BUSCAR
BUSCAR
Previdência
Assembleia Legislativa vai tentar votar reforma pela 4ª vez
Análise da proposta de emenda constitucional necessita da presença de 15 parlamentares
Redação
21/07/2020 | 23:19

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai tentar iniciar nesta quarta-feira (22) a votação da Reforma da Previdência Estadual. Será a quarta tentativa de votação. Nesta terça (21), a proposta entrou novamente na pauta de votação, mas não chegou a ser analisada por falta de quórum.

Só 12 deputados estaduais registraram presença. A análise da proposta de emenda constitucional necessita da presença de 15 parlamentares.

A sessão desta quarta-feira ainda será pelo sistema remoto de deliberação, no qual os deputados discutem e votam por videoconferência. O prazo para que o Estado aprove a reforma está perto do fim. Uma portaria do Ministério da Economia estabelece que estados e municípios devem atualizar suas regras de aposentadoria e pensão até o dia 31 de julho, sob pena de perderem repasses de verbas federais, entre outras penalidades.

O governo defende a votação do texto até a data-limite, mas os deputados da base não compareceram às três últimas sessões plenárias porque não há votos suficientes para aprovar o texto. É necessário que 15 deputados votem favoravelmente, em dois turnos, para que a reforma seja promulgada.

Parlamentares de oposição protestam contra a votação remota e defendem que o texto só seja apreciado quando a Assembleia Legislativa retomar as sessões presenciais no plenário Clóvis Motta, o que está previsto para acontecer apenas em agosto – ou seja, depois do prazo final estipulado pelo Ministério da Economia.

A proposta de Reforma da Previdência enviada pelo Governo do Estado aumenta a contribuição dos servidores para o regime previdenciário estadual e traz novas regras de aposentadoria e pensão, como aumento da idade mínima e mudanças nas regras de cálculo. Para os servidores que já estão no serviço público, estão previstas duas regras de transição.

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas, incluindo Natal
Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril, de forma online
29/03/2024 às 09:33
Saiba como funciona o fumacê no combate ao mosquito da dengue
Até o momento, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde 183,9 litros aos estados para aplicação do produto nas cidades
29/03/2024 às 09:05
Páscoa: nova rotulagem de produtos pode assustar consumidores, aponta pesquisa
Nutricionista comenta que avisos de alto teor de nutrientes foi marco em defesa da saúde do consumidor e orienta: "moderação é a melhor pedida"
29/03/2024 às 08:48
Pequenos negócios potiguares acumulam 2,4 mil vagas geradas no primeiro bimestre
Mapa do Emprego do RN mostra que a maioria das vagas criadas no estado foi aberta na capital potiguar
29/03/2024 às 08:31
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.