BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Comerciantes de Natal no limite
Redação
17/06/2020 | 03:43

Partiu da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) o grito de “basta”. Tão logo o Governo do Rio Grande do Norte divulgou a dilatação do prazo de lockdown comercial para até o dia 24, o presidente da entidade, José Cordeiro de Lucena Neto, lançou nota defendendo a retomada das atividades, “planejada, consciente e segura para todos”, apelando que “não dá mais para continuar assim”.

“Chegamos ao nosso limite. Fomos empáticos nesses quase 90 dias de isolamento social. Temos contribuído a todo momento, seja com plano de retomada das atividades, doação de máscaras, conserto de respiradores, e apoio aos decretos governamentais por exemplo. Só que não dá mais para continuar assim”, afirma Lucena.

Para o empresário, apesar da importância do isolamento social, a economia do Rio Grande do Norte não suporta mais o fechamento das atividades. “Estamos com uma crescente no desemprego. A quantidade de pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada, no Rio Grande do Norte, subiu 43% no mês de maio, em comparação com o mesmo período do ano passado. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado recebeu, ao longo do mês de maio, 10.526 pedidos para o seguro-desemprego. Em 2019, foram 7.350. Isso é o quê? Reflexo dessa crise de saúde pública que levou a reboque a economia do Estado”, analisou. “O que o setor produtivo busca é o equilíbrio das ações em prol da saúde, segurança, educação e economia para salvar vidas”, disse.

Falta de assunto

Na ausência de algo que desabone a gestão Fátima Bezerra, a oposição se apega ao valor destinado pelo Governo do RN (R$ 5 milhões) ao Consórcio Nordeste, para a compra de respiradores, ato que teve a melhor das intenções (salvar vidas) e que, mesmo que venha a ser considerado irregular, não seria imoral, já que não existiu a intenção de se desviar recursos.

Sem exceção

Governos e prefeituras que têm adquirido equipamentos e insumos voltados para a pandemia devem passar por dura fiscalização dos órgãos de investigação e controle. Nada mais justo. Afinal, não se deve brincar com a vida das pessoas. Menos ainda com o dinheiro público.

Covidão I

A Polícia Federal deflagrou, ontem, a Operação Antídoto com o propósito de investigar as contratações diretas emergenciais realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Covidão II

Foram constatados indícios de que determinada empresa, favorecida com 14 dispensas de licitação, em valores superiores a R$ 81 milhões, estaria constituída em nome de “laranjas” e não teria capacidade operacional para fazer frente aos contratos.

Covidão III

Além disso, foram detectadas diversas irregularidades nos procedimentos de dispensa de licitação, indicando terem sido montados com o propósito de justificar a contratação da empresa investigada.

Extremoz

A dentista Renata Rêgo, mais conhecida como Dra. Renata, seria eleita a nova prefeita de Extremoz caso as eleições fossem hoje. É o que mostra pesquisa do Instituto Exatus divulgada pelo Jornal Agora RN e pela Rádio 97 FM. No principal cenário, Renata Rêgo, ex-primeira-dama do município, aparece com 29,3% das intenções de voto.

A advogada Jussara Sales vem em segundo lugar, com 14,8% das citações. O terceiro é o vereador Eduardo Motta, que foi citado por 11,8% dos entrevistados. Depois dele, vêm o atual prefeito, Joaz Oliveira, com 7,1%; o médico Caio Bruno, com 5,4%; o ex-prefeito Enilton Trindade, com 3,7%; o major da Polícia Militar Carlos Alberto, com 2%; e o ex-vice-prefeito Edilson Nascimento, com 1,5%.

Covidão IV

Os crimes investigados são de falsidade ideológica, peculato (desvio de dinheiro público) e dispensa indevida de licitação, sem prejuízo de outros que possam surgir no decorrer da apuração.

Presença federal

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, esteve em Natal ontem, visitando o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba e acompanhando as atividades relacionadas à Operação Covid-19, no combate aos impactos do novo coronavírus.

Zona Norte

Os testes de Covid-19 que a Prefeitura do Natal adquiriu também serão realizados na Zona Norte, no Ginásio Nélio Dias, mas só na semana que vem. A decisão de ser por etapa foi por causa da estrutura de pessoal e de equipamentos. Por enquanto, a ação acontece só na Arena das Dunas.

Impeditivo

O PSOL acionou a Comissão de Ética Pública contra o ministro das Comunicações, Fábio Faria, por entender que há conflito de interesses no fato de o político potiguar assumir o cargo. A representação afirma que Faria tem concessão de radiodifusão no Rio Grande do Norte e é genro de Silvio Santos, dono do SBT.

Impeditivo II

Na denúncia, o PSOL propõe a criação de uma força-tarefa com o Ministério Público Federal, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União para o acompanhamento dos atos do recém-criado ministério.

Rápidas

Hoje, 17 de junho, é Dia do Funcionário Público Aposentado e Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação.

Nesta data, em 2013 – há 7 anos – as manifestações dos 20 centavos se intensificaram em todo País. No Rio de Janeiro, mais de 100 mil pessoas ocuparam importantes vias da capital fluminense, como a Avenida Rio Branco.

O Governo do RN promove nesta quarta-feira, às 10h, evento virtual apresentando as ações da atual gestão no combate à desertificação.

A Associação dos Surdos de Natal (Asnat) organiza, hoje, no seu Instagram, às 15h, live sobre a história da associação e também do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). À noite, às 20h, o tema será a inclusão de atletas surdos nas competições esportivas.

Nesta quarta-feira, às 16h, será realizado um encontro para debater o “Future-se: ataque à autonomia das Instituições Federais de Educação Superior e sua sujeição ao mercado”. Com a participação de professores universitários de vários estados, terá transmissão pelo facebook.com/ceufrn.

O Sebrae RN, no seu Instagram, transmite hoje, às 17h, live com a temática “Marketing digital e redes sociais para empreendedores”. Depois disso, pelo Google Mett, o Sebrae apresenta, às 19h, a palestra sobre melhoria dos processos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.