BUSCAR
BUSCAR
Educação
Estudantes de Natal superam adversidades durante pandemia com ajuda de cães treinados
Pela prática da Educação Assistida por Animais (EAA), a doce golden retriever tem ajudado crianças a enfrentar desafios, superar a timidez, aumentar a autoestima e aprender a lidar melhor com momentos difíceis
Redação
05/06/2020 | 16:36

Há três anos, a Love faz parte da rotina dos estudantes da Escola Lápis de Cor/MOV, desde o berçário. Pela prática da Educação Assistida por Animais (EAA), a doce golden retriever tem ajudado crianças a enfrentar desafios, superar a timidez, aumentar a autoestima e aprender a lidar melhor com momentos difíceis como a pandemia.

A EAA é uma variação da Intervenção Assistida por Animais (IAA), onde cães selecionados e treinados se tornam animais de trabalho e realizam atividades de suporte à sociedade. “O que muda é a parte final do treinamento, com uma inclinação para a interação social e suporte emocional”, explica o educador canino Henrique Gava.

Os cães que participam da EAA são preparados para estabelecerem uma interação calma e pacífica e têm sensibilidade adicional com crianças e pessoas mais sensíveis. “Na Escola Lápis de Cor/MOV, existe um alinhamento pedagógico, dentro dos objetivos de cada série, trabalhando valores como responsabilidade, cuidados, medo, comunicação, atenção, foco e outras competências comportamentais”, acrescenta Henrique.

Se na escola a presença da Love é semanal, durante as aulas online passou a ser menos frequente, em virtude do novo formato. Mas sempre que possível ela está lá na tela do computador, interagindo com os estudantes. “Fazemos vídeos mandando um ‘Oi’ e também incentivamos as crianças a inventarem novas brincadeiras para a quarentena”, diz o educador.

Para Henrique, o convívio com animais durante a pandemia tem ajudado muitas famílias a superarem a ansiedade. “Quem convive com eles encontra outros níveis de felicidade, tem uma percepção mais aprofundada sobre troca e cuidado”, acredita. “Em um momento de quebra da rotina, temos a oportunidade de interagir de forma mais rica e cúmplice com os pets”.

A EAA proporciona, além do suporte emocional, conhecimentos sobre cuidados com animais e partes do corpo (biologia). “O contato com a Love sensibiliza as crianças para a auto-confiança, interatividade, calma, amor gratuito e comunicação assertiva”, destaca Henrique. “Elas tendem a enfrentar melhor os desafios e viver mais no presente, que é o que os cães fazem com muita maestria”.

Na Escola Lápis de Cor/MOV, são muitos os testemunhos de famílias que foram transformadas pelo contato animal: crianças que apresentavam problemas em manter o foco e melhoraram esta percepção; famílias que tinham o sonho de ter um pet em casa e puderam concretizá-lo; filhos que tinham dificuldades com a leitura por sequelas de problemas de saúde, o que causou uma retração, e superaram. “A criança passou a ler para o cachorro, e isso foi um grande exercício pra sua vida”, conta Henrique.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.