BUSCAR
BUSCAR
Isolamento social
Prática do futebol entre crianças e jovens ajuda no combate a ansiedade
Professor de Natal reforça que atividades podem ser feitas em família, aumentando o bem-estar e dá dicas de exercícios para fazer em casa
Redação
05/06/2020 | 16:31

Em meio ao momento de pandemia e isolamento social, manter a boa forma se tornou mais complicado. Porém, uma alternativa para a prática da atividade física é adaptar os ambientes e treinar em casa. Um desses casos é o futebol, que requer um grande espaço, mas pode ser feito com ajustes nos exercícios. De acordo com o educador físico e professor de futebol Severo Júnior, diversos estudos apontam que sintomas de ansiedade diminuem com a realização de exercícios, produzindo a endorfina e liberando a sensação de bem-estar ao praticante. E se a atividade for feita em família, o bem-estar é ainda maior.

“Manter as atividades em dia ajuda no trabalho da diminuição da ansiedade, porque as crianças e adolescentes têm muita energia para gastar. Quando você fica inativo, a mente propicia pensamentos diversos e que podem prejudicar a saúde, deixando o corpo preguiçoso para outras atividades. A ansiedade é uma dessas preocupações, porque provoca alterações de forma desproporcional no nosso comportamento. Por isso, no caso do futebol, o esporte ajuda na mente e no corpo, deixando um bem-estar. Isso gera uma reação em cadeia positiva”, justificou o professor.

Severo Júnior, que é coordenador técnico da Paris Saint-Germain Academy Natal, cita ainda a busca por aulas on-line nesse período dentro de casa. Os professores da escola de futebol do clube francês na capital potiguar realizam vídeo-aulas, que são disponibilizadas para todo o público nas redes sociais da Academy. Os encontros semanais contam, além dos professores, de outros convidados como nutricionistas, psicólogos, jogadores e ex-jogadores.

“Em nosso trabalho na PSG Academy Natal, os professores mantêm esse contato com os pais e alunos para enviar mensagens positivas no acompanhamento das aulas on-line, para que assim eles possam seguir com os treinos. É necessária essa interação para que todos possam se ajudar mutuamente”, ressaltou Severo Júnior.

Para realizar o futebol em casa, Severo Júnior dá algumas dicas de exercícios e de jogadas simuladas como se a criança ou jovem estivesse em campo.

“Atividades para o aquecimento como polichinelo, pulos simulando um cabeceio e flexões já estimulam o corpo. Além disso, adaptar alguns cenários de um jogo, dividindo espaços na sala com os meiões e conduzindo a bola até um alvo mantém a concentração dos atletas”, ressaltou.

As vídeo-aulas e as lives com professores e profissionais de saúde podem ser acompanhadas no perfil do Instagram da PSG Academy Natal @psgacademynatal.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.