BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Combate à corrupção
Redação
03/08/2020 | 00:53

Combate à corrupçãoO presidente Jair Bolsonaro recorreu a suas redes sociais neste domingo para defender seu governo de críticas que recebeu por, supostamente, ter relaxado no combate à corrupção. Indicado por Bolsonaro, o procurador-geral da República, Augusto Aras lidera uma ofensiva na força-tarefa da Lava Jato em Curitiba que lançou incertezas sobre o destino da operação que desbaratou um esquema bilionário de corrupção e condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na postagem, o presidente disse que o “maior programa de combate à corrupção” foi executado por ele ao “não lotear cargos estratégicos”. Em seguida, afirmou que qualquer operação deve ser conduzida “nos limites da lei”. “E assim tem sido feito em meu Governo. Quanto às operações conduzidas por outro Poder, quem responde pelas mesmas não sou eu”, escreveu. Depois das interferências políticas do governo na Polícia Federal, no Coaf e na Receita, a Lava Jato virou a bola da vez.

A força-tarefa é alvo de um “alinhamento de interesses”. nos bastidores que inclui Aras, Bolsonaro, uma ala do Supremo Tribunal Federal (STF) e partidos de variados espectros ideológicos, incluindo figuras do Centrão, bolsonaristas e da oposição. Desde que deixou o governo, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro – símbolo da Lava Jato – faz críticas à gestão bolsonarista no combate à corrupção. Para o ex-ministro, a agenda não foi priorizada, e sua presença no governo foi usada como uma “desculpa”, como declarou em entrevista recente ao jornal britânico Financial Times.

Moro deixou o cargo no Executivo acusando Bolsonaro de tentar interferir politicamente na PF, caso que está sendo apurado em inquérito no Supremo. Na mesma postagem em que atribui à sua gestão “o maior programa de combate à corrupção”, Bolsonaro rebateu novamente as acusações de que teria interferido na PF e ainda aproveitou para cutucar seu ex-aliado. Segundo ele, desde a troca no comando do Ministério da Justiça, “como por um passe de mágica, várias e diversificadas operações foram executadas”.

Lava Jato I

A ofensiva do procurador-geral da República, Augusto Aras, na força-tarefa da Lava Jato em Curitiba lança incertezas sobre o destino da operação que desbaratou um esquema bilionário de corrupção, alterou a correlação de forças da política nacional e levou à cadeia importantes líderes do País, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lava Jato II

Até setembro, Aras vai decidir o futuro do grupo coordenado pelo procurador Deltan Dallagnol, mas já deixou claro que pretende impor uma “correção de rumos” com a adoção de um novo modelo de investigação, sem métodos “personalistas” nem “caixas-pretas”.

Convenções virtuais

A exemplo das prévias feitas pelos partidos, as convenções para as escolhas das chapas de prefeito e vice-prefeito e vereadores podem ser feitas de maneira virtual. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permitiu por meio da resolução 23.623 que foto ou vídeo de reunião virtual possa servir como ata da reunião exigida pela lei.

Aglomeração nas eleições

Apesar da pandemia da Covid-2019 desestimular a concentração de pessoas, não haverá pulverização dos locais de votação nas eleições 2020. O motivo é uma restrição material: há um número limitado de urnas disponíveis e em bom funcionamento, que vai determinar a quantidade de seções eleitorais. Há inclusive, uma tendência contrária – da concentração de mais eleitores em menos escolas, que deve ser sacramentada com as agregações das seções eleitorais.

Presidente do BB

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (2) que “parece que está fechado” o nome do escolhido para comandar o Banco do Brasil: o executivo André Brandão, do HSBC. “A princípio é ele. Vou falar com o Paulo Guedes amanhã”, disse Bolsonaro sobre reunião que tem com o ministro da Economia na tarde desta segunda-feira (3).

Novo imposto

Também neste domingo, Bolsonaro confirmou que deu aval para que o ministro Paulo Guedes (Economia) discuta a criação de um novo imposto nos moldes da antiga CPMF. O presidente, porém, disse ter cobrado de seu ministro da Economia que esclareça no debate que não se trata de um novo imposto, mas de uma substituição tributária. Em sua campanha e até o ano passado, o presidente se manifestava contra a criação de novos impostos.

Nota de R$ 200

A criação da nova cédula de R$ 200 vai na contramão do combate à lavagem de dinheiro, segundo especialistas. Para tomar a decisão, o Banco Central não consultou nenhum dos órgãos de controle e investigação, como Coaf e o Ministério da Justiça. Nos últimos anos, o BC e outros órgãos do governo vêm buscando estratégias para reduzir a circulação de dinheiro em espécie com o objetivo de diminuir crimes financeiros. O banco diz, no entanto, que não há contradição entre as medidas.

Em família

Frutos da mesma árvore genealógica, os deputados federais João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), respectivamente bisneto e neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (1916-2005), devem travar um intenso duelo na disputa pela Prefeitura do Recife. Primos de segundo grau, João e Marília cresceram na escola do PSB, com simbolismo histórico no estado, mas desde 2014 estão em lados opostos.

Desoneração da folha

O deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentou na semana passada requerimento para a criação de uma frente parlamentar que irá defender a desoneração da folha de pagamentos. O parlamentar diz que já foram colhidas cerca de 50 das 171 assinaturas necessárias para formar o grupo.

Rápidas

Hoje, 3 de agosto, é Dia do Capoeirista, Dia do Tintureiro e Dia de Santa Lídia.

Nesta data, em 1874, o município de Serra Negra do Norte/RN conquistava sua emancipação política. Parabéns serra-negrense-do-nortes pelos 146 anos!

A Unimed Natal continua com suas atividades físicas no seu IGTV, são três treinamentos diários e com divulgação nos seguintes horários: 7h, 15h e 18h.

A Unidade Móvel para exames gratuitos de mamografia está estacionada no Alecrim, na Unidade Básica de Saúde de Passo da Pátria, até sexta (07), das 7h30 até 15h.

O Departamento de Turismo da UFRN realiza nesta segunda, às 18h, no Instagram do Nossa Ciência, live com o tema “A Elaboração do Plano de Retomada do Turismo em Natal”.

O Instagram do vereador Raniere transmite conversa com Margot Ferreira sobre o Jornalismo e a causa animal. Será hoje, às 20h.

Nesta data, em 1920 – há 100 anos –, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro da história do Brasil em Jogos Olímpicos. O atleta era tenente do exército brasileiro e venceu a prova de pistola rápida.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.