BUSCAR
BUSCAR
Recuperação

Cidade Alta ganhará shopping no antigo prédio das Lojas Americanas

Informação sobre shopping na Cidade Alta é do presidente da Associação Viva o Centro (Avicen), Rodrigo Vasconcelos
Karen Sousa
21/06/2024 | 14:35

A Cidade Alta, na Zona Leste de Natal, deverá ganhar um shopping até o fim deste ano, segundo o presidente da Associação Viva o Centro (Avicen), Rodrigo Vasconcelos. A estrutura contará com climatização, praça de alimentação e uma variedade de lojas e funcionará no antigo prédio das Lojas Americanas, na avenida Rio Branco.

O shopping tem previsão para ser lançado até o final deste ano e já tem um mapa da construção, de acordo com Vasconcelos. “Vai ser um shopping grande ali, vai ter ar-condicionado, internet, praça de alimentação. Algumas lojas já estão procurando e algumas franquias já estão procurando se instalar”, contou ele, com exclusividade ao AGORA RN.

Cidade Alta ganhará shopping no antigo prédio das Lojas Americanas
Antigo prédio das Lojas Americanas vai ser transformado em shopping center - Foto: José Aldenir/Agora RN

“A gente foi buscar o proprietário do prédio com um grupo de investidores de fora, eles trocaram a ideia e vão montar realmente o shopping que vai novamente trazer movimento para aquela área”, relatou.

Para o presidente da Avicen, o clima é de esperança para a melhoria de circulação na Cidade Alta de Natal. Ele espera que moradores e trabalhadores do local possam acessar a estrutura diariamente. “Com certeza isso aí vai trazer muita gente e muito retorno”, completou.

A Cidade Alta viveu um momento de esvaziamento, segundo explicam os comerciantes do bairro, em outras reportagens divulgadas pela imprensa e pelo AGORA RN. De acordo com lojistas e moradores, um dos principais desafios giravam em torno da segurança e aumento da criminalidade. Hoje, a Cidade Alta conta com ronda policial em pontos estratégicos, como a esquina da rua João Pessoa.

O Centro Histórico de Natal também enfrentou um período de declínio econômico, com edifícios subutilizados e empresários desistindo de suas atividades comerciais locais.

WhatsApp Image 2024 06 21 at 13.57.49 1
Lojas Americanas, na Cidade Alta, deverá se transformar em shopping center – Foto: José Aldenir/Agora RN

Na Cidade Alta, rua João Pessoa passa por revitalização

Requalificar para atrair turistas e natalenses para o centro histórico da capital potiguar é o objetivo da obra de revitalização da rua João Pessoa, localizada no bairro da Cidade Alta. A iniciativa da Prefeitura do Natal busca aumentar o tráfego de pessoas no local, além de promover um espaço de convivência para quem visita.

‌Rodrigo Vasconcelos, da Avicen, diz que o objetivo do projeto é fazer com que a rua João Pessoa seja um novo ponto turístico no centro de Natal. “Vivemos um momento de esvaziamento da Cidade Alta por vários motivos e esta obra tem tudo para ser o pontapé inicial para uma nova cidade. Muitos estão desacreditados e essa rua revitalizada será a nossa salvação”, afirmou.

Com o investimento na fase inicial com cerca de R$ 2,5 milhões, a requalificação da rua João Pessoa inclui obras de asfalto, que terá um trecho com um piso reformado entre a rua Princesa Isabel e a avenida Rio Branco, parte que deverá ser totalmente fechada para veículos com o objetivo de realizar eventos no local. Uma cobertura também deve ser instalada ao longo deste trecho, além de contar com ambientes de convivência, mobilidade e acessibilidade.

Um dos planos da Prefeitura é arborizar a rua com a instalação de caramanchões – uma cobertura arvorada e que tem o objetivo de servir como ponto de descanso e circulação. O local ainda deverá ter um espaço lúdico para crianças.

Revitalização do Centro Histórico já foi debatida em audiências públicas

Câmara Municipal de Natal foi palco de debates sobre o centro comercial da cidade em audiência pública, assim como a Assembleia Legislativa do RN, que discutiu a necessidade de falar sobre alternativas para a revitalização econômica do local.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Lucena, ressaltou a importância de unir esforços para resolver os desafios econômicos enfrentados pela região histórica. “O Centro da Cidade é um importante centro comercial da nossa capital. Precisamos com urgência nos unir ao Viva o Centro, aos empresários da região e ao poder público para dar as condições e infraestrutura necessária para que a economia continue ativa, gerando negócios e emprego no centro”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Idoso é preso em Natal por ameaçar jogar café quente em rosto de companheira
Caso ocorreu em uma cafeteria situada no bairro Cidade Alta, na Região Leste de Natal
12/07/2024 às 14:54
PM recupera carga roubada dos Correios e prende dupla na Zona Oeste de Natal
No veículo, foi encontrado um revólver calibre 32, além das mercadorias dos correios
12/07/2024 às 10:47
Elephant Coworking inaugura sede em Natal com espaço colaborativo e inovador
Chamada de Elephant Natal by Liiv, a sede já está em funcionamento na Liiv Hub
12/07/2024 às 09:52
Obras da Av. Xavantes e na lagoa de captação de Satélite começam na segunda 14
Prefeito Álvaro Dias discursou que essas obras ocorrem para que a cidade se modernize e que Natal siga caminhando para a frente
12/07/2024 às 08:26
Paulinho alfineta Mineiro: ‘Ninguém defecou na mesa do diretor do Idema’
Deputado comentou sobre manifestação da qual participou na última segunda-feira na porta do Idema, em Natal
12/07/2024 às 08:07
Chuva deixa trânsito lento em Natal na manhã desta sexta
Chuvas causam lentidão no trânsito próximo ao Pórtico dos Reis Magos
12/07/2024 às 07:37
Ubaldo provoca audiência para tentar solucionar alagamentos na comunidade Cavaco Chinês
MPRN sediou audiência para discutir os recorrentes problemas de alagamento na comunidade Cavaco Chinês, localizada no conjunto Santa Cecília
11/07/2024 às 15:34
Filhotes de gato abandonados são resgatados após denúncias de envenenamento em Natal
No local, os policiais civis realizaram uma vistoria, mas não encontraram os suspeitos.
11/07/2024 às 13:51
MIDR cobra documentos da Prefeitura de Natal para avançar nas obras de engorda
Foram solicitadas a correção de documentos, atualização de relatórios de progresso, revisão de metas de fiscalização e execução de programas ambientais
11/07/2024 às 12:45
Mulher é presa por dirigir embriagada durante operação da Lei Seca em Natal
Condutora, ao ser submetida ao teste de alcoolemia, apontou valor de 0.55 mg/l, configurando crime
11/07/2024 às 08:47