25/02/2021 | 00:05
O Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira 24 um novo lote de vacinas. Ao todo, foram 35 mil doses do imunizante da Astrazeneca/Oxford. A expectativa é de que 19.400 doses da Coronavac cheguem ao Estado nesta quinta-feira 25, totalizando 54.400 doses.
A governadora Fátima Bezerra (PT) disse que o Ministério da Saúde confirmou o envio de doses para iniciar a imunização de indígenas.
As doses recebidas na tarde desta quarta-feira 24 foram armazenadas na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e começam a ser distribuídas nesta quinta 25 para aplicação.
Das 35 mil doses da Astrazeneca/Oxford, 21.927 serão destinadas aos idosos com idade de 85 a 89 anos. Com essas doses, será possível vacinar 100% dos idosos dessa faixa etária. Ao todo, 8.996 doses serão destinadas a trabalhadores da saúde e 2.920, aos indígenas do estado. Já das 19.400 da Coronavac, 9.223 serão destinadas para a primeira dose da vacinação de idosos com idade entre 80 a 84 anos.
Os mais de 6 mil indígenas que vivem no RN ficaram de fora do grupo que foi vacinado contra a Covid-19 logo no início da campanha de imunização, que começou no dia 19 de janeiro. O estado potiguar foi o único do Brasil que não recebeu doses para imunização dos povos indígenas.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte possui 6.067 indígenas no território estadual, das etnias: potiguara, tapuia e tapuia paiacú. Estão distribuídos em 15 comunidades nos municípios de: Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, Jardim de Angicos, João Câmara, Assu e Apodi.
A estratégia do Ministério da Saúde, acatada pelo Estado, é a aplicação de todas as doses que chegaram da vacina.
“Iremos seguir a orientação do MS e aplicar todas as doses, assim como já estamos fazendo com as vacinas da Oxford. A ideia é ampliarmos o início do esquema vacinal e em tempo oportuno com a liberação de novas doses para o Estado completarmos o esquema”, afirmou Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde.
No último dia 17, a governadora cobrou ao Ministério da Saúde o envio das doses para a imunização das comunidades indígenas. O alerta foi feito durante reunião virtual do Fórum dos Governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.