BUSCAR
BUSCAR
Combate à Pandemia
Ações da Prefeitura de São Gonçalo vão de entrega de máscaras a instalação de leitos de UTI
O secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, ressalta que as ações da prefeitura na pandemia foram concentradas em três eixos: prevenção e assistência, ampliação do serviço de saúde e a oferta de exames para diagnosticar o novo coronavírus
Redação
30/09/2020 | 05:12

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, tem realizado um conjunto de ações para minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus no município. O vírus é causador da Covid-19.

Entre as medidas adotadas pela gestão municipal, estão desde a distribuição de máscaras e kits de higiene para prevenir o contágio até a abertura de leitos de atendimento intensivo e de um hospital de campanha para atender aos pacientes com Covid-19.

O secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, ressalta que as ações da prefeitura na pandemia foram concentradas em três eixos: prevenção e assistência, ampliação do serviço de saúde e a oferta de exames para diagnosticar o novo coronavírus.

Prevenção e assistência

No primeiro eixo – prevenção e assistência –, o secretário destaca que foram entregues à população cerca de 200 mil máscaras de proteção contra a Covid-19. Junto com o isolamento social, a máscara facial é considerada a principal estratégia de prevenção da doença.

Além disso, foram distribuídos 30 mil kits de higiene pessoal e limpeza, que incluem álcool, sabão em barras, escova e creme dental, fio dental e água sanitária. Houve, ainda, a instalação de pias comunitárias para higienização das mãos.

Ainda nessa área, a prefeitura entregou para a população mais carente kits de frutas e verduras e cestas básicas para os beneficiários do programa Comida Boa. Já famílias de estudantes, que tiveram as aulas suspensas, receberam kits alimentares em substituição à merenda escolar.

Acesso à saúde

No segundo eixo de atuação, a Secretaria de Saúde enfatiza a abertura de 20 novos leitos no Hospital Belarmina Monte, sendo 10 clínicos e 10 de atendimento intensivo (UTI), em parceria com o Governo do Estado. Para garantir o transporte sanitário, a frota de ambulâncias foi renovada.

Para reforçar o atendimento, foi montado também um hospital de campanha com 16 leitos clínicos e 4 de estabilização. Além disso, foram contratados 25 novos médicos para ampliar a assistência nas unidades básicas de saúde e, assim, descentralizar o serviço.

A abertura do Centro Municipal de Pediatria também contribuiu para o enfrentamento da pandemia porque desafogou a procura no Belarmina Monte. O centro infantil funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, com médicos, exames laboratoriais e raio-X. Pelos cálculos da secretaria, cerca de 3 mil pessoas deixaram de procurar o Belarmina Monte após a abertura do Centro de Pediatria, já considerando as crianças e os acompanhantes.

Exames

Com relação aos exames, a Prefeitura adquiriu 20 mil kits para realizar uma testagem em massa da população. São 8,5 mil testes rápidos, oferecidos em todas as unidades básicas de saúde, além de 6 mil testes de sorologia – que identifica se a pessoa teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos – e 5 mil testes do tipo swab, considerado padrão-ouro para diagnóstico da Covid-19.

Todos os pacientes que foram diagnosticados com o novo coronavírus receberam toda a assistência do município, incluindo acompanhamento e tratamento.

“Toda a prefeitura está empenhada desde início da pandemia para atender os são-gonçalenses e salvar vidas. E, enquanto não vencermos essa crise sanitária mundial, seremos incansáveis nessa luta”, afirma Jalmir Simões, secretário de Saúde.

Indicações de exames

Swab – Coleta entre do 3º ao 9º dia de sintomas

Teste rápido – Coleta entre o 10º dia de sintoma e 20 dias após início dos sintomas

Sorologia – Teste do 15º ao 45º dia após início dos sintomas

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]r
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.