BUSCAR
BUSCAR
Crise diplomática
Governo Lula cogita expulsar embaixador de Israel no Brasil
A medida, embora considerada “drástica e indesejável” pelo Itamaraty, foi discutida na segunda-feira 19 pelo presidente
Redação
22/02/2024 | 07:29

O presidente Lula e seus principais assessores na crise com Israel cogitam expulsar o embaixador Daniel Zonshine, que representa o governo de Benjamin Netanyahu no Brasil.

A medida, embora considerada “drástica e indesejável” pelo Itamaraty, foi discutida na segunda-feira 19 pelo presidente Lula com o assessor especial Celso Amorim em uma reunião no Palácio da Alvorada.
“Essa é uma das opções à mesa”, disseram ao jornal O Globo um auxiliar palaciano e um integrante da cúpula do Ministério das Relações Exteriores. Seria, ainda, a próxima reação possível no protocolo diplomático em caso de recrudescimento das agressões.

De acordo com as fontes do Itamaraty, a possibilidade da expulsão foi sugerida em linguagem diplomática ao próprio Zonshine na reunião entre ele e o chanceler Mauro Vieira, na segunda-feira.

No encontro, ocorrido a portas fechadas, Vieira afirmou que não interessa ao Brasil uma escalada da crise, mas que os movimentos do governo israelense — de declarar o presidente Lula persona non grata em Israel e de submeter a constrangimento o embaixador brasileiro, Frederico Meyer, eram “inaceitáveis”.
De acordo com essas fontes do Itamaraty, no protocolo diplomático tal expressão deveria significar um limite, como se tivesse sido traçado uma linha que não deve ser cruzada.

Depois disso, porém, o ministro de Relações Exteriores Israel Katz fez uma postagem nas redes sociais em que cobrou de Lula um pedido de desculpas a “milhões de judeus em todo o mundo”. “Como ousa comparar Israel a Hitler?”, escreveu Katz, que classificou as declarações de Lula no último domingo um “cuspe no rosto dos judeus brasileiros”. A seguir, o perfil oficial do governo israelense chamou Lula de “negador do Holocausto”. l

PSDB de Parnamirim se fortalece para as eleições municipais em outubro
Presidente da Câmara destaca unidade e estratégias para chapa de pré-candidatos
13/04/2024 às 17:13
‘Só por teimosia, Padilha vai ficar muito tempo’, diz Lula em reação a ataques de Arthur Lira
Presidente da República comparou trabalho do ministro das Relações Institucionais ao de um casamento
13/04/2024 às 08:00
Pesquisa Exatus “sinaliza mudança”, diz Nilda; Salatiel enfatiza “competitividade”
Ex-vereadora tem quase 30% na pesquisa e viu comunicador se aproximar após receber apoio do prefeito Rosano Taveira
13/04/2024 às 07:54
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.