BUSCAR
BUSCAR
Estruturação

Governo do RN investe R$ 3,5 milhões no Corpo de Bombeiros

Benefícios vão desde a aquisição de veículos e equipamentos à execução de serviços de manutenção
Redação
27/05/2021 | 16:18

As operações de salvamento e de guarda-vidas realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte ganharam reforços estratégicos nesta quinta-feira 27. A governadora Fátima Bezerra formalizou a entrega de um pacote de benefícios à corporação que incluem desde a compra de bens até a implementação de serviços de manutenção. O investimento total de R$ 3,5 milhões foi formalizado em evento realizado no pátio externo da Escola de Governo, onde fica a Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

“Estamos dando continuidade à política implantada na nossa gestão para fortalecer a Segurança Pública do estado, entregando ao povo do Rio Grande do Norte todos esses benefícios”, disse a governadora, lembrando de outros investimentos já aplicados aos Bombeiros, como a inauguração da piscina semiolímpica na sede da instituição e a formatura de 87 novos praças bombeiros militares, sendo 18 mulheres – após realização inédita de um Curso de Formação de Praças (CFP) femininos na corporação.

GoveRio Grande do Norteo do Rio Grande do Norte convocará 332 novos bombeiros militares para reforçar  efetivo da corporação
Fátima Bezerra e comandante do CBRN - Foto: Reprodução

Para o secretário da Sesed, Cel. Francisco Araújo, “a atual gestão está promovendo grandes avanços na área da segurança e não somente com aquisição de bens, mas, especialmente, com a estruturação do setor, por meio da implantação do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social”.

Foram entregues, oficialmente, 32 novos veículos (carros e quadriciclos), três botes infláveis, 12 Kits de combate a incêndio florestal e de manutenção de viatura, além de 1.750 conjuntos de uniformes operacionais.

Reforço no litoral

A aquisição dos três botes infláveis (R$ 223.500,00) e dos sete quadriciclos (R$ 499 mil) somam R$ 722 mil e foram viabilizados pelo projeto Governo Cidadão, com recursos de empréstimo do Banco Mundial. Fernando Mineiro, secretário de Gestão de Projetos e Metas do Governo e coordenador do projeto, reforçou que “a aquisição integra o escopo do Governo Cidadão de melhorar os serviços públicos e é uma grande satisfação poder colaborar com a área da Segurança, essencial à população”. A licitação da compra dos botes foi realizada pelo Governo Cidadão na modalidade Shopping, na qual a proposta vencedora é a de menor preço.

Para ações de salvamento, a vantagem dos botes é que, diferentemente das motos aquáticas, no bote é possível fazer manobras de reanimação do tipo RCP (reanimação cardiopulmonar), já que a vítima fica deitada. Também permite transportar mais de uma pessoa ou muitos equipamentos de uma única vez. Já os quadriciclos vieram renovar e ampliar a frota de apenas três unidades que haviam sido adquiridas em 2008 e que já estavam sem condições de uso. As motos de quatro pneus são versáteis e chegam a locais de difícil acesso, onde outros veículos não alcançam.

Melhorias

Outros 25 novos veículos de passeio, modelo VW/Gol 1.6, também foram entregues, servindo ao serviço administrativo da Instituição. O investimento nos carros foi de R$ 1.332.500,00, proveniente do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte – FUNREBOM.

As novas viaturas serão distribuídas para as unidades Bombeiro Militar da Grande Natal e interior, Serviço de Atividades Técnicas – SAT, Bombeiro Amigo do Peito, Diretoria de Engenharia e Operações – DEO, Centro de Recursos Humanos – CRH, Comissão de Planejamento e Instrução Processual de Contratações – CPIPC, Diretoria de Administração Geral – DAG, Comissão Permanente de Licitação – CPL, Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento – CSFA e Centro de Logística – C.LOG.

Completam o rol de investimentos os 12 Kits de combate a incêndio florestal (R$ 175.920,00), a manutenção preventiva e corretiva da Auto Plataforma Aérea – APA (recuperação operacional da viatura – R$ 399,700,00) e os 1750 conjuntos de uniforme (R$ 923.722,40).

Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, o Coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior destacou que “os equipamentos serão utilizados para salvamento aquático nos serviços de guarda-vidas e operações de busca no serviço de mergulho no mar, rios e lagos, e também na atuação administrativa, colaborando para a equipagem da Corporação”.

Participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; o adjunto da Sesed, delegado Osmir Monte; o sub-comandante geral do CBMRN, Cel. Josenildo Acioli; Cel. Raimundo Aribaldo, comandante do Policiamento Metropolitano; a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva; o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio; e Lídice Guerra, diretora de criminalística, representando o diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão.