BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
GO!RN se encerra neste sábado; evento discute inovação e empreendedorismo  
Evento discute o futuro do mercado de empreendedorismo no Rio Grande do Norte – e em todo o mundo. O festival é totalmente gratuito, promovido 100% on-line e se encerra neste sábado
Redação
12/09/2020 | 06:25

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o mundo dos negócios se viu em uma encruzilhada. Ao longo dos últimos meses, a crise econômica, o desemprego crescente e as mudanças nas rotinas de trabalho fizeram com que trabalhadores, empreendedores e empresários iniciassem a procura por novos caminhos, por novas ideias empreendedoras. Com isso, a busca pela inovação virou a palavra de ordem do mercado empresarial. Este assunto é um dos principais temas da primeira edição do GO!RN. O evento, que se encerra neste sábado 12, discute o futuro do empreendedorismo no Rio Grande do Norte – e em todo o mundo. A programação é totalmente gratuita e totalmente digital.

A atividade foi organizada por diversas instituições e entidades potiguares ligadas ao tema da inovação e tecnologia. O GO!RN terá diversas ações que ocorrerão simultaneamente. Todas os eventos serão transmitidos online pela plataforma digital EventMobi. São mais de 100 palestras, debates, painéis, cursos e minicursos.

“O evento tem uma grande importância no atual momento, pois o ecossistema de empreendedorismo no Rio Grande do Norte está se recuperando de uma grave crise causada pela pandemia do novo coronavírus”, ressalta Carlos von Sohsten, coordenador do GO!RN e do RN Digital e Startups.

Segundo ele, o evento fala para um universo de público bastante diversificado. A atividade atende desde pessoas que estão na fase da ideia de negócio, pensando em empreender, até o empresário do segmento de tecnologia mais avançada, além dos proprietários de negócios mais tradicionais que buscam alguma atualização digital. “Há também os profissionais do setor de tecnologia que estão em busca de novos negócios”, disse.

“É um ótimo lugar para os estudantes – principalmente os do ensino médio. Temos a parceria da Júnior Archievement, que é entidade que trabalha a cultura do empreendedorismo com a classe estudantil. Também temos as empresas juniores das instituições de ensino superior – públicas e privadas –, além das encubadoras de empresas das universidades. É uma ação muito inclusiva”, detalhou Carlos von Sohsten.

De acordo com o coordenador do GO!RN, a principal ideia do evento é de unir as pessoas, provocar sinergia e “colisões”. Segundo ele, um dos objetivos do networking é gerar a” serendipidade”, que é descoberta, de forma acidental, de algo que desperte valor. “O evento é muito amplo, que trabalha neste contexto da inovação, da tecnologia, da transformação digital, sempre com conteúdos que trazem esta mentalidade que o futuro demanda. O mindset precisa ser transformado para superar os obstáculos gerados pela crise da pandemia do novo coronavírus”, reforçou.

Interações

O primeiro dia do GO!RN conectou mais de 3,5 mil pessoas  à plataforma que transmite a programação pela internet. Para se ter uma ideia da audiência do evento, teve horário que a página da plataforma EventMobi atingiu o pico de 39,8 mil visualizações.

“São números bem expressivos. O evento tem uma proposta original. A dinâmica é que tudo acontece ao mesmo tempo. Não há exatamente uma sequência. É possível entrar na sala um pouco depois e  assistir a palestra do mesmo jeito, do começo, porque algumas atividades são gravadas e outras são ao vivo, o que é normal nesse tipo de evento online”, explica Carlos von Sohsten.

O coordenador do GO!RN faz uma avaliação positiva das interações e participação nesse primeiro dia. “Vemos que o participante está aprendendo muito rápido como o evento funciona, porque a plataforma é muito intuitiva. Há uma interação muito alta nas áreas em que o participante pode se manifestar por chats, assim como nos desafios. Acredito que essa edição está indo melhor do que se esperava”, diz Carlos von Soshten.

Inovação nas MPEs

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, participou remotamente da abertura do evento e integrou o painel ‘Os Desafios da Inovação para as Micro e Pequenas Empresas Brasileiras’, ao lado do diretor superintendente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Ferreira de Melo Neto, mediados pelo gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis.

Sobre o tema, Bruno Quick afirmou: “Centrar na inovação é a forma mais acertada de lidar com essa crise. É inovar para transformar e superar”.
Segundo Bruno Quick, a crise veio mostrar que somos obrigados a largar alguns conceitos antigos e nos forçar a mudar, a inovar assimilando novas tecnologias e outras inovações que dizem respeito ao jeito de trabalhar. “Talvez essa inovação esteja sim, associada à tecnologias, mas tem mais a ver com o nosso jeito de analisar as coisas, de nos relacionar com clientes e fornecedores”, detalha.

Exposição de startups e de empresas inovadoras

Durante a abertura do GO!RN, o superintendente do Sebrae, Zeca Melo, destacou o compromisso da instituição com a disseminação da cultura da inovação no Rio Grande do Norte. “Temos a honra de ter apoiado e integrar o conselho do Instituto Metrópole Digital. Temos mais de 20 incubadoras de empresas implantadas no Rio Grande do Norte, fruto de uma parceria com as maiores universidades públicas e privadas”, destaca. Ele  também falou sobre os programas de suporte financeiro de fomento à inovação, como é o caso dos editais da Finep, que são executados pelo Sebrae-RN, o Centelha e o Tecnova.

O GO!RN é um evento do ecossistema de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do RN e passa a se chamar assim porque é construído e organizado com todas as instituições, grupos e comunidades que compõem o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. São mais de 30 instituições, comunidades e grupos envolvidos.

Além da grade de capacitação e palestras, o evento também terá estandes virtuais no espaço de exposição de startups e de empresas inovadoras. Na área dos patrocinadores, com vídeo, os participantes terão acesso em tempo real a promotores. 

Haverá ainda espaços para reuniões exclusivas, desafios e gameficação com ranking em tempo real, salas de reunião, chats exclusivos com especialistas, interação em tempo real com palestrantes e convidados, grupos de discussão, mural de postagens em redes sociais e agenda personalizada. Durante o GO!RN será apresentado o mapeamento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte.

O GO!RN 2020 é uma correalização do Sebrae-RN com a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley e Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital –  IMD, RN Júnior, Silicon Valley, Prefeitura da Cidade do Natal, OAB/RN, AIESEC, Seahub e SETIRN, PONG, Potilivre, WiE, GDG, Grupy, Pyladies, WebDev, PHP, Darkwaves, Telecom UFRN e Natal JS, Arara Furtacor, Customer Success, Inova Metrópole, ITNC-IFRN, Empreende RN, InPacta e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – Fiern.

Serviço:

GO!RN
Saiba mais sobre a inscrição e a programação: http://bit.ly/gorn2020

Plenárias Internacionais

12 de setembro – 8h

Plenária Internacional – Ásia Engenharia de Software e Ciclos de Desenvolvimento para Projetos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas

Com Carlos Queiroz

12 de setembro – 17h

EUA X EUROPA

Inovação e Sustentabilidade no Mundo Pós-pandemia

Com Daniel Delarossa e Breno Nunes

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]gorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.