BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Com Covid em alta, não há clima para eleições
Redação
09/06/2020 | 00:45

Enquanto não se define a data das próximas eleições, segue a dúvida se o pleito será realizado em 2020. Afinal, se o coronavírus teve força para adiar as Olimpíadas de Tóquio – pela primeira vez na história, embora os jogos olímpicos tenham sido cancelados em três outras oportunidades – que dizer das eleições, que envolvem aglomeração de pessoas e alto risco de contaminação?

Enquanto durar a indefinição sobre o pleito eleitoral, políticos, governos, sociedade e população em geral seguem indiferentes às eleições. Não se ouve falar de pré-campanha, nem de campanha, de candidato ou santinho, nem de plataforma eleitoral ou alianças políticas. Só se fala, é verdade, e não poderia ser diferente, da pandemia do coronavírus. E é melhor que assim continue, até que o País supere esse desafio, ou, pelo menos, que o número de casos diminua consideravelmente ou que venha a vacina, o que demanda tempo.

Pelos últimos dados, continua crescente no Brasil o número de casos suspeitos e de mortes. E o que mais chama a atenção, porém, continua sendo a falta de sintonia entre governantes: o presidente da República e os governadores mais preocupados com a guerrilha política do que propriamente com uma junção de força, inteligência e boa vontade em prol da população no combate ao coronavírus. É preciso ter fé e esperança por dias melhores.

Indícios de desvio

Presidente da Comissão de Fiscalização e Finanças da Assembleia, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) fará pronunciamento virtual, hoje, na Casa, informando que a comissão requisitará informações do governo Fátima Bezerra sobre os gastos com Covid-19, numa ação articulada por deputados estaduais dos nove estados nordestinos que compõem o Consórcio Nordeste. Para Kelps, “existem indícios muito fortes de desvio de dinheiro”.

Força federal

O gabinete de Fábio Faria (PSD), em Brasília, é tido como o mais forte do Rio Grande do Norte. Deve ser por isso que diariamente transitam por lá prefeitos como Álvaro Dias (Natal) e Rosano Taveira (Parnamirim), em busca de recursos nos ministérios. Tendo como sogro ninguém menos que Silvio Santos, dono do SBT, Fábio trafega nas salas do Palácio do Planalto como homem forte da comunicação nacional governista. Junto com a TV Record, o SBT tem ajudado na comunicação do governo Bolsonaro.

Escolha certa

Até opositores de Fátima Bezerra concordam que a governadora foi feliz na escolha de dois secretários: Aldemir Freire (Planejamento e Finanças) e Carlos Eduardo (Tributação). Um sabe fazer contas e empregar bem os recursos. O outro conseguiu aumentar a arrecadação do Estado. Antes da pandemia.

Ilha livre

Fernando de Noronha tinha 21 casos suspeitos de Covid-19, mas a administração do arquipélago anunciou que zerou os casos suspeitos, com o resultado dos exames de 21 moradores dando negativo.

Perda macaibense I

Registrar a morte do presidente da Câmara Municipal de Macaíba, Gelson Lima, de infarto fulminante, no último fim de semana. Amante da política, Gelson era cotado para ser candidato a prefeito de Macaíba nas próximas eleições. Foram seis mandatos como vereador, cinco deles como presidente do Legislativo Municipal. “Macaíba perde um dos homens mais emblemáticos, um político atuante e em plena maturidade”, diz o ex-secretário do Gabinete Civil de Macaíba Edilson Cunha.

Perda macaibense II

Com perfil municipalista, Gelson Lima pautou sua trajetória por uma visão generosa de trabalho e amor à terra de Augusto Severo e Auta de Souza. “Tinha na essência de seu mandato bater na porta dos Gabinetes das autoridades em busca de soluções para os problemas da cidade”, complementa Edilson, à coluna.

Contrainformação

O Ministério da Saúde anunciou que vai lançar uma plataforma interativa sobre a Covid-19 no País. O objetivo é proporcionar as informações de forma “mais simples e de fácil entendimento e acesso à população em geral”. O novo modelo de divulgação vai atualizar os dados de óbitos com base na data da morte e não mais na data em que se confirmou que a pessoa morreu.

Pouco isolamento

No primeiro fim de semana do novo decreto de isolamento social, com regras mais rígidas, os potiguares deram de ombro aos riscos de contaminação pelo novo coronavírus. O índice de isolamento no RN caiu de 40% para 34,7%, segundo número do InLoco, monitorados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais).

Promessa de vacina

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade Oxford, na Inglaterra, está sendo produzida em massa em fábricas da Índia, na Suíça, na Noruega e também no Reino Unido. Segundo o Daily Mail, a empresa farmacêutica AstraZeneca estima distribuir milhões de doses de imunização contra o novo coronavírus a partir de setembro deste ano, quando devem ser divulgados os testes com voluntários.

Natal contra as fakes

A Comissão de Justiça da Câmara de Natal aprovou nesta segunda-feira (8) um projeto da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) que combate as fake news. A proposta dedica a última semana do mês de abril ao combate à disseminação de informações falsas.

Rápidas

Hoje, 9 de junho, é o Dia do Porteiro, Dia do Tenista, Dia Internacional dos Arquivos e Dia da Imunização. O parabéns da coluna!

Nessa data, em 68 – há 1.952 anos – o imperador Nero comete suicídio, terminando assim a dinastia júlio-claudiana e iniciando a guerra civil conhecida como o “ano dos quatro imperadores”.

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e o Sebrae-RN organizam a 1ª reunião da Câmara Técnica Setorial da Cajucultura (Teccaju). O evento ocorre na tarde de hoje, às 15h, e a inscrição pode ser feita pelo site Sympla, de forma gratuita.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) elaboram palestra com a temática “Relacionamento com o público em veículos brasileiros”. Será nesta terça, das 15h às 16h. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela plataforma Webinar.

O sistema Faern/Senar organiza live sobre a comercialização online como alternativa durante a pandemia, o evento será às 18h desta terça e será transmitido pelo Youtube da Rede CNA Jovem.

O Elo Jornal, veículo criado por alunos da UFRN, entrevista Nélio Junior, jornalista, empresário e criador da plataforma digital Na Paulista. A live será no Instagram do Elo, nesta terça-feira (9), a partir das 19h.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.