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Black Friday

Black Friday: Natalenses vão gastar, em média, 40% a mais neste ano

Ticket médio em Natal será R$ 230 maior do que em Mossoró; entidade estima que sexta de novembro movimente R$ 378 milhões na economia
Douglas Lemos
24/11/2022 | 00:06

Com as festas de ano e a Copa do Mundo, os lojistas esperam comportamento diferente do consumidor. Pelo menos na Black Friday. A data que acontece nesta sexta-feira 25, a última de novembro, terá clientes dispostos a desembolsar mais dinheiro em Natal. De acordo com dados do Instituto Fecomércio, o natalense vai gastar, em média, R$ 762,50 por compra. O valor é 40% maior do que os R$ 541,50 do ano passado e R$ 230 maior do que os mossoroenses, que têm ticket médio estimado em R$ 532,31 e vão gastar menos do que em 2021. Ao total, são esperados pelo menos R$ 378 milhões injetados na economia estadual em virtude do evento comercial. Os dados são do Instituto Fecomércio.

Em Natal, a pesquisa constatou que, após dois anos de queda, a intenção de consumo para a data voltou a crescer. Em 2022, 57,14% dos natalenses pretendem ir às compras durante a Black Friday. Em 2021, 51,17% diziam que iam às compras na Black Friday; em 2020 foram 56,84%. A estimativa é que em na capital potiguar, a Black Friday 2022 faça movimentar em torno de R$ 336 milhões em vendas.

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Nesta sexta-feira 25, a última de novembro, clientes estarão dispostos a desembolsar mais dinheiro em Natal - Foto: José Aldenir/ Agora RN

Mais de 40% dos mossoroenses entrevistados (42,32%) pretendem ir às compras durante esta data. Apesar do bom número de consumidores que vão às compras, a intenção é menor em relação ao ano anterior, quando 52,80% diziam que iriam consumir durante a Black Friday na capital do oeste potiguar. A estimativa é que a Black Friday faça movimentar aproximadamente R$ 42 milhões em vendas no comércio mossoroense este ano.

Os itens mais procurados pelos consumidores natalenses serão eletrodomésticos (37,36%); eletrônicos (22,70%); roupas e acessórios (19,54%); celulares, smartphones e tablets (10,63%). Já os mossoroenses devem optar por eletrodomésticos (27,36%); eletrônicos (22,17%); roupas e acessórios (21,23%); celular, smartphones e tablets (18,87%); móveis e decoração (9,43%); e calçados (8,02%);

PERFIL DO CONSUMIDOR

Em Natal, 36,65% dos consumidores devem buscar os produtos em promoções nos shoppings; 31,82% devem procurar os itens no comércio eletrônico; enquanto 20,17% dos entrevistados têm a intenção de comprar no comércio de rua. Na capital do Oeste, a análise mostra que 35,85% dos compradores vão buscar as compras pela internet; 21,23% comprarão em shoppings e 16,98% afirmam que usarão o comércio de rua.

Os dados também revelam que 55,21% dos compradores pretendem pagar utilizando o cartão de crédito. A intenção de pagar à vista no dinheiro ou Pix somou 25,63% das indicações. Cartão de débito aparece com 14,37% das menções. Em 2021, 61,44% pretendiam comprar no cartão de crédito; 22,88% almejavam adquirir os itens à vista; e 6,54% pretendem comprar no débito. Na segunda maior cidade do estado, o cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado pelos mossoroenses, 71,89% dos consumidores disseram que vão comprar a prazo os itens na Black Friday deste ano, oito pontos maior do que o registrado em 2021. O pagamento à vista será a opção de 15,59%, que vão tentar conseguir aquele descontinho

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