BUSCAR
BUSCAR
2022

Garibaldi costura apoio político com Álvaro Dias para eleições

Ex-senador está confiante que prefeito de Natal ajudará seu projeto de levar Walter Alves a vice-governadoria do RN
Adenilson Costa
12/01/2022 | 07:48

Um dos nomes mais citados como possível candidato para ser o adversário ao projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), tem sido procurado por lideranças políticas dos partidos do Rio Grande do Norte para unir forças para as eleições gerais deste ano.

De olho na corrida pelas urnas, o ex-senador e ex-governador do Estado, Garibaldi Alves Filho (MDB), se reuniu com Álvaro Dias nesta terça-feira 11, no Palácio Felipe Camarão, e pediu apoio político para seu projeto eleitoral. O objetivo é fazer com que o tucano suba no palanque do MDB e declare seu apoio ao ex-senador e ao seu filho, o deputado federal Walter Alves (MDB). Vale lembrar que o partido do ex-senador articula uma aliança política com o PT, para a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), adversária política do prefeito.

Gari e Alvaro Dias
Ex-senador e prefeito de Natal conversaram no Palácio Felipe Camarão. Foto: Reprodução

Em entrevista ao AGORA RN, o ex-senador Garibaldi afirmou, “Álvaro vai sim nos ajudar, porque, apesar de nós não sermos do mesmo partido, sempre mantivemos uma união e interação muito grande. É recíproco. A gente também pode ajudar o prefeito, não mediremos esforços para isso”, declarou.

Com exclusividade, o ex-senador Garibaldi garantiu que, ao contrário do que vem sendo dito, “o prefeito Álvaro Dias reafirmou que não será candidato ao governo do Rio Grande do Norte, a despeito de estar recebendo muitos apelos para que se candidate ao cargo”, revelou.

“A gente sente o prestígio que Álvaro tem atualmente. Então, dei meu depoimento pessoal, de que sentia esse desejo por parte do povo do Estado, mas ele me disse que tudo indica que não será candidato ao governo. Vai permanecer à frente da prefeitura de Natal”, afirmou Garibaldi.

Porém, caso Álvaro Dias aceite disputar a cadeira de governador do Estado, ele terá que renunciar ao seu mandato de prefeito, cargo que ocupa desde 2018. E se perder a disputa nas urnas, ficará sem mandato.

Após os resultados das últimas pesquisas de intenções de voto, Álvaro Dias adotou uma postura cautelosa. No último dia 13 de dezembro, ele afirmou que se manteria no cargo de prefeito até o final do mandato, em 2026, reforçando a informação dada pelo ex-governador Garibaldi Alves filho.

Aliança com o PT

O MDB de Garibaldi Alves Filho e Walter Alves vem construindo uma aliança política com o PT no Rio Grande do Norte há quatro meses. Os encontros entre as lideranças das siglas vêm ocorrendo com bastante frequência, para os ajustes finais da chapa Fátima Bezerra (PT) governadora e Walter Alves vice-governador. Há possibilidade ainda de Garibaldi ir para o Senado ou mesmo ocupar a cadeira deixada por seu filho na Câmara Federal.

Essa hipótese começou a ser ventilada após a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Natal, em agosto passado, quando, na ocasião, ele convidou o MDB para subir ao palanque de Fátima Bezerra. Em contrapartida, o MDB teria carta branca para indicar o vice-governador e também participar das discussões para montar as nominatas para os cargos de senador, deputado federal e estadual.

Questionado sobre como estão as negociações em torno da aliança com o PT, o ex-senador Garibaldi Alves explicou, “ainda não temos nenhuma definição desse quadro”, enfatizou.
Já o presidente estadual do MDB, deputado federal Walter Alves, afirmou que a legenda está se preparando para montar as nominatas próprias para disputar as vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

“Estamos conversando com todos os partidos, inclusive o PT. Já houve conversas com o ex-presidente Lula e ele convidou o MDB para participar de um projeto futuro para o RN. Nós estamos discutindo com todos nossos amigos do partido para que, no momento certo, a gente toma a decisão correta para o RN e para o partido”, destacou.

Walter explicou que, a partir de agora, esse processo de alianças vai se afunilando, pois já estamos chegando em meados de janeiro.

“Agora é que cada partido vai ver seu interesse político. Tudo isso deve ser definido debatendo e pensando no futuro do nosso Estado. Uma aliança se faz pensando em projetos e o MDB já teve governador duas vezes. Na época, o PIB do Rio Grande do Norte era acima do Nordeste e do Brasil, ou seja, o partido tem a cara e o jeito de governar que todos conhecem e aprovam”, enfatizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Kátia se diz “anticorrupção” e descarta apoiar Salatiel de Souza:“Vai contra os meus princípios”
Vice-prefeita e pré-candidata pelo União Brasil sugeriu também que comunicador é um “forasteiro”
04/05/2024 às 08:24
Fátima assina ordem de serviço para restauração de rodovias estaduais
Governadora anuncia investimento de R$ 134 milhões para recuperação de 210,5 quilômetros de estradas, parte de um amplo programa financiado pelo PEF
04/05/2024 às 08:14
Vice-líder de Álvaro defende que quem não apoia Paulinho Freire deixe a bancada
Vereador Raniere Barbosa aponta que a questão é de “coerência política”; Hermes Câmara aponta que terá conversa com prefeito sobre a bancada
04/05/2024 às 08:04
Rogério Marinho aciona TCU e PGR contra Lula e ministros
Rogério Marinho aponta que Lula infringiu a legislação eleitoral ao promover o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP)
04/05/2024 às 07:46
Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro
Paulo Pimenta concedeu entrevista à TV Brasil
04/05/2024 às 07:23
Deltan anuncia desistência de pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba
Em rede social, deputado federal cassado diz estar trabalhando para fortalecer rede de candidatos do Novo pelo país
03/05/2024 às 19:11
Reajustes prometidos para 2025 só serão dados se houver recuperação do ICMS, afirma Pedro Lopes
Secretário de Administração revela planos para implementação de política salarial no funcionalismo público, aguardando recuperação da arrecadação
03/05/2024 às 07:57
Álvaro Dias confirma apoio a Paulinho Freire e indica Joanna Guerra para vice
Prefeito disse que escolheu deputado porque ele “conhece os caminhos de Brasília” para liberar verba para obras
03/05/2024 às 07:47
Deputados George Soares e Gustavo Carvalho se articulam por vaga no Tribunal de Contas
Vaga será aberta no fim deste mês, com aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa; dois deputados são os principais cotados para o cargo cobiçado
03/05/2024 às 07:23
STF define prazo para contestação de candidato não nomeado em concurso
Tribunal considerou que o candidato aprovado em concurso e não nomeado deve recorrer à Justiça ainda durante a vigência do certame
02/05/2024 às 21:10
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.