BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Fábio Faria e o desafio da coerência
Redação
18/06/2020 | 03:37

Ao tomar posse como novo ministro das Comunicações, o deputado federal potiguar licenciado Fábio Faria (PSD) disse que é grave o momento pelo qual passa o Brasil e o mundo e pediu um “armistício patriótico”, deixando a “arena política” para 2022. Sem citar nomes, Fábio Faria defendeu que se deixe de lado diferenças políticas e ideológicas para que seja possível enfrentar o “inimigo invisível comum”, em referência ao coronavírus.

É certo que o novo ministro se referiu ao cenário nacional. Difícil de acreditar, porém, que, ao apelar para que “se deixe de lado diferenças políticas e ideológicas”, o potiguar estaria alcançando um novo patamar na sua trajetória política – o da coerência! Será que é possível alguém evoluir de padrão tão ligeiramente?

A política é uma verdadeira caixinha de surpresas – ou nem tanto. Depois de ter sido um dos maiores aliados do PT no Rio Grande do Norte, as declarações de Fábio se moldam para um novo momento de sua carreira – adequam-se ao cenário nacional do presidente Jair Bolsonaro. Mas, essas declarações alvissareiras de união em prol do desenvolvimento não se ajustam a sua relação com a governadora Fátima Bezerra, alvo de críticas politiqueiras do filho do ex-governador Robinson Faria.

Diante da nova postura do genro de Silvio Santos, caberá ao próprio novo ministro provar aos eleitores, sobretudo potiguares, que eles estão enganados quando formam ideia acerca da incoerência dos políticos. Ou então, como Fábio irá justificar o “se deixar de lado as diferenças políticas e ideológicas”, se ele mesmo continuar insistindo com as diferenças políticas e ideológicas no Rio Grade do Norte?

Recompensa

Como forma de valorização e reconhecimento do trabalho executado pelos profissionais da saúde municipal no enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura do Natal pagou ontem, em folha suplementar, uma gratificação transitória aos servidores efetivos, comissionados e municipalizados que estão na linha de frente no combate à doença. Serão 5.540 servidores beneficiados com a medida.

Economia sebosa

Para o vereador Maurício Gurgel (PV), é injusta a decisão da Prefeitura do Natal de reduzir em 75% a bolsa dos estagiários de educação. “Isso não irá resolver as finanças do município e é perverso economizar de quem ganha menos de um salário mínimo”.

Sem fritura

Que dizer da “saída honrosa” buscada por Jair Bolsonaro para o seu ministro da Educação, Abraham Weintraub? Ministros mais qualificados, como Sérgio Moro e Luiz Henrique Mandetta, não contaram com o mesmo privilégio.

Demissionário

O novo ministro de Jair Bolsonaro, Fábio Faria, está cumprindo o papel de interlocutor com o Centrão. Segundo a Folha de S. Paulo, ele disse a parlamentares que o presidente “não voltará atrás e já bateu o martelo da demissão” de Abraham Weintraub.

Empossada

Quem também tomou posse ontem foi Carla Dickson (Pros). Assumiu a vaga de Fábio Faria na Câmara dos Deputados.

Melhor que hospital

O Governo do RN preparou uma contraofensiva às críticas por ter optado por não fazer um hospital de campanha – alvo de polêmicas em todo o Brasil, relacionadas a superfaturamento e irregularidades diversas. Na estratégia, argumenta que foi melhor, porque abriu mais de 175 leitos em Natal e região metropolitana e criou 381 novos leitos em todo o Estado, com mais 55 a serem criados nos próximos 15 dias. Ao todo, o Governo do Estado terá criado mais de 400 leitos, quatro vezes mais do que teria no antigo projeto do hospital de campanha.

Plantão

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte prorrogou até o dia 23 de junho a suspensão das atividades internas e externas, com retorno para o dia 24. A Fiern também continua nesse período com o plantão jurídico e o plantão da indústria de atendimento às empresas e clientes em geral do Sesi, Senai e IEL.

Resultado

A Secretaria de Saúde de Natal realizou 1.033 testes rápidos para Covid-19 no primeiro dia da ação na Arena das Dunas. Desse total, 319 pacientes apresentaram algum resultado positivo para IgG ou IgM, imunoglobulinas que identificam a infecção do coronavírus no organismo.⁣ ⁣

Homicídios I

O Rio Grande do Norte teve um aumento de 37,6% no número de assassinatos em abril deste ano em comparação ao mesmo mês de 2019. Os dados são do índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Homicídios II

De acordo com o levantamento, foram 139 mortes violentas em abril de 2020, contra 101 no mesmo mês do ano passado. Com relação ao mês de março deste ano, quando foram contabilizados 113 assassinatos, o aumento em abril foi de 23%.

Homicídios III

Entre janeiro a abril de 2020 no RN, foram 485 vítimas de assassinatos neste ano.

Rápidas

Hoje, 18 de junho, é Dia do Químico, Dia da Imigração Japonesa e Dia da Gastronomia Sustentável.

Nesta data, em 1908 – há 112 anos –, a imigração japonesa no Brasil iniciou com a chegada do navio Kasato Maru, em Santos. Numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes chegaram para trabalhar nas fazendas de café e aliviar a tensão social no Japão, causada por seu alto índice demográfico.

Nesta quinta, às 9h, começa o Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte e Nordeste. A primeira palestra irá falar sobre o ensino e a pesquisa de pós-graduação em comunicação para as duas regiões do país. Os interessados devem se inscrever em https://www.even3.com.br/pesquisacom/.

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa organiza reunião sobre “A importância da aprovação do novo Fundeb para a educação do RN”. A transmissão será na TV Assembleia, hoje, às 14h.

O Departamento de Turismo da UFRN realiza a terceira edição da LiveTur, que contará com a mesa-redonda virtual sobre os impactos do uso das tecnologias de informação na atividade turística durante e pós-pandemia. A ação acontece nesta quinta-feira, às 16h, no Youtube Datashow Brasil.

A Subsecretaria da Juventude promove debate sobre “Em defesa da vida da juventude potiguar” e o lançamento da Revista OBVIUM, que divulga a mortandade dos jovens do RN entre 2015 e 2019. O evento ocorre nesta quinta, às 17h, na página no Facebook.

A vida e a obra do regente monsenhor Padre Pedro Ferreira, da Camerata de Vozes do RN, é o tema da live “Diálogos Culturais” da Fundação José Augusto. A transmissão será hoje, às 17h.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.