BUSCAR
BUSCAR
Enfrentamento
São Gonçalo vai testar todos os profissionais de saúde contra a Covid-19
Com os resultados, será possível analisar de forma mais clara qual foi o real alcance do novo coronavírus entre os profissionais do município
Redação
29/09/2020 | 19:31

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, vai testar para a Covid-19 todos os servidores que trabalham em unidades de saúde do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os exames serão aplicados em profissionais como médicos, enfermeiros, gerentes, auxiliares de serviços gerais e porteiros.

Com os resultados, será possível analisar de forma mais clara qual foi o real alcance do novo coronavírus entre os profissionais do município. Juntamente com a testagem em massa que será realizada na população, será possível planejar melhor o retorno às atividades produtivas presenciais.

A testagem nas unidades de saúde segue um cronograma. No primeiro dia da ação, realizada nesta terça-feira 29, foram testados os profissionais que trabalham no Centro de Saúde São Gonçalo, na Unidades Básica de Saúde Loteamentos, no hospital de campanha, no laboratório central e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“O objetivo da ação é identificar e conter possíveis transmissores assintomáticos, bem como rastrear o quantitativo de profissionais que já se contaminaram anteriormente e que já desenvolveram resposta imunológica contra a Covid-19”, destaca o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões.

O exame aplicado será o do tipo sorológico, que é capaz de detectar os níveis de anticorpos IgA, IgM e IgG no sangue. Ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa teve contato recente com o vírus ou se o sistema imunológico já produziu os anticorpos contra a doença.

O exame é realizado por meio da coleta de sangue do paciente, similar a outros exames laboratoriais. A análise desse material é feita no Laboratório Municipal de São Gonçalo do Amarante, que detecta e quantifica os anticorpos produzidos pelo organismo em resposta ao vírus.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.