: escolas de Louisiana deverão fixar os Dez Mandamentos nas salas
Até o início de 2025, todas as salas de insituições públicas de ensino no Estado de Louisiana deverão contrar com os Dez Mandamentos
19/06/2024 às 19:56
Folha de pagamento dos militares no Brasil é mais de três vezes superior à dos EUA
Gastos com pessoal ativo, inativo e pensionistas somarão R$ 77,4 bilhões em 2024, representando 78% do orçamento militar brasileiro
18/06/2024 às 11:44
Alemanha apreendeu bilhões de euros em cocaína, diz governo
Polícia alemã capturou mais de 35 toneladas de cocaína entre abril e setembro do ano passado
17/06/2024 às 12:38
Kate Middleton faz primeira aparição pública após cirurgia de câncer
Princesa de Gales se juntou a outros membros da família real britânica no Palácio de Buckingham para o aniversário oficial do rei Charles III
15/06/2024 às 10:58
Bill Gates está investindo em projeto de energia nuclear nos EUA
Projeto, no estado de Wyoming, terá um novo tipo de reator; bilionário afirma que visa a eletricidade sem emissões
14/06/2024 às 20:43
Ucrânia diz que condições de cessar-fogo de Putin são “absurdas”
País diz Rússia tenta enganar as potências mundiais e minar os esforços genuínos de paz
14/06/2024 às 20:05
No G7, Lula e Macron debatem combate ao garimpo ilegal
Lula participou da cúpula do G7, nesta sexta-feira. O chefe do Executivo também teve reuniões com o papa e líderes de outros países
14/06/2024 às 19:28
EUA manda submarino nuclear para Cuba após chegada de navios russos
Navios russos estão em terras cubanas para exercícios militares planejados entre Cuba e Rússia. EUA descarta ameaça do país europeu
13/06/2024 às 20:42
Núcleo da Terra está desacelerando e duração do dia pode mudar, sugere estudo
Apesar da descoberta, pesquisadores ressaltam que as consequências da lentidão ainda são especulações
13/06/2024 às 19:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.