O prédio onde funcionou durante décadas uma loja das Americanas, no bairro da Cidade Alta, na Zona Leste de Natal, vem sendo alvo de invasões e pequenos furtos nas últimas semanas. A loja fechou as portas em setembro de 2023.
Ver essa foto no InstagramPrédio da Americanas vem sendo alvo de invasões e pequenos furtos nas últimas semanas. Foto: Belita Lira / Agora RN
Os furtos estão acontecendo em plena luz do dia em um dos principais corredores comerciais da capital potiguar. Segundo o sargento Marcos Alexandre, do 1° Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande do Norte (1°BPM-RN), a loja foi alvo de arrombamento há algum tempo e os portões seguiram abertos possibilitando a entrada e saída de pessoas a qualquer momento.
“A loja foi arrombada há bastante tempo, e de lá para cá os portões seguem abertos, possibilitando a entrada e saída de usuários de drogas do prédio”, explicou o sargento ao AGORA RN.
Ainda de acordo com o sargento Marcos, o proprietário do prédio se recusa a receber o imóvel de volta. “O inquilino do imóvel quer devolver o prédio, mas o proprietário se recusa a receber e a situação que fica é essa. Uma equipe do 1°BPM-RN já foi ao local, entretanto, não podemos fazer nada justamente pelo prédio está abandonado há bastante tempo”.
Comércio da Cidade Alta sofre há anos
Após a pandemia de Covid-19, o bairro da Cidade Alta vem sofrendo com a queda de consumidores e o reflexo disso é o fechamento de lojas bastante conhecidas. A primeira loja a encerrar suas atividades comerciais no bairro foi a renomada loja de roupas C&A, em março de 2022. Em seguida, foi a vez da loja Magazine Luíza ao lado da C&A e posteriormente a outra loja da rede, localizada do lado oposto da avenida.
A falta de segurança também é um dos fatores pelos quais o bairro está tão vazio. Em agosto de 2023, a equipe do AGORA RN foi até o bairro verificar a situação e moradores da região lamentaram que a Cidade Alta esteja esquecida pelas autoridades.
Tentando reverter esse cenário de abandono do Centro Histórico, a Prefeitura de Natal está fazendo obras de requalificação e modernização no Centro Histórico e Ribeira para atrair frequentadores e investidores para a região novamente.