BUSCAR
BUSCAR
Criatividade
GO!RN debate o empreendedorismo e inovação para o pós-pandemia
Evento começa nesta sexta-feira 11 com a participação de especialistas e empreendedores do Vale do Silício, nos Estados Unidos, que irão discutir o futuro das áreas de gestão e inovação tecnológica
Redação
11/09/2020 | 05:12

O Rio Grande do Norte vai dar voz a partir desta sexta-feira 10 diversos especialistas, empreendedores e personalidades internacionais ligadas às áreas de gestão e inovação tecnológica. O palco destes encontros será o GO!RN 2020, que vai reunir até o sábado 11, de forma virtual, cerca de 2 mil participantes.

A atividade foi organizada por diversas instituições e entidades potiguares ligadas ao tema da inovação e tecnologia. O GO!RN terá diversas ações que ocorrerão simultaneamente em seis canais de exibição. Todos os eventos serão transmitidos online pela plataforma digital EventMobi. São mais de 114 palestras, debates, painéis, cursos e minicursos.

“O evento tem uma grande importância no atual momento, pois o ecossistema de empreendedorismo no Rio Grande do Norte está se recuperando de uma grave crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Vai unir todos os atores, como instituições, comunidades ou grupos que trabalham com estas temáticas. É algo incrível. Todo o ecossistema de inovação e tecnologia do Rio Grande do Norte se uniu para fazer”, ressalta Carlos von Sohsten, gestor do GO!RN e do RN Digital e Startups.

Um dos destaques da abertura do evento será a plenária internacional, que será transmitida direto dos Estados Unidos nesta sexta-feira 11, às 17h, abordando o tema ‘Uma Visão Global de Inovação e Liderança’. Integram essa plenária o professor de criatividade, design e inovação da Universidade da Califórnia em Berkeley, Clark Kellogg, o CEO e presidente até 2017 do Bank of America Merrill Lynch Brasil, Rodrigo Xavier, e o CEO e co-fundador da Flourish Savings, Pedro Moura.

“A ideia é produzir um momento de reflexão, além de traçar os cenários e as alternativas para a crise. Queremos mostrar a força do ecossistema para superar a crise. Queremos, de fato, dar visibilidade para quem atua neste segmento, que segue evoluindo desde 2008”, detalha Carlos von Sohsten.

Ainda segundo ele, o GO!RN demonstra a força do Rio Grande do Norte nas áreas de inovação e de tecnologia. “Já temos a criação do Parque Tecnológico de Natal, que segue em crescimento. A ideia é potencializar cada vez mais a vocação do Rio Grande do Norte na inovação e tecnologia. É algo que pouca gente tem conhecimento, mas é uma vocação que é reconhecida em outras partes do mundo, a partir do trabalho exercido pelos profissionais que saíram daqui”, justifica.

Discussão sobre o ecossistema do empreendedorismo

O Brasil ainda se encontra em um nível muito atrasado em relação aos principais ecossistemas de inovação do mundo, como Estados Unidos, Israel e a recente China. A opinião é de Rodrigo Guedes Xavier, que já figurou entre os parceiros seniores do banco BTG Pactual e até 2017 presidiu o Bank of America Merrill Lynch Brasil. “Ainda temos um longo caminho a percorrer. Passamos muito tempo lidando e nutrindo o nosso passado em vez de construir o nosso futuro”, analisa.

Rodrigo Xavier participa, juntamente com o professor de criatividade, design e inovação da Universidade da Califórnia em Berkeley, Clark Kellogg, e o CEO e co-fundador da Flourish Savings, Pedro Moura, da plenária internacional ‘Uma Visão Global de Inovação e Liderança’, programada para começar às 17h desta sexta-feira.

Na visão de Rodrigo Xavier, vivemos em um mundo cada vez mais exponencial, e usar tempo pensando o passado é desperdiçar oportunidade de planejar o futuro. Autodeclarado ‘dinossauro convertido’, Rodrigo Xavier acredita que é necessário o país gastar mais tempo e energia na agenda da educação voltada para inovação tecnológica e empreendedorismo.  “Estou certo de que é pela tecnologia, inovação e empreendedorismo que encontraremos as soluções para nossos maiores obstáculos”, sentencia. 

Há três anos, ele decidiu se aprofundar no conceito de Revolução Industrial 4.0 e mudou-se para o Vale do Silício, uma região que fica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e mundialmente conhecida pela concentração de empresas da área de inovação e tecnologia. Passou a atuar nas áreas de inovação, tecnologia e empreendedorismo na Universidade de Stanford, da qual se tornou membro, e voltou ao Brasil há cerca de um ano para tornar palpável esse conhecimento adquirido. Virou investidor anjo e incentivador do ecossistema de inovação do país.

Exposição de startups e de empresas inovadoras

O GO!RN 2020 Online é um evento do ecossistema de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do RN e passa a se chamar assim porque é construído e organizado com todas as instituições, grupos e comunidades que compõem o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. São mais de 30 instituições, comunidades e grupos envolvidos.

Além da grade de capacitação e palestras, o evento também terá estandes virtuais no espaço de exposição de startups e de empresas inovadoras. Na área dos patrocinadores, com vídeo, os participantes terão acesso em tempo real a promotores. 

Haverá ainda espaços para reuniões exclusivas, desafios e gameficação com ranking em tempo real, salas de reunião, chats exclusivos com especialistas, interação em tempo real com palestrantes e convidados, grupos de discussão, mural de postagens em redes sociais e agenda personalizada. Durante o GO!RN será apresentado o mapeamento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte.

O GO!RN 2020 é uma correalização do Sebrae-RN com a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley e Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital –  IMD, RN Júnior, Silicon Valley, Prefeitura da Cidade do Natal, OAB/RN, AIESEC, Seahub e SETIRN, PONG, Potilivre, WiE, GDG, Grupy, Pyladies, WebDev, PHP, Darkwaves, Telecom UFRN e Natal JS, Arara Furtacor, Customer Success, Inova Metrópole, ITNC-IFRN, Empreende RN, InPacta e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – Fiern.

Serviço:

GO!RN
Inscrições e programação completa podem ser feitas pelo link http://bit.ly/gorn2020

Plenárias Internacionais

11 de setembro – 9h

Plenária de Abertura

Os Desafios da Inovação para as Micro e Pequenas empresas brasileiras

Com Zeca Melo, Bruno Quick e David Góis.

11 de setembro – 17h

Uma Visão Global de Inovação e Liderança Direto do Vale do Silício

Com Clark Kellogg, Rodrigo Xavier e Pedro Moura.

12 de setembro – 8h

Plenária Internacional – Ásia Engenharia de Software e Ciclos de Desenvolvimento para Projetos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas

Com Carlos Queiroz

12 de setembro – 17h

EUA X EUROPA

Inovação e Sustentabilidade no Mundo Pós-pandemia

Com Daniel Delarossa e Breno Nunes

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.