BUSCAR
BUSCAR
Meio ambiente

Consórcio Nordeste busca investimento para energia renovável e proteção da Caatinga

Governadores apresentam potencialidades da região para a transição energética e buscam financiamento para preservar bioma
Redação
13/05/2024 | 17:03

Parte dos governadores do Nordeste estão participando nesta segunda-feira 13 do World Hydrogen Summit, o maior congresso global dedicado ao hidrogênio e sua cadeia produtiva, realizado em Roterdã, na Holanda. Esta é a primeira etapa da agenda internacional do Consórcio Nordeste, que também contemplará visitas à Bélgica e Alemanha.

O objetivo da missão é atrair investimentos para projetos na área da transição energética e obter financiamento externo para a proteção da Caatinga, bioma característico da região nordestina. A delegação, liderada pela governadora Fátima Bezerra, presidenta do Consórcio Nordeste, iniciou o dia com uma série de reuniões com empresas do setor e uma visita ao estande da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX).

WhatsApp Image 2024 05 13 at 16.54.19
Integrantes do Consórcio Nordeste durante o maior congresso global dedicado ao hidrogênio e sua cadeia produtiva, realizado em Roterdã, na Holanda - Foto: ApexBrasil

Posteriormente, os representantes nordestinos participaram de uma exposição promovida pela Agência Empresarial Holandesa sobre parcerias na implantação de portos verdes. Neste contexto, o governo do Rio Grande do Norte destacou seus esforços para a construção do Porto-Indústria Verde em Caiçara do Norte, considerado crucial para a produção de energia eólica offshore e hidrogênio verde, além de promover o crescimento de setores como mineração, fruticultura, pesca, sal e a cadeia de petróleo e gás.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou o potencial do Nordeste para impulsionar o desenvolvimento em áreas relacionadas à descarbonização da economia, especialmente na produção de energias renováveis e sua cadeia produtiva. “Será uma excelente oportunidade para posicionar estrategicamente o Rio Grande do Norte e o Nordeste nesse novo mercado mundial”, afirmou.

O evento também contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Suruagy Dantas, que enfatizou a importância da agenda para a troca de experiências e o avanço tecnológico em energias renováveis. “Estamos aqui não só para mostrar o que Alagoas tem feito, mas também para aprender e implementar em nosso estado as mais avançadas tecnologias globais em hidrogênio e energias renováveis”, disse.

Além da governadora Fátima Bezerra e do governador Paulo Suruagy Dantas, a delegação inclui os governadores Jerônimo Rodrigues (BA), Elmano Freitas (CE), Fábio Mitidieri (SE) e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, juntamente com representantes da Sudene, Apex Brasil, BNDES e Itamaraty.

“Cabo e soldado estão presos”, diz Moraes, ironizando Eduardo Bolsonaro
Declarações fazem referência a frase dita pelo filho de Bolsonaro em 2018 para apontar fragilidade no funcionamento da Suprema Corte
22/05/2024 às 19:26
Justiça da Bahia marca audiência de julgamento de Wendel Lagartixa
Evento está agendado para julho, em Vitória da Conquista, na Bahia
22/05/2024 às 15:31
Leilão do Terminal Pesqueiro acontece em junho, afirma Fátima Bezerra
Terminal atenderá tanto à pesca oceânica de maior porte, quanto aos pescadores da comunidade
22/05/2024 às 14:50
Senado aprova PL de Styvenson Valentim que prevê castração química para presos por crimes sexuais
Projeto segue diretamente para análise na Câmara dos Deputados
22/05/2024 às 13:31
TSE rejeita cassação de Moro por unanimidade
PL e PT acionaram a Justiça alegando abuso de poder econômico
22/05/2024 às 08:07
Taveira demite indicados de Kátia e Carol Pires na Prefeitura de Parnamirim
Exoneração em massa ocorre no momento em que Kátia mantém sua pré-candidatura a prefeita, apesar de Taveira apoiar Salatiel de Souza
22/05/2024 às 08:00
Gonçalves bate o pé e não apoia Paulinho: “Defendo candidatura própria do PL”
Deputado federal do PL afirma que é contra o partido apoiar Paulinho, a quem vê como “deputado do centrão”
22/05/2024 às 07:32
Cassado, Dallagnol diz que “corruptos não têm mais medo” de punição
Ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol disse em comissão na Câmara que “corruptos não têm mais medo de serem punidos no Brasil”
21/05/2024 às 21:50
STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht
Medida não comporta o acordo de delação firmado pelo empresário durante a operação
21/05/2024 às 20:36
Zambelli e hacker viram réus no STF por invasão ao site do CNJ
Decisão da Primeira Turma foi unânime
21/05/2024 às 16:36
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.