BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Tempo perdido
Redação
09/07/2020 | 21:37

O governo Fátima Bezerra colhe os frutos de ter concordado lá atrás, em março, com a paralisação do debate sobre a Reforma da Previdência. O resultado, antecipado por esta coluna, está aí: pouco tempo para discutir o texto com deputados e servidores públicos e oposição tentando jogar a culpa da situação toda no colo da governadora – o que não é justo.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a comissão especial da Previdência não deveria ter interrompido a discussão sobre o projeto. Estava claro que, até 31 de julho, a Assembleia Legislativa não teria condições de retomar as sessões presenciais e que era necessário analisar o texto por videoconferência mesmo. É assim que estão sendo analisados os principais projetos do País na atualidade, e é bom que quem é contra se acostume com o “novo normal”.

É consenso, até entre representantes do governo, que aprovar a Reforma da Previdência em uma sessão remota não é o melhor dos cenários, principalmente para um governo que preza pelo diálogo com o funcionalismo desde o primeiro momento dessa discussão. No entanto, não há alternativa, a menos que o governo federal adie os prazos.

Enquanto o projeto estava engavetado na comissão especial, poderiam ter sido realizadas audiências públicas virtuais para discutir possíveis melhorias na proposta. Assim aconteceu na Câmara Municipal de Natal, por exemplo, em que sindicatos de servidores discutiram com vereadores – em videoconferência – como melhorar o texto enviado pela prefeitura. O debate não parou.

Chama a atenção, também, a falta de solidariedade do governo federal com os estados e municípios nessa questão. Diante da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Economia já poderia ter relaxado o prazo para que as gestões municipais e estaduais adequem seus regimes previdenciários. O momento, de fato, não é o mais propício para discutir mudanças tão drásticas na vida dos servidores.

Futuro desembargador?

O procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, é apontado nos bastidores como provável candidato a desembargador no ano que vem. Em 2021, a desembargadora Judite Nunes completará 75 anos e vai se aposentar. Com isso, abre-se uma vaga no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a ser preenchida pelo quinto constitucional do Ministério Público. A indicação, que será refinada a partir de uma lista décupla, caberá à governadora Fátima Bezerra.

Agradando a todos

O secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, tem recebido afagos até de deputados da oposição na Assembleia Legislativa. Os parlamentares elogiam a capacidade técnica e de articulação política do secretário, que é considerado hoje o principal auxiliar da governadora Fátima Bezerra. “É o ponto fora da curva nesse governo”, alfineta um parlamentar.

Proselitismo

O deputado federal General Girão (PSL-RN) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados que classifica como propaganda eleitoral ilegal o “proselitismo político-partidário” realizado em bens públicos de uso comum, como escolas. A lei quer transformar o tal “proselitismo” em uma doação estimável em dinheiro a candidatos e partidos quando das disputas eleitorais. A proposta também é assinada pelos deputados Major Fabiana (PSL-RJ) e General Peternelli (PSL-SP).

Recuperado

O professor Rivaldo Fernandes, presidente estadual do Partido Verde, é mais um a vencer o novo coronavírus. Após passar 16 dias internado no hospital de campanha de Parnamirim, ele gravou um vídeo para dizer que já está bem, e em casa.

Nota de 3 reais

Para o vereador de Natal Fernando Lucena (PT), Jair Bolsonaro inventou que está com o novo coronavírus. Nem o laudo apresentado pelo presidente da República, atestando que ele está com a Covid-19, convence o parlamentar. “(O exame) é tão legítimo quanto uma nota de 3 reais”, diz o vereador petista.

Fugindo da PF

Para Lucena, só tem uma razão para o presidente ter, supostamente, inventado a história: fugir do depoimento à Polícia Federal que está prestes a ser marcado. “Como ele está para ser intimado nos próximos dias, nem o delegado vai querer”, diz Lucena. O presidente deve ser ouvido em breve no inquérito que apura se ele interferiu politicamente na PF, como denunciou o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro.

Boa ideia

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, lançou uma boa novidade. Seguindo à risca as recomendações para a prática do isolamento social, o prefeito Paulo Emídio de Medeiros tem feito inaugurações de obras a partir de transmissões ao vivo pelas redes sociais. De casa ou do gabinete na prefeitura, o prefeito discursa e “entrega” a obra para a população. No local da obra exatamente, sem aglomeração, um funcionário do Município apresenta o serviço concluído.

Parnamirim

Rompida com o atual prefeito, Rosano Taveira, a vice-prefeita de Parnamirim, Elienai Cartaxo, mantém a pré-candidatura a prefeita nas próximas eleições. Com o controle do PL no município, a vice-prefeita tem apoio de partidos como o PTB e o Solidariedade.

Explique-se I

O Conselho Nacional de Justiça intimou a juíza federal substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, para se explicar sobre a oferta de R$ 508 milhões da Lava Jato ao governo federal para o combate ao novo coronavírus. O dinheiro foi oferecido pela força-tarefa de Curitiba, e teve autorização da magistrada.

Explique=se II

Hardt deverá apresentar em quinze dias informações sobre a origem dos recursos oferecidos ao governo, se o dinheiro já foi depositada em conta vinculada à Justiça, se os valores já foram transferidos, se eles decorrem de processos com trânsito em julgado (sem recursos possíveis) e quais os critérios usados para a destinação do dinheiro.

Rápidas

Hoje, 10 de julho, é Dia da Pizza, Dia do Engenheiro de Minas, Dia Mundial da Lei e Dia da Saúde Ocular.

Nesta data, em 1962 – há 58 anos – Telstar, o primeiro satélite de comunicações do mundo, era lançado em órbita.

A Unimed Natal promove atividades físicas na sua rede social. Os exercícios são divulgados de segunda a sexta às 7h, 15h e 18h. Os vídeos ficam salvos no IGTV.

Nesta sexta, a partir das 9h, acontece a palestra “Futebol e Mulheres: Reflexões sobre Corpo e Saúde” no canal do Salud Virtual no YouTube.

O Governo do RN termina hoje suas oficinas de audiovisual. O tema dessa vez será “Pós-Produção”, com transmissão no YouTube do Pantim, às 15h.

Em parceria com a Fecomércio RN e outras empresas, Diogo Mello faz live julina solidária no seu YouTube. É nesta sexta-feira, a partir das 17h.

Hoje, o Sesc RN realiza live, no seu Instagram, às 19h, sobre “A importância dos cuidados masculinos: tendências de corte e barba”.

Tem início, a partir desta sexta-feira, palestra de atividade física sobre exercício e desempenho. Será no Google Meet, às 19h.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.