BUSCAR
BUSCAR
Economia

Governo decide elevar os juros do consignado do INSS, mas não define taxa

Valor vai ser acima dos atuais 1,70%
Redação
21/03/2023 | 08:24

Em uma reunião de ministros, que terminou no início da noite desta segunda-feira 20, o governo decidiu elevar o valor dos juros do consignado para aposentados do INSS. O valor vai ser acima dos atuais 1,70% e abaixo de 2,14%, como era antes.

O impasse com o consignado começou na semana passada, quando o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduzir as taxas máximas de juros dessa modalidade de 2,14% para 1,70%.

haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: DIvulgação

O problema é que os bancos, em especial os bancos privados, que respondem pela grande maioria desses empréstimos, consideraram o valor inviável e suspenderam os consignados nessa modalidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ordem para resolver a questão urgentemente. Ele não quer “intervenção externa”, isto é, do Congresso ou do Supremo Tribunal Federal (STF). l