BUSCAR
BUSCAR
Festa adiada
Carnatal só em 2021
Carnatal 2020 foi oficialmente cancelado por causa da pandemia da Covid-19. Novas datas já foram anunciadas pela produção do evento: 2 a 5 de dezembro do próximo ano
Redação
24/11/2020 | 06:18

O Carnatal de 2020 foi oficialmente cancelado. A festa, que é uma das mais tradicionais da capital potiguar, deixará de acontecer pela primeira vez em três décadas. O evento acaba de completar 30 anos e, durante esse tempo, já sofreu algumas mudanças, mas nunca teve que enfrentar o cancelamento, como acontece agora em virtude da pandemia causada pela Covid-19.

Através das redes sociais, a produção do Carnatal anunciou as novas datas previstas para o maior carnaval fora de época do mundo: 2 a 5 de dezembro de 2021.

Alguns seguidores do Agora RN nas redes sociais opinaram sobre a decisão. “Atitude mais que correta, uma vez que o vírus ainda circula com muita intensidade”, contou Júnior Hermo. “Com a pandemia, devemos nos prevenir e tomar cuidado porque o coronavírus não acabou”, completou Julia Larissa.

O primeiro Carnatal ocorreu no ano de 1991 e foi realizado no centro de Natal, com apenas três blocos, entre eles o Caju, animado por Netinho, Banda Mel e Banda Cheiro de Amor. No circuito, havia 12 camarotes e nenhuma arquibancada.

A festa cresceu e, devido a reivindicações de moradores do bairro, teve que ser transferida para o largo do estádio Machadão em 1994, onde foram montados 525 camarotes: já eram 14 blocos e mais de 50 mil foliões. Desde 2014, o evento é realizado na área externa da Arena das Dunas.

Antes de decidir pelo cancelamento, o diretor da Destaque – empresa responsável pela festa –, Roberto Bezerra, buscou entender como o setor de eventos estava adaptando aos novos protocolos de convivência, com o distanciamento social para evitar aglomerações. Foi analisado o novo formato das partidas de futebol.

“Alguns países voltaram com a torcida nos estádios, com a capacidade reduzida de público nas arquibancadas e com outras medidas de segurança adotadas, como a aferição de temperatura”, disse.

Mas, com a falta da vacina, a festa não poderia acontecer nos antigos moldes e uma possível readaptação seria considerada falha. “Sabemos que a alma do Carnatal é a confraternização, o beijo na boca”, pontuou Bezerra.

Ainda de acordo com o diretor, as atrações estavam reservadas seguindo o planejamento para a primeira semana de dezembro deste ano. No entanto, com a avaliação do atual cenário, a programação foi cancelada.

A celebração de três décadas de existência, portanto, só terá festa, trio e foliões no próximo ano, sob a promessa de uma vacina disponível para a população no primeiro trimestre de 2021 – o que irá viabilizar a realização do evento sem grandes ameaças à saúde pública na capital potiguar. Os artistas confirmados para a edição do ano que vem devem ser divulgados em breve.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.