BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
Mais de 80 jornais da Espanha processam a Meta
A Information Media Association (AMI) apresentou uma ação judicial no valor de 550 milhões de euros contra a Meta
Redação
04/12/2023 | 19:44

A Associação de Mídia Information Media Association (AMI), que representa 83 veículos de comunicação na Espanha, iniciou um processo judicial contra a Meta, empresa controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram. A AMI moveu uma ação judicial no valor de 550 milhões de euros, acusando a gigante de tecnologia de violar a regulamentação europeia de proteção de dados no período de 25 de maio de 2018 a, pelo menos, 31 de julho de 2023.

A Meta enfrenta alegações de práticas anticoncorrenciais no mercado publicitário, com os meios de comunicação argumentando que 100% das receitas provenientes da venda de publicidade pela Meta foram obtidas de maneira ilegítima. O uso não autorizado de dados pessoais dos usuários das plataformas permitiu que a empresa oferecesse espaços publicitários no mercado com uma vantagem competitiva adquirida de forma ilícita.

José Joly Martínez de Salazar, presidente da AMI, destaca que as ações da Meta colocam em risco a sustentabilidade dos meios de comunicação, os quais são considerados “fundamentais para a democracia de um país”.

Com informações do Diário de Pernambuco

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.