BUSCAR
BUSCAR
Título

Hoje é último dia para regularizar ou transferir título de eleitor

Podem votar jovens de 16 anos completos até 16 de outubro
Agência Brasil
08/05/2024 | 10:10

Esta quarta-feira 8 é o último dia para regularizar a situação do título de eleitor ou tirar o documento pela primeira vez a tempo de votar nas eleições municipais de outubro. Encerrado o prazo, o cadastro eleitoral é fechado, sendo reaberto somente depois do pleito.

Estão aptos a votar nas eleições deste ano todos que tenham completado 16 anos até 6 de outubro, data do primeiro turno. Segundo a Justiça Eleitoral, isso equivale a mais de 152 milhões de brasileiros. Eventual segundo turno, em cidades com mais de 200 mil habitantes, está marcado para 27 de outubro.

Título de eleitor. Foto: Reprodução.
Hoje é último dia para regularizar ou transferir título de eleitor - Foto: Reprodução

Encerra-se nesta quarta também o prazo para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em outro município, por exemplo. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

Quem precisa cadastrar a biometria junto à Justiça Eleitoral também tem nesta quarta a última oportunidade para realizar o procedimento. É possível ainda somente atualizar informações cadastrais, se necessário.

A data final de 8 de maio para alterações nos títulos eleitorais está prevista na Lei das Eleições, que determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes da data de votação. O acesso ao sistema somente deverá voltar em 5 de novembro.

Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Primeiro título e biometria

Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa necessariamente comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar.

Também precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo os eleitores que ainda não possuem o cadastro de biometria.

É necessário levar um documento de identificação, preferencialmente com foto, que pode ser o registro geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo. São aceitas certidão de nascimento ou de casamento.

Podem ser solicitados comprovantes de residência. No caso de homens que solicitam o primeiro título no ano em que completam 19 anos, é preciso apresentar certificado de quitação militar.

De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade, e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.

Transferência de domicílio

Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que o eleitor pretende votar. “Os vínculos podem ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade”, informa a Justiça Eleitoral.

O procedimento, nesse caso, pode ser feito pela internet, por meio da plataforma Título Net.

Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título – estão isentos dessa condição os servidores civis e militares, bem como seus familiares, que tenham se mudado em função de transferência ou remoção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Regina Duarte é advertida pelo Instagram por divulgar informações falsas sobre chuvas no RS
Publicação da atriz, dizendo que governo federal não aceita ajuda de Portugal, foi marcada pela plataforma e direcionada a página de checagem
19/05/2024 às 17:04
Governo admite possível atraso na aprovação e implementação do Novo Ensino Médio, com o risco de ficar para 2026
O texto está em análise na comissão do Senado, mas não há garantia de aprovação para o primeiro semestre
19/05/2024 às 11:03
Mega-sena acumula e sorteia R$ 37 milhões na próxima terça-feira
Dezenas sorteados no sábado foram 27 - 45 - 49 - 53 0- 55 - 59
19/05/2024 às 10:49
VÍDEO: Espécie de piranha é encontrada nas ruas alagadas de Porto Alegre
Essa presença de peixes se deu devido à transposição e conexão dos rios Uruguai e Jacuí com as águas do lago
19/05/2024 às 10:43
Detentos de presídio do Paraná constroem 600 casinhas para cachorros desabrigados nas enchentes do RS
Idealizada por policiais penais do Paraná em parceria com a ONG Latidos do Bem, a iniciativa busca fornecer abrigo e conforto aos animais afetados pela tragédia
19/05/2024 às 09:57
VÍDEO: Motorista de Lamborghini persegue e atropela assaltante após roubo de Rolex em SP
O ladrão conseguiu escapar do local com o relógio após ser atingido pelo carro de luxo
19/05/2024 às 09:30
Federação avalia que indústrias do RS levarão três anos para se recuperar
Segundo a Fiergs, nove em cada dez indústrias do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas enchentes
19/05/2024 às 09:06
Rio Grande do Sul tem 82 trechos de estradas liberados
Ainda em obras ou com serviços para liberação são 20 trechos
18/05/2024 às 16:02
Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS
Entre as doações estão caixas e transporte e bebedouros
18/05/2024 às 15:41
Rio Grande do Sul: Nível das águas do Guaíba continua baixando
Mais recentes medições apontam uma variação entre 4,52 m, na medição de 7h, e 4,54 m, na medição das 12h deste sábado 18
18/05/2024 às 15:26
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.