BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Vídeo de Felca sobre adultização consegue façanha e une esquerda e direita no RN

Confira a coluna de opinião desta quinta-feira 14
Redação
14/08/2025 | 04:01

O influenciador Felca conseguiu uma façanha: unir esquerda e direita em um assunto. O tema, no caso, é o combate à “adultização”, como é chamada a exposição de crianças e adolescentes a conteúdos impróprios nas redes sociais. Aqui no Rio Grande do Norte, o tema juntou polos opostos da bancada de deputados federais, de Carla Dickson (União) a Fernando Mineiro (PT).

Carla Dickson, que está de saída do União Brasil e com um pé no PL, propôs uma CPI para tratar do assunto. “Não podemos aceitar que crianças e adolescentes sejam tratados como mercadoria para monetização e exploração sexual nas redes sociais e plataformas digitais”, escreveu a deputada no Instagram.

Youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, fez compilado sobre adultização de crianças nas redes sociais - Foto: Reprodução/Youtube
Vídeo de Felca sobre adultização consegue façanha e une esquerda e direita no RN - Foto: Reprodução/Youtube

Já Fernando Mineiro saiu em defesa de uma lei para regulamentar o uso das redes sociais. “Estamos prontos para avançar na regulamentação e responsabilização das big techs por conteúdos criminosos que não só são publicados, mas também têm gerado lucro para quem publica. Em defesa das nossas crianças e adolescentes”, escreveu ele ontem.

Ainda na Câmara Federal, o deputado Robinson Faria (PP) protocolou um projeto para mudar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A proposta define que crimes de exploração e divulgação de imagens sexuais envolvendo crianças e adolescentes terá uma agravante quando houver objetivo de lucro, monetização ou qualquer outra vantagem econômica – caso da rede social. A proposta prevê o aumento da pena de um terço a dois terços nos casos em que a divulgação ocorrer para ampla audiência com esse intuito.

Apesar da união em torno do combate à adultização, já há movimentos para frear a regulamentação das redes sociais, mesmo com Felca expondo os riscos de um ambiente sem norma. A mesma Carla Dickson que propôs a CPI disse ver uma armadilha no debate. “Por trás do discurso bonito, a pauta da exploração infantil vira arma política — não para proteger a infância, mas para censurar, perseguir e calar quem ousa expor a verdade”, disse ela, combatendo o que entende como uma tentativa de censura nas redes.

MUDANÇAS

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), mexeu no secretariado. Na Saúde, sai Almir Mariano e entra Morgana Dantas, que estava como adjunta da Assistência Social. Almir, porém, não ficou sem cargo. Agora é o novo secretário de Programas e Projetos Estratégicos, pasta que era ocupada por Augusto Cavalcante – que, por sua vez, assumiu uma diretoria na Secretaria de Infraestrutura.

XANDÃO NATALENSE

A vereadora Thabatta Pimenta (Psol) apresentou um projeto na Câmara Municipal para que seja concedido o título de Cidadão Natalense ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Thabatta, a homenagem é merecida pois a atuação de Moraes é “marcada pelo combate à desinformação e pela garantia da integridade do processo eleitoral”.

XANDÃO AUTOCRATA

O vereador Leo Souza (Republicanos) já antecipou que é contra. “Esta Casa aqui, se permitir qualquer homenagem ao autocrata que é Alexandre de Moraes, vai estar dando passos contrários ao que seria o dever desta Casa, que é defender a democracia. Isso não deveria nem chegar ao plenário”, afirmou Leo, que disse ser contra Moraes por ser “defensor da democracia”.

INADIMISSÍVEL

A deputada federal Carla Dickson foi ameaçada de morte pelo Instagram. “Espero que fuzilem sua cara, sua vagabunda”, escreveu um usuário na rede social em uma publicação na qual a parlamentar falava sobre a obstrução de bolsonaristas na Mesa Diretora da Câmara, na semana passada. Carla encaminhou o caso para a Polícia Legislativa. Que o bandido seja punido com rigor! Discordância não é álibi para postagens dessa natureza. Liberdade de expressão não é liberdade para cometer crimes, independentemente do espectro político de quem esteja escrevendo.

PROVA

Uma ala da oposição quer testar o prefeito Allyson Bezerra (União). Vão convidá-lo para o evento do PL que será realizado no próximo sábado em Natal. Estão confirmadas as presenças da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. A turma mais ligada ao senador Rogério Marinho (PL) quer saber se Allyson, que busca o apoio da oposição para ser candidato a governador, fará esse gesto para a direita.

DISPUTA

Foi aberta de vez a disputa dentro do PL para escolher o nome que poderá compor chapa com Styvenson Valentim (PSDB) na disputa do Senado em 2026. Além do presidente do PL em Natal, Coronel Hélio, agora foi a vez de o presidente da Femurn, Babá Pereira, se dizer pré-candidato a senador. Babá tem a simpatia de Styvenson.