BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Desemprego atinge níveis inimagináveis
Redação
02/07/2020 | 03:46

Jornalista experiente, Jânio Vidal é taxativo ao analisar a atual crise sanitária que atinge o Brasil e o Mundo. Não como economista, mas como estudioso. Diz ele: “O desemprego atingirá níveis inimagináveis, tanto pela crise econômica quanto pela evolução tecnológica e a inteligência artificial, que vão substituir o trabalho humano (mãos e mente) de forma avassaladora”.

A percepção de Vidal bate com a da maioria da população mundial e brasileira. Estamos sendo surpreendidos a cada dia, tornando difícil estabelecer até mesmo uma linha de análise. “Os fatores da crise sanitária continuam imprevisíveis para a própria Organização Mundial de Saúde. E a crise econômica, como consequência da sanitária, aponta para um futuro assemelhado às crises dos anos trinta do século passado e do pós guerra, mas há quem acredite que pode ser até pior”, avalia.

Ao ler e estudar um pouco sobre o que dizem autores reconhecidos, Jânio Vidal considera que a quase totalidade deles tem colocado mais perguntas do que respostas. “Principalmente na área política, de onde, institucionalmente e legalmente, devem sair as decisões para superar a crise”. E é na área política onde, segundo o jornalista potiguar, talvez esteja o maior desafio. “O que temos visto é que, a partir das duas grandes potências (China e Estados Unidos), o Estado ainda não encontrou um modelo que possa servir de exemplo a ser seguido sem criar uma outra crise que leve a situações mais extremas. E o danado é que aqui no Brasil parece que temos a síntese de todos esses males”.

Procura qualificada

Empresário do ramo da construção civil, Francisco Ramos, da Constel, avalia que, apesar da redução nas vendas de imóveis, ainda há uma procura qualificada, lançando luz ao final do túnel, a despeito do momento difícil para a economia do País. “Achamos que a situação iria ficar mais difícil, mas o que estamos sentindo é uma redução nas vendas. Mas ainda há uma procura mais qualificada por imóveis”, diz ele.

Boas medidas

Chiquinho, como Ramos é conhecido no meio onde atua, acredita que o retorno deverá ser mais forte com a redução da taxa Selic e os juros do financiamento habitacional mais baixo. “Permanecemos confiante na recuperação do mercado imobiliário, só que de forma mais lenta que o esperado no início do ano”.

Reforma I

Com quatro emendas encartadas ao projeto original pelo relator da matéria, deputado Raimundo Fernandes (PSDB), a Comissão Especial da Reforma da Previdência da Assembleia Legislativa aprovou o relatório a ser encaminhado à votação final no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira.

Reforma II

Além do que foi aprovado em seu relatório, duas outras emendas dos deputados Albert Dickson (Pros) e Dr. Bernardo (Avante) vão ser levadas ao plenário como destaque. “Temos que ir em frente, olhando para o Rio Grande do Norte. Nós temos responsabilidade muito grande com o nosso Estado e não podemos fazer demagogia. O que resolve é a realidade, porque a nossa responsabilidade imensa é com o futuro do nosso Estado”, disse o relator da matéria, deputado Raimundo Fernandes.

Tragédia anunciada I

Professor de Departamento de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rubens Ramos faz prognóstico sombrio para Natal em relação à Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

Tragédia anunciada II

“Natal caminha para uma tragédia anunciada de mortes. Já estamos com o mesmo nível de mortes da Suécia. Lembro que lá atrás, Natal e Florianópolis eram as cidades mais seguras do Brasil. Florianópolis continua, Natal se tornou uma das mais violentas em homicídios. A história se repete com o coronavírus. Até a primeira quinzena de abril, Natal e Florianópolis (e Aracaju) estavam no grupo das capitais com menos mortes do Brasil. Florianópolis continua e Natal caminha para ultrapassar São Paulo em mortos por habitantes. Há algo de profundamente errado na gestão de Natal e do RN, em sua elite política, assim como na postura de suas elites econômicas e intelectuais”, alerta.

Reforma III

Antes da discussão e votação do relatório, o presidente da Comissão, deputado George Soares (PL) fez um histórico do trabalho da comissão, que tinha feito a sua última reunião em 16 de março, mas que o trabalho do relator estava em prosseguimento. O deputado lembrou que o Governo Federal estabelece um prazo até 31 de julho para que os estados e o Distrito Federal façam suas reformas previdenciárias. “Se o prazo não for cumprido, os estados e Distrito Federal não receberão os repasses do governo Federal”, enfatizou.

Reforma IV

O relatório será publicado nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial Eletrônico e encaminhado para ser colocado na Ordem do Dia para a votação final em Plenário. Participaram da reunião os deputados George Soares, Raimundo Fernandes, Souza Neto (PSB) Albert Dickson e Dr. Bernardo.

Reunião de pré-candidatos

Um grupo de pré-candidatos à Prefeitura do Natal se reuniu nesta quarta-feira (1º) na capital potiguar. A coluna apurou que o deputado Hermano Morais, pré-candidato do PSB, convidou o também deputado Kelps Lima (Solidariedade) e o professor universitário Carlos Alberto Medeiros (PV) para uma composição. Fato novo no primeiro turno da eleição na capital potiguar? Ou foi só uma reunião para combinar o apoio para quem passar para o segundo turno? A oposição ao atual prefeito, Álvaro Dias, que vai disputar a reeleição, vai se unir?

Mortes por Covid

O Brasil confirmou 1.057 novas mortes pela Covid-19 e 44.884 novos casos. Com 60.713 mortes pelo novo coronavírus, o País só está atrás dos EUA, com mais de 127 mil óbitos.

Rápidas

Hoje, 2 de julho, é Dia do Hospital e Dia do Bombeiro Brasileiro.

Nesta data, em 1824 – há 196 anos – a Confederação do Equador foi proclamada. O movimento tinha o objetivo de separar parte do Nordeste do território brasileiro.

Nesta quinta-feira, às 16h, o Sesc RN exibe, no seu Instagram, live com a temática “Os benefícios da educação a distância”.

O YouTube do Sebrae RN transmite hoje, às 17h, mesa-redonda sobre a importância das boas práticas agrícolas e a certificação orgânica de produtos.

O Pros RN organiza conversa sobre marketing e planejamento de campanha de pré-candidatos. Nesta quinta, às 17h, nas redes sociais do partido.

O Instagram da Fundação José Augusto (FJA) traz hoje, às 17h, debate sobre o feminismo negro na sociedade brasileira.

Em 1940, há 80 anos, era instituída no Brasil a lei que regulamenta o salário mínimo.

A Prefeitura de Parnamirim realizará hoje e amanhã, das 8h às 17h, um drive-thru de testes rápidos de Covid-19 na Avenida Comandante Petit, no Centro.

O Sesi RN continua exibindo aulas gratuitas no YouTube, nesta quinta, às 19h, a matéria será química.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.