BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Mais tempo para votação
Redação
06/08/2020 | 00:08

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta quarta-feira (5) que o horário de votação das eleições municipais deste ano deve ser estendido em pelo menos uma hora, das 8h às 18h, em razão da pandemia de Covid-19.

“E nós estamos igualmente definindo, com base em cálculos estatísticos e demográficos, a conveniência, ou não, de recomendarmos, não seria vinculante, que cada grupo de faixa etária votasse em um determinado horário”, disse o ministro, em entrevista coletiva virtual.

De acordo com Barroso, a ideia é que ao menos sejam reservados os primeiros horários de votação para quem tem mais de 60 anos ou é considerado do grupo de risco para a doença provocada pelo novo coronavírus. O objetivo das medidas é impedir a formação de filas e aglomerações que aumentam o risco de transmissão dos vírus.

O pleito está marcado, em primeiro turno, para 15 de novembro e, em segundo turno, para 29 de novembro.

Baseado na experiência de eleições anteriores, em que se verifica a concentração de eleitores no início dos trabalhos, às 8h, e ao final, às 17h (horário padrão de encerramento), o ministro fez um apelo para que as pessoas se espalhem mais ao longo do dia. “Evitar a concentração é uma das nossas principais preocupações em termos de saúde pública”, disse.

A expectativa é que, nas próximas semanas, o TSE chegue à definição de horário e fluxo de votação por faixa etária, a partir de estudos que estão sendo feitos pelo Setor de Estatística do tribunal e por uma consultoria externa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

No mês passado, o tribunal já havia anunciado que vai excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, tendo em vista o risco de contágio por Covid-19. Uma consultoria sanitária também está trabalhando na elaboração de um protocolo de segurança para a realização das eleições municipais em novembro.

Havan em Natal I

O empresário Luciano Hang, da Havan, esteve em Natal nesta quarta-feira (5) para anunciar a construção da primeira loja do grupo no Rio Grande do Norte. A unidade vai funcionar na antiga concessionária da Mercedes-Benz na BR-101, quase em frente à Leroy Merlin.

Havan em Natal II

Ao visitar o local da futura loja, Luciano Hang recebeu das mãos do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o alvará que autoriza a demolição do prédio da concessionária e a construção da nova loja. Segundo a Havan, a loja de Natal terá 20 mil metros quadrados, estacionamento e, claro, a famosa Estátua da Liberdade que é montada na frente de todas as lojas do grupo.

Havan em Natal III

“Essa é a primeira de muitas lojas que vamos fazer no Estado e na cidade de Natal. Quando a gente vem para uma cidade, vem para somar”, disse o empresário, elogiando a rapidez da Prefeitura do Natal na emissão do alvará.

Ozônio

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu defensores do uso do ozônio como forma de tratamento para o novo coronavírus. A prática já é usada em hospitais do sul do país e ganhou notoriedade após o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni, defender a aplicação do gás pelo ânus.

Nome forte

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro será um nome forte para as eleições de 2022, caso decida disputar a Presidência da República. “Moro, se for candidato, e acho que ele está começando a se preparar para isso, certamente será um candidato forte nas eleições de 2022”, declarou, em entrevista ontem a uma rádio de Curitiba.

Acordos trabalhistas

Mais de 15,3 milhões de trabalhadores foram atingidos pelo programa do governo que autoriza a redução proporcional de salários e jornadas de trabalho, ou a suspensão dos contratos, como forma de preservar empregos no País durante a pandemia da Covid-19. Só no Rio Grande do Norte, de acordo com o Ministério da Economia, foram fechados 215 mil acordos.

Entrevista de Flávio I

O senador Flávio Bolsonaro admitiu pela primeira vez que seu ex-assessor Fabrício Queiroz pagava suas contas pessoais, conforme mostrou investigação do Ministério Público do Rio. Segundo ele, contudo, a origem dos recursos é lícita, sem relação com os possíveis desvios investigados em seu antigo gabinete na Alerj.

Entrevista de Flávio II

Em entrevista ao jornal O Globo, o filho do presidente Jair Bolsonaro defendeu ainda um aumento dos gastos do governo, a criação de um novo “imposto digital” e a nomeação de indicados do Centrão para cargos na administração federal — desde que não tenham condenações em segunda instância.

Entrevista de Flávio III

Flávio fez também críticas ao ex-ministro da Justiça Sergio Moro e à Lava Jato: afirmou que a operação tenta fazer “gol de mão” nas investigações e que a Polícia Federal tem sido mais produtiva após o ex-ministro da Justiça deixar o governo.

Lei Kandir I

Senado adiou a votação do projeto que transfere recursos da União a estados e municípios para compensar perdas de arrecadação provocadas pela Lei Kandir.

Lei Kandir II

Relatado pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG), o texto transfere R$ 65,5 bilhões da União aos entes federados. Deste total, R$ 58 bilhões seriam transferidos no período de 2020 a 2037 e estão previstos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 188/2019, que trata do novo Pacto Federativo.
A PEC, apresentada no fim de 2019 e capitaneada pelo governo, está aguardando análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas ainda não foi analisada porque as comissões estão sem se reunir desde o início da pandemia.

Rápidas

Hoje, 6 de agosto, é Dia de São Salvador do Mundo, Dia Nacional dos Profissionais da Educação e Dia Interamericano do Escotista.

Nesta data, em 1855, o município de Santana do Matos/RN conquistava sua emancipação política. Parabéns santanenses pelos 165 anos!

O YouTube da Assembleia RN transmite nesta quinta, às 9h, o lançamento de campanha contra a violência doméstica.

O Departamento de Comunicação (Decom) da UFRN promove nesta hoje, às 16h, oficina com o tema “Técnica e estéticas sonoras: elementos aliados do realizador”. A inscrição pode ser feita no site do CCHLA UFRN.

Nesta quinta, às 16h30, tem fórum sobre o balanço sobre os 10 anos dos IFs. Será no Facebook do Instituto Federal em Luta, com participação da governadora do RN, Fátima Bezerra.

Nesta data, em 1945 – há 75 anos –, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica em Hiroshima, no Japão. Cerca de 70 mil pessoas morreram na hora e dezenas de milhares ao longo dos anos por consequência da radiação.

O Instagram da vereadora Julia Arruda (PCdoB) exibe hoje, às 17h, diálogo com Tázia Melo sobre estratégias e dicas para uma amamentação de sucesso.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.