Parte dos governadores do Nordeste estão participando nesta segunda-feira 13 do World Hydrogen Summit, o maior congresso global dedicado ao hidrogênio e sua cadeia produtiva, realizado em Roterdã, na Holanda. Esta é a primeira etapa da agenda internacional do Consórcio Nordeste, que também contemplará visitas à Bélgica e Alemanha.
O objetivo da missão é atrair investimentos para projetos na área da transição energética e obter financiamento externo para a proteção da Caatinga, bioma característico da região nordestina. A delegação, liderada pela governadora Fátima Bezerra, presidenta do Consórcio Nordeste, iniciou o dia com uma série de reuniões com empresas do setor e uma visita ao estande da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX).
Posteriormente, os representantes nordestinos participaram de uma exposição promovida pela Agência Empresarial Holandesa sobre parcerias na implantação de portos verdes. Neste contexto, o governo do Rio Grande do Norte destacou seus esforços para a construção do Porto-Indústria Verde em Caiçara do Norte, considerado crucial para a produção de energia eólica offshore e hidrogênio verde, além de promover o crescimento de setores como mineração, fruticultura, pesca, sal e a cadeia de petróleo e gás.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou o potencial do Nordeste para impulsionar o desenvolvimento em áreas relacionadas à descarbonização da economia, especialmente na produção de energias renováveis e sua cadeia produtiva. “Será uma excelente oportunidade para posicionar estrategicamente o Rio Grande do Norte e o Nordeste nesse novo mercado mundial”, afirmou.
O evento também contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Suruagy Dantas, que enfatizou a importância da agenda para a troca de experiências e o avanço tecnológico em energias renováveis. “Estamos aqui não só para mostrar o que Alagoas tem feito, mas também para aprender e implementar em nosso estado as mais avançadas tecnologias globais em hidrogênio e energias renováveis”, disse.
Além da governadora Fátima Bezerra e do governador Paulo Suruagy Dantas, a delegação inclui os governadores Jerônimo Rodrigues (BA), Elmano Freitas (CE), Fábio Mitidieri (SE) e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, juntamente com representantes da Sudene, Apex Brasil, BNDES e Itamaraty.