Requalificar para atrair turistas e natalenses para o centro histórico da capital potiguar é o objetivo da obra de revitalização da rua João Pessoa, localizada no bairro da Cidade Alta. A iniciativa da Prefeitura do Natal busca aumentar o tráfego de pessoas no local, além de promover um espaço de convivência para quem visita. No entanto, restaurar o lugar não é a única solução para aumentar a frequência de pessoas nas ruas do centro de Natal, conforme os comerciantes. Eles pedem o fortalecimento da segurança pública na região e outras ações.
A comerciante Maria Clara acredita que para além da obra de revitalização, a Prefeitura deve dar assistência às pessoas em situação de rua que passam diariamente pelo local. Ela cita que garantir a segurança também é um dos pontos principais para fazer com que as pessoas voltem a visitar o local. “É preciso ter esse cuidado com esse pessoal. É no mínimo 10 pessoas que vêm todos os dias pedir comida aqui”, afirmou.
Para ela, revitalizar o espaço não soluciona os problemas de queda de movimento nas principais ruas do centro da cidade. “Tem que fazer algum outro atrativo para trazer pessoas para a cidade, para movimentar, porque talvez só isso não dá muito resultado”, explicou. Maria Clara defende, ainda, que o fechamento das lojas no bairro tem sido o principal motivo da diminuição no tráfego de pessoas e ressalta que o aluguel de valor elevado tem sido um fator para o afastamento de comerciantes na Cidade Alta.
Cristian Santana é comerciante na rua João Pessoa há 49 anos e também menciona que os aluguéis dos estabelecimentos têm um alto custo, o que distancia os lojistas do espaço, segundo ele. “Geralmente os aluguéis aqui são bem caros, é isso que também afasta os lojistas”, relatou.
“Precisa de segurança, precisa também por parte dos donos dos prédios melhorar a questão do aluguel, que é o ponto principal. Talvez o maior atrativo para o centro da cidade seja as lojas estarem abertas”, completou. No entanto, com a obra, ele espera que o espaço seja convidativo para mais lojistas buscarem estabelecimentos no local.
O comerciante diz que o projeto vai levar mais atenção da população para a Cidade Alta e poderá ser um ponto de partida para melhorias no Centro Histórico. “A gente espera que melhore. O centro, todo mundo sabe, é uma coisa histórica, que tem uma ampla variedade de lojas, o pessoal encontra um preço bom aqui. Eu creio que vai dar uma melhorada aqui para a gente, creio que realmente as vendas devam aumentar mais. Vai dar uma visibilidade maior aqui para o centro”, finalizou.
“Novo ponto turístico para a cidade”, defende presidente da associação Viva o Centro Natal
O presidente da associação Viva o Centro Natal (Avicen), Rodrigo Vasconcelos, diz que o objetivo do projeto é fazer com que a rua João Pessoa seja um novo ponto turístico no centro de Natal e pretende preparar os lojistas e comerciantes para receberem a obra. “Vivemos um momento de esvaziamento da Cidade Alta por vários motivos e esta obra tem tudo para ser o pontapé inicial para uma nova cidade. Muitos estão desacreditados e essa rua revitalizada será a nossa salvação”, afirmou.
“Temos também a preocupação com situações durante a obra e pós obra, podemos exemplificar os acessos às ruas, falta de estacionamento, e alguns pontos para carga e descarga. A segurança pública será um ponto primordial após as obras”, explicou. Rodrigo ressaltou, ainda, que está em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) diariamente para atualizar os lojistas e comerciantes sobre os processos da obra.
Com o investimento na fase inicial com cerca de R$ 2,5 milhões, a requalificação da rua João Pessoa inclui obras de asfalto, que terá um trecho com um piso reformado entre a rua Princesa Isabel e a avenida Rio Branco, parte que deverá ser totalmente fechada para veículos com o objetivo de realizar eventos no local. Uma cobertura também deve ser instalada ao longo deste trecho, além de contar com ambientes de convivência, mobilidade e acessibilidade.
Um dos planos da Prefeitura, na obra, é arborizar a rua com a instalação de caramanchões – uma cobertura arvorada e que tem o objetivo de servir como ponto de descanso e circulação. O local ainda deverá ter um espaço lúdico para crianças.
Procurada pela equipe do AGORA RN sobre o atual estágio da obra, a STTU não respondeu até o fechamento da matéria.