BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Adiamento das eleições será votado hoje
Redação
01/07/2020 | 03:32

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do adiamento das eleições deve ser votada pela Câmara nesta quarta-feira (1º), afirmou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Está avançando para que a gente consiga colocar a matéria em votação. Está bem encaminhado o diálogo para que a gente possa votar e ter uma definição sobre esse assunto ainda durante o dia desta quarta-feira”, disse.

Maia negou que a medida provisória 938, que garante mais recursos para municípios na pandemia, com um total de R$ 16 bilhões para recompor perdas com a arrecadação de impostos, seja uma contrapartida para partidos aprovarem o adiamento das eleições. “Tem uma confusão. A discussão da MP 938 já estava sendo feita independente disso”, disse. “Acho um erro vincular uma coisa a outra”, afirmou.

O deputado disse que o debate sobre a retomada da propaganda partidária também não deve ser vinculado ao adiamento das eleições, embora, para ele, esse seja um debate legítimo. “Existe um debate dos partidos para restabelecer o tempo de televisão partidária a partir do próximo ano. É um debate que precisa ser feito, mas não deve ser vinculado à votação de adiamento de votação. No decorrer dos próximos meses, esse debate vai voltar”, disse.

Irresponsabilidade

Sem comprovação científica sobre a eficácia do medicamento, a Prefeitura do Natal vai distribuir ivermectina em massa para a população. Uma ação demagógica do prefeito Álvaro Dias, que, como pré-candidato à reeleição, tem usado o combate ao coronavírus como palanque eleitoral antecipado.

Reprovação

O pior da ação populista e eleitoreira de Álvaro é que, ao distribuir ivermectina em massa prometendo resultado “comprovado” contra a Covid-19, o prefeito poderá criar na população uma “falsa sensação de imunidade”, fazendo com que as pessoas se exponham. Um absurdo que merece não só censura e reprovação, mas uma ação contrária dos órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Público.

Loucura

O efeito da ivermectina contra o novo coronavírus é apontado em estudo duvidoso, sem comprovação científica. Só para se ter uma ideia, para fazer frente à carga viral do novo coronavírus, seria necessária uma dosagem de pelo menos 120 comprimidos do fármaco. Como disse um médico amigo da coluna, querosene também mata o coronavírus, mas o essencial é “como” esse combate se dá no corpo humano, e não em estudos in vitro.

Complacência

Devido ao efeito psicológico, muitos médicos têm sido complacentes quanto a indicar o ivermectina. “Se o paciente disser que quer tomar, claro que não serei contra. Agora, em termos práticos, não existe comprovação científica”, disse à coluna um infectologista.

Gravidade

Distribuir em massa ivermectina numa ação populista e que pode ser considerada até mesmo eleitoreira, conforme faz o prefeito Álvaro Dias, poderá ser caracterizado como grave, passível de responsabilização.

Estrada da produção I

A governadora Fátima Bezerra assinou contrato para a construção da Estrada da Produção em São Gonçalo do Amarante, ao lado do vice-governador, Antenor Roberto. A via tem 12,9 Km de extensão, ligando São Gonçalo do Amarante ao distrito de Serrinha, com o entroncamento do acesso sul ao Aeroporto Aluízio Alves e da RN 312, e um ramal que vai até o distrito de Boa Vista.

Estrada da produção II

Com importância econômica para a Região Metropolitana de Natal, a Estrada da Produção vai facilitar o escoamento da produção agrícola, transporte de mercadoria e deslocamento de pessoas, além de dinamizar o turismo da região. ⁣

Mau exemplo

A Polícia Federal cumpriu ontem mandados de busca e apreensão na casa e no gabinete do governador do Amazonas, Wilson Lima. O principal foco da investigação é a compra de 28 respiradores de uma empresa importadora de vinho, com sobrepreço de 133,67% em relação ao preço de mercado. O valor suspeito de desvio é de até R$ 2,2 milhões.

Rastro

Wilson Lima, do Amazonas, é o terceiro governador sob investigação por suspeita de corrupção no uso de verbas para o combate da Covid-19 no País. Os outros dois são os governadores do Rio, Wilson Witzel (correligionário de Wilson Lima), e do Pará, Helder Barbalho.

Isentos

Alvos de campanha difamatória na mídia orquestrada por adversários, os governadores do Nordeste, até agora, não foram alcançados por nenhuma investigação.

Testagem I

Parceria entre a Prefeitura do Natal e a UFRN, através do Instituto de Medicina Tropical, vai proporcionar uma maior oferta de testes do novo coronavírus para a população da cidade. Desde ontem, os testes tipo swab estão disponibilizados em seis unidades de saúde da capital potiguar.

Testagem II

Para realizar o teste de Covid-19 nas unidades de saúde, o paciente precisa passar por uma consulta médica, na qual o profissional vai prescrever ou não a necessidade do teste. O protocolo da Organização Mundial de Saúde recomenda que o paciente precisar estar sintomático de 3 a 7 dias seguidos.⁣

Ponto potiguar

A agenda do Governo Federal melhorou bastante com a atuação de dois potiguares: os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, com agenda no Nordeste, sobretudo Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que articulou, interna e externamente, a divulgação dessas ações. Rezar para que dois potiguares construam articulação em prol do Rio Grande do Norte também.

Rápidas

Hoje, 1º de julho, é Dia de Santo Aarão e Dia Mundial da Arquitetura.

Nesta data, em 1994 – há 26 anos – um plano econômico mudava a moeda brasileira de Cruzeiro Real para Real.

A Secretaria de Administração promove debate com a temática “Desafios para a Ciência na Contemporaneidade”. Será hoje, às 13h, pelo Google Meet.

O Departamento de Psicologia da UFRN transmite hoje, às 14h, no seu Instagram, live sobre ansiedade nos tempos de pandemia.

O vereador Dickson Nasser Junior promove live, no seu Instagram, para falar da saúde mental durante o isolamento. É hoje, às 20h.

Em 1911, há 109 anos, o norte-americano Hiram Bingham descobriu no Peru as ruínas da cidade sagrada dos Incas, Machu Picchu.

A Escola de Música da UFRN exibe o Festival Internacional de Música em Casa. A conversa de hoje será sobre a gestão cultural, via redes sociais.
Entre hoje e amanhã, a Prefeitura do Natal vai vacinar integrantes da Guarda Municipal contra o vírus da influenza.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.