BUSCAR
BUSCAR
Discussão

Na semana da Consciência Negra, ALRN debate intolerância religiosa

Tem-se registro de escolas que praticam discriminação a alunos de religião afro-ameríndia, expondo-os a constrangimentos ou verbalizando discursos de proselitismo religioso
Redação
18/11/2017 | 15:09

Em pleno século XXI, ainda é possível encontrar em todas as partes do mundo crimes e atentados relacionados à intolerância religiosa. No Brasil e no RN, agravados pelo avanço conservador e retrocesso vistos nos últimos anos, não é diferente. Dentre as religiões existentes aqui, as “afro-ameríndias” são as que sofrem mais preconceito e discriminação, perpassando questões raciais e de gênero.

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) em conjunto com os movimentos negro e de matriz africana (candomblé, umbanda e jurema) e a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coeppir) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), debaterão novamente a questão da intolerância religiosa no Estado do Rio Grande do Norte.

Assembleia retoma trabalhos legislativos nesta terça-feira

No próximo dia 22, acontecerá uma audiência pública no auditório da Assembleia Legislativa sobre o tema. A entrada é aberta a qualquer interessado, e o evento começa às 15h.

O RN vem registrando diversos ataques aos terreiros e adeptos de religiões afro-ameríndias. “Tem-se casos de arremesso de pedras, realização de cultos evangélicos nas portas dos terreiros e depredação do espaço físico ou imagens e atabaques”, denunciou o advogado. “Há invasão dos terreiros e até ordem para parar os rituais, praticadas por traficantes e mesmo pela Polícia, sem ordem judicial”, afirmou o advogado Emanuel Palhano.

Além disso, tem-se registro de escolas que praticam discriminação a alunos de religião afro-ameríndia, expondo-os a constrangimentos ou verbalizando discursos de proselitismo religioso.

Mapa da Intolerância Religiosa 2011 – Violação do Direito de Culto no Brasil  mostra que os praticantes das religiões de matriz africana continuam sendo o alvo preferencial deste tipo de violência. “O Estado brasileiro é um violador do direito de culto ao reprimir determinados segmentos religiosos e favorecer outros”, diz o estudo.

Para a Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Sejuc, Sargento Regina, o evento é muito importante para chamar atenção da sociedade para os “gravíssimos e recorrentes casos de racismo e intolerância contra os povos tradicionais de matriz africana (umbanda, candomblé e jurema)”.

Com a audiência pública, procura-se fortalecer o diálogo e a construção de políticas públicas que garantam os direitos da população negra, inclusive ao livre culto. Foram convidadas para o debate representações das entidades do Movimento Negro no RN, de religiões afro-brasileiras e também do Governo do Estado.

Kátia se diz “anticorrupção” e descarta apoiar Salatiel de Souza:“Vai contra os meus princípios”
Vice-prefeita e pré-candidata pelo União Brasil sugeriu também que comunicador é um “forasteiro”
04/05/2024 às 08:24
Fátima assina ordem de serviço para restauração de rodovias estaduais
Governadora anuncia investimento de R$ 134 milhões para recuperação de 210,5 quilômetros de estradas, parte de um amplo programa financiado pelo PEF
04/05/2024 às 08:14
Vice-líder de Álvaro defende que quem não apoia Paulinho Freire deixe a bancada
Vereador Raniere Barbosa aponta que a questão é de “coerência política”; Hermes Câmara aponta que terá conversa com prefeito sobre a bancada
04/05/2024 às 08:04
Rogério Marinho aciona TCU e PGR contra Lula e ministros
Rogério Marinho aponta que Lula infringiu a legislação eleitoral ao promover o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP)
04/05/2024 às 07:46
Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro
Paulo Pimenta concedeu entrevista à TV Brasil
04/05/2024 às 07:23
Deltan anuncia desistência de pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba
Em rede social, deputado federal cassado diz estar trabalhando para fortalecer rede de candidatos do Novo pelo país
03/05/2024 às 19:11
Reajustes prometidos para 2025 só serão dados se houver recuperação do ICMS, afirma Pedro Lopes
Secretário de Administração revela planos para implementação de política salarial no funcionalismo público, aguardando recuperação da arrecadação
03/05/2024 às 07:57
Álvaro Dias confirma apoio a Paulinho Freire e indica Joanna Guerra para vice
Prefeito disse que escolheu deputado porque ele “conhece os caminhos de Brasília” para liberar verba para obras
03/05/2024 às 07:47
Deputados George Soares e Gustavo Carvalho se articulam por vaga no Tribunal de Contas
Vaga será aberta no fim deste mês, com aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa; dois deputados são os principais cotados para o cargo cobiçado
03/05/2024 às 07:23
STF define prazo para contestação de candidato não nomeado em concurso
Tribunal considerou que o candidato aprovado em concurso e não nomeado deve recorrer à Justiça ainda durante a vigência do certame
02/05/2024 às 21:10
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.