BUSCAR
BUSCAR
Coluna
RN terá nova chance na Transnordestina?
Redação
23/06/2020 | 03:34

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que as obras da Ferrovia Transnordestina, ferrovia projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, podem ser retomadas em 2020. Uma excelente notícia para a economia do Nordeste, que poderia ser boa também para o Rio Grande do Norte, desde que fosse resgatado o projeto de reinserção do estado na Transnordestina.

A exclusão do Rio Grande do Norte do traçado original da Transnordestina foi uma das maiores derrotas político-econômicas da nossa história e, apesar de ter tido lideranças políticas em cargos tais como presidente de Câmara dos Deputados, presidente do Senado, ministros da Integração Nacional, da Administração, do Turismo, do Desenvolvimento Regional, das Comunicações, etc., o Estado nunca se valeu dessas oportunidades, até agora, para lutar pelo resgate de sua logística ferroviária interna e sua reinserção nesse projeto de nível nacional chamado Transnordestina.

A ferrovia Transnordestina é uma via considerada essencial para a integração econômica e social da região Nordeste e pretende integrar a antiga malha nordeste da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), hoje concedida à Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). No caso de Rogério Marinho, a responsabilidade dele frente ao RN e à Transnordestina termina sendo dupla, tendo em vista que ele foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Agora, parece surgir nova oportunidade de reaver o assunto. Com maior poder de decisão.

RN na Transnordestina I

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) faz estudos que visam à ativação da ferrovia que liga Mossoró (RN) à cidade de Souza (PB), que é a forma de o Rio Grande do Norte chegar à Transnordestina (ver comentário da coluna).

RN na Transnordestina II

Segundo o ex-secretário Jaime Calado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também estuda a retomada do trecho Mossoró-Natal. “Para o Rio Grande do Norte, ligar o Estado à Transnordestina é muito importante, e para o Brasil também, visto que nosso estado é muito rico em calcário, matéria-prima muito requisitada em outras regiões do País”, diz.

RN na Transnordestina III

De acordo com Jaime, no Centro-Oeste do Brasil, o solo é pobre em cálcio (calcário), e o calcário do RN é abundante. “Temos que exportar para lá para que eles corrijam o solo, para aumentarem a produção. Isso é importante porque gera emprego, renda e riqueza, e para eles porque tem que importar de algum lugar”.

RN na Transnordestina IV

Segundo Jaime, além da construção civil, no Brasil inteiro o calcário é importante, desde a fabricação de cimento e o próprio cal. “Tem todo interesse do Estado. Vários prefeitos estão interessados nisso, inclusive o de Patu, que tem ido à Sedec tratar desse assunto com nosso secretário atual, Silvio Torquato, que cuidou disso pessoalmente”.

Doação de sangue

No Junho Vermelho, mês em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a 99, empresa de mobilidade urbana, traz para Natal e Mossoró a campanha nacional de incentivo a doação de sangue. A pessoa tem direito ao desconto de R$ 30,00 para ir e voltar das unidades de coleta de sangue.

Até Trump

Aliado internacional do presidente Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o Brasil não “está indo bem” no controle do coronavírus, assim como a Suécia. “Pergunte a eles como eles estão no Brasil, não estão muito bem. Vocês ouviram muito sobre a Suécia. Pergunte a eles como estão”, afirmou, acrescentando que os Estados Unidos salvaram um milhão de vidas. “Agora, é hora de voltar ao trabalho”, completou Trump, em discurso durante ato eleitoral em Tulsa, no Oklahoma.

Ditadura

Com a saída do advogado Frederick Wassef da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), o filho mais velho do presidente passará a ser representado pelos defensores Luciana Pires e Rodrigo Roca nas investigações sobre a “rachadinha”, prática ilegal de devolução de salários de assessores na Assembleia Legislativa do Rio. O que foi decisivo para que o Planalto concordasse com o nome da dupla de advogados foi a atuação deles em defesa de militares acusados por crimes cometidos durante a ditadura.

Campanha

Em peça publicitária, o Governo do RN informa que fez mais na gestão da pandemia do que um hospital de campanha. “Criou a rede integrada de hospitais do ‘Pacto pela Vida’. Ofertando mais leitos, profissionais de saúde, e equipamentos em Natal e na Região Metropolitana. Somente nessas unidades, já foram abertos 181 novos leitos, com a vantagem de que a estrutura não será desmontada depois”, diz a campanha.

Rápidas

Hoje, 23 de junho, é Dia do Atleta Olímpico, Dia do Lavrador, Dia de São José Cafasso, Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia Internacional das Viúvas e Dia Nacional do Agente Marítimo.

Nesta data, em 1894 – há 124 anos – foi criado o Comitê Olímpico Internacional (COI), por iniciativa de Pierre de Coubertin, com a finalidade de reinstituir os Jogos Olímpicos realizados na antiga Grécia.

Começa hoje, às 8h30, o primeiro workshop Diversidades potiguares e suas aplicações na área Cerâmica, o evento será na ferramenta Google Meet.

O Sistema Faern/Senar transmite live duas lives nesta terça. De manhã, às 9h30, será sobre os impactos para o agro brasileiro da nova estratégia europeia. De tarde, às 16h, é a vez da temática “Novos hábitos de consumo de produtos lácteos”. Os dois eventos serão exibidos no Youtube Agro Forte Brasil Forte.

Nessa terça-feira, às 16h, a UFRN organiza debate sobre “A Educação a Distância no contexto da pandemia: o que muda no cotidiano das instituições?”. Será transmitido pelo facebook.com/ceufrn.

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do RN elabora live sobre violações raciais, hoje, às 16h, no Instagram da ABMCJ-RN.

O Governo do RN organiza 1ª Exposição Agropecuária Virtual do RN, com participação do fundador da Agrobatida, o evento será apresentado, às 20h, no Youtube TV Cheiro de Terra.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.