BUSCAR
BUSCAR
Potencial

Consórcio Nordeste destaca potencial energético da região e discute transição energética com empresas europeias

Liderada pela governadora do RN, Fátima Bezerra, comitiva agora segue para a Bélgica, após agendas na Holanda
Redação
15/05/2024 | 08:02

O potencial energético do Nordeste brasileiro e a urgência em se realizar a transição energética como resposta à questão climática foram temas apresentados nesta terça-feira 14 pela 2ª Missão Internacional do Consórcio Nordeste em Roterdã, na Holanda. A governadora Fátima Bezerra (PT), presidente do Consórcio Nordeste, liderou a comitiva, que teve a presença de outros governadores da região e representantes da ApexBrasil e da Sudene. Foram realizados encontros e reuniões com empresas no segundo dia de ações na Europa.

A missão realizou visita guiada ao Pavilhão da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais e também aos estandes da Renânia do Norte-Westfalia, e fez reuniões com as empresas John Cockerill e 2G. Cogeneration. Em todos os momentos, foi possível debater sobre as novas tecnologias que propiciam a produção de uma energia mais verde para o mundo.

Fátima na Holanda 2
Missão do Consórcio Nordeste está na Europa ao longo desta semana para discutir investimento em energias renováveis - DANIELA LUQUINI

“Nós não poderíamos estar em outro local que não fosse aqui em Roterdã, no World Hydrogen 2024. Aqui, estamos no centro das discussões sobre descarbonização e também onde é possível encontrar os principais envolvidos neste processo de transição energética e desenvolvimento sustentável. A nossa meta é transformar o Nordeste, em breve, em uma referência na produção de hidrogênio”, afirmou a presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra.

A governadora participou de reuniões com empresas investidoras, como a Green Energy Park, uma das maiores no setor de hidrogênio e amônia verde, para dialogar sobre projetos e diferenciais competitivos do Rio Grande do Norte para a produção, armazenamento, transporte e comercialização de hidrogênio e amônia verde.

O dia de atividades foi encerrado com um almoço oferecido pela ApexBrasil. De Roterdã, a comitiva do Consórcio segue para Bruxelas, na Bélgica, onde tem agenda com representantes do governo belga.
Estiveram presentes nas agendas deste segundo dia a presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; os governadores Paulo Dantas (AL); Jerônimo Rodrigues (BA); Elmano de Freitas (CE); Rafael Fonteles (PI); Fábio Mitidieri (SE) e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. Além de Fernando Hollanda, secretário-chefe da Assessoria Especial da Governadora Raquel Lyra e Relações Internacionais de Pernambuco e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Navio da Marinha com 24 toneladas de doações do Nordeste chega amanhã 23 ao RS
Os donativos foram recolhidos nas cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL)
22/05/2024 às 20:54
Obras de restauração de estradas no RN começam em três frentes de trabalho
Programa contempla 33 trechos rodoviários. O de Jardim de Piranhas terá ajuste de traçado em pontos com maior registro de acidentes
22/05/2024 às 17:54
Circuito de Saúde Sesc leva serviços gratuitos a Caicó e Mossoró/RN
Iniciativa acontece nos dias 23 e 29 de maio e contam com apoio de parceiros
22/05/2024 às 17:44
Pai é detido por entregar direção ao filho adolescente ao perceber fiscalização em Natal
Blitz foi montada no bairro de Cidade da Esperança na noite desta terça-feira 21
22/05/2024 às 17:21
Dois homens são presos suspeitos de roubo em granja na Grande Natal
De acordo com as investigações, aproximadamente oito homens armados invadiram a granja na madrugada desta terça-feira 21
22/05/2024 às 16:56
Foragido da Justiça do Maranhão é preso em Pipa
Acusado cometeu crime de homicídio há 12 anos no Maranhão
22/05/2024 às 16:22
Prova do concurso público para a Guarda Municipal de Macaíba será aplicada no próximo domingo
Candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva com antecedência mínima de 1h do de início
22/05/2024 às 16:01
Golfinho é encontrado morto em Tibau do Sul
Carcaça foi encontrada em avançado estado de decomposição
22/05/2024 às 15:20
PRF prende três pessoas e apreende veículos adulterados durante operações em Mossoró e Parelhas
Um dos presos apresentou documento falso e era foragido da justiça de Pernambuco
22/05/2024 às 15:11
Vacinação contra dengue é iniciada em São Gonçalo
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem tomar o imunizante
22/05/2024 às 14:55
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.