BUSCAR
BUSCAR
Movimento Crescente
Parnamirim fecha 2019 com saldo positivo de empregos de 5,45%
Cidade teve a maior taxa de crescimento no número de empregos entre todos os dez municípios avaliados pelo órgão no RN, incluindo Natal
Redação
07/03/2020 | 07:13

Parnamirim fechou o ano de 2019 com saldo positivo no número de empregos. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade trampolim da vitória registrou um total de 14.595 contratações ao longo do ano, contra 12.652 desligamentos. Com isso, o saldo foi de 1.943 novos postos de trabalho, evidenciando uma variação positiva de 5,45%.

Segundo o Caged, Parnamirim teve, em 2019, a maior taxa  de crescimento no número de empregos entre todos os dez municípios avaliados pelo órgão no RN, incluindo Natal. A capital potiguar registrou 71.593 contratações, contra 73.497 demissões, ficando com saldo negativo -1.904 e variação de -0,88%.

Para o prefeito Rosano Taveira, os números evidenciam o resultado de um trabalho focado no desenvolvimento e no crescimento econômico. “Parnamirim está em plena expansão e a geração de emprego é o melhor resultado que um gestor pode entregar à população”, declarou. 

Esse movimento crescente é resultado de ações desenvolvidas pela administração pública, como programas sociais, realização de concursos públicos, realização de obras de saneamento e recuperação viária, além da concessão de incentivos fiscais a empresas que estão se estabelecendo ou que venham a se estabelecer no município, como a isenção de IPTU, e a redução de 5% para 2% das alíquotas referentes a impostos sobre serviços. 

De acordo com Jurany Silva, coordenadora da Coordenadoria do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Regularização Fundiária (Semas), este último, tem sido fator decisivo para a chegada de novas empresas no município, atraídas pelas oportunidades de crescimento e pelos incentivos da gestão municipal. Grandes grupos como Atacadão, Teleperformance, Vale do Pará, Faculdade Católica do RN, Mar Vermelho e o novo Shopping Praça das Dunas, em Emaús,  têm expandido seus negócios na direção da cidade, movimentando a economia e a geração de empregos. 

A rede Atacadão, por exemplo, iniciou as operações no ano passado, gerando de imediato aproximadamente 800 vagas de emprego. O grupo Mar Vermelho, que iniciará seu novo empreendimento no município ainda este ano, também vai gerar 200 novos posto de trabalho. Já o Shopping Praça das Dunas, que está na fase de terraplanagem, vai oportunizar 400 vagas de trabalho para a fase de obras.
 
Na setor de obras, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) também tem investido em mão de obra parnamirinense. Somente com os serviços de saneamento básico, recuperação viária e manutenção de escolas e prédios da saúde, foram gerados mais de mil novos postos formais de emprego. 

Somente com a realização do concurso para a saúde, assistência social e Procuradoria, além da realização do certame da Guarda Municipal, quase mil novas oportunidades de trabalho foram geradas no município. 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.