BUSCAR
BUSCAR
Manifestação
Por mais faixas, ciclistas farão protesto em frente à casa do prefeito
Categoria cobra a instalação das ciclo faixas nas Avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, que recentemente receberam binários para tráfego de ônibus
Rodrigo Ferreira
09/06/2016 | 14:36

A inauguração dos binários das Avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara não trouxeram tanta satisfação aos ciclistas de Natal. A ausência das faixas apropriadas também para as pessoas que utilizam diariamente as bicicletas na capital deixou a categoria insatisfeita e as cobranças começarão a surgir nesta quinta-feira (9).

Uma manifestação está agendada para às 19h em frente ao Shopping Midway Mall, na Av. Senador Salgado Filho. De acordo com Haroldo Mota, um dos líderes do movimento de ciclistas em Natal, a manifestação visa conscientizar as pessoas quanto ao uso de bicicletas e cobrar da Prefeitura a instalação de novas ciclo faixas nas principais ruas e avenidas da capital.

“Estaremos distribuindo panfletos e falando da importância das ciclo-faixas para a cidade. O número de pessoas que trafegam diariamente em Natal com bicicletas é grande, e isso só tende a aumentar com a instalação de vias exclusivas, o que trará um benefício enorme para a cidade até em questões de sustentabilidade”, disse em entrevista ao Portal Agora RN.

Segundo Haroldo, por volta das 20h os ciclistas seguirão até a casa do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), onde ficarão por mais algumas horas com um carro de som fazendo protestos e cobrando a instalação das vias apropriadas. “Inauguraram os binários da Avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, mas as ciclo-faixas não foram implantadas. Vamos cobrar isso. Uma das nossas motivações de hoje é essa”, destaca.

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura vai reinaugurar o viaduto do baldo, em Cidade Alta. Este, por sua vez, contará com uma faixa própria para os ciclistas, situação que é considerada uma vitória para o movimento.

“É um espaço pequeno, mas de certa forma a instalação da ciclo faixa naquele local pode ser considerada um triunfo da nossa categoria”, disse, antes de cobrar, desta vez do Governo do Estado, uma campanha de conscientização para os motoristas passarem a respeitar o espaço destinado ao uso das bicicletas.

“É importante que haja sinalização dessas ciclo faixas que estão sendo inauguradas para orientar os motoristas e garantir nossa segurança. Não adianta pintar a faixa e não sinalizar. Seria bom que houvesse uma campanha de conscientização por parte do DETRAN para educar os motoristas e fazer com que eles respeitem este espaço”, concluiu.

Somente em abril, três acidentes envolvendo carros e bicicletas foram registrados na capital potiguar, um deles com vítima fatal. Na maior parte dos casos, os acidentes são causados pelo desrespeito dos condutores de veículos para com os usuários de bicicletas.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.