BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Covid-19: São Gonçalo vai testar 20% da população para traçar estratégias de combate à pandemia
Segundo a gestão municipal, a ação tem como objetivo aprimorar a estratégia de combate à pandemia e planejar melhor a retomada das atividades produtivas
Redação
29/09/2020 | 19:20

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, espera testar nas próximas semanas cerca de 20 mil moradores da cidade para a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Segundo a gestão municipal, a ação – que vai atingir aproximadamente 20% da população são-gonçalense – tem como objetivo aprimorar a estratégia de combate à pandemia e planejar melhor a retomada das atividades produtivas.

Serão aplicados testes rápidos e sorológicos (sangue) e exames do tipo RT-PCR com coleta de secreções (swab). Com os resultados, será possível analisar de forma mais clara qual foi o real alcance do novo coronavírus no município e, assim, planejar melhor o retorno às atividades produtivas presenciais. Também será possível identificar quantos casos positivos existem pela cidade.

O secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, explicou à reportagem do Agora RN que qualquer cidadão que estiver ou que tenha tido sintomas gripais poderá procurar uma das 30 unidades básicas de saúde de São Gonçalo para realizar o teste. O exame será aplicado após consulta médica.

Se o paciente não estiver mais com sintomas, o teste sorológico – que mede os anticorpos para a Covid-19 – poderá ser aplicado na própria unidade básica de saúde. Esse exame aponta se a pessoa já teve contato com o vírus e se o organismo reagiu para combater a infecção.

Já se a indicação for para a realização do teste rápido ou swab, o paciente é encaminhado para o Centro Municipal de Coletiva, que fica às margens da RN-160, no Regomoleiro. O RT-PCR com coleta de secreções via técnica swab é considerado o padrão-ouro para teste da Covid-19 e identifica inclusive se a pessoa está com o vírus no momento.

“Nós nos programamos para testar no mínimo 20 mil pessoas de imediato. Queremos atingir 20% da população para fazer um estudo e, dentro de um planejamento, adotarmos as medidas necessárias. Com os resultados, vamos planejar que medidas deveremos adotar para a melhor aplicabilidade dos programas, para a criação de novos protocolos e para planejar o futuro da saúde no município”, afirmou o secretário.

O secretário de Saúde destaca o fato de a ação de testagem ser descentralizada em 30 postos de saúde. Jalmir Simões enfatiza que essa medida também previne a disseminação da Covid-19, já que as pessoas não precisarão se aglomerar em um único lugar para ter acesso ao exame.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) apontam que, até a última segunda-feira 28, São Gonçalo do Amarante tinha 2.073 casos confirmados do novo coronavírus, que resultaram em 81 mortes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 3 pacientes são casos ativos e estão em isolamento domiciliar. O restante está recuperado da doença.

Foram contabilizados também, segundo a Sesap, 708 casos suspeitos desde o início da pandemia. Além disso, outros 3,3 mil exames foram realizados, mas deram resultado negativo.

Indicações de exames

Swab – Coleta entre do 3º ao 9º dia de sintomas

Teste rápido – Coleta entre o 10º dia de sintoma e 20 dias após início dos sintomas

Sorologia – Teste do 15º ao 45º dia após início dos sintomas

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.