BUSCAR
BUSCAR
Coluna
A verdade incômoda sobre o isolamento social no RN
Redação
05/07/2020 | 23:48

A manchete da edição inaugural da edição de fim de semana do Agora RN, mostrando a contrariedade do Comitê Científico do Nordeste com o fato de o Rio Grande do Norte estar retornando às atividades normais, quando não deveria, incomodou. Além disso, o assunto também abriu um debate.

O jornalismo existe para mostrar todas as posições de um debate que, nesse caso, está longe de acabar.

As evidências internas e externas mostram que se os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus se elevarem agora, do jeito que os hospitais estão, estaremos comprando grandes complicações.

Vale lembrar que o Rio Grande do Norte tem 34.645 infectados por Covid-19 e 1.213 mortes pela doença. Dados do Governo do Estado apontam que todos os 167 municípios potiguares têm hoje contaminações pelo novo coronavírus.

Não resta dúvida de que as pessoas e empresas de todos os setores produtivos estão desesperadas para voltar. No entanto, a experiência internacional mostra que, se precisarmos recuar, o retorno ficará mais demorado, o que por si só é um fator de grande abatimento.

Há um ditado que diz: “O apressado come cru”. Ou seja, não se pode ter impaciência para esperar o cozimento. Desta forma, a pandemia tem testado todos os limites de uma sociedade já castigada pela crise econômica.

Nesse momento, o governo federal deixou os estados e prefeituras à sua própria sorte, rivalizando com esses entes ao invés de se unir a eles.

No fim de tudo, nós vamos pagar a conta.

Tô fora

O secretário de educação do Paraná, Renato Feder, aprendeu rápido como lidar com o presidente Jair Bolsonaro. Ao que tudo indica, ele desistiu do convite feito pelo presidente para comandar o Ministério da Educação (MEC). Neste domingo, Renato Feder publicou nota recusando o convite.

Explicação

Feder ficou incomodado ao ter prometido ao presidente que ficaria quietinho até a nomeação e ver seu nome vazado pelo próprio Bolsonaro. Outro bom motivo que teria levado o pretende a recusar ocupar o lugar de Decotelli, o Breve, aquele do currículo turbinado: a omissão de Bolsonaro aos ataques sofridos por ele por parte de correntes evangélicas e olavistas.

Covid na família

A avó materna de Michelle Bolsonaro, Maria Aparecida Firmo Ferreira, teve de ser intubada neste domingo no Hospital Regional de Santa Maria. Aos 80 anos, ela testou positivo para o novo coronavírus.

Jardim de espinhos

O colunista Lauro Jardim, de O Globo, contou neste fim de semana que o ex-advogado dos Bolsonaros, Frederick Wassef, anda falando uma história fantástica ligando o assassinato do capitão Adriano da Nóbrega a um possível plano de acabar com a vida de Fabrício Queiroz, o homem da rachadinha de Flávio Bolsonaro, quando este ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro. Wassef teria dito que pretende conceder logo, logo uma entrevista sobre o assunto. O problema é que tanta conversa assim abre precedentes perigosos para a família presidencial, que deseja ver todo esse assunto enterrado.

Reparação histórica

Enquanto grande dos Estados Unidos comemorava no sábado (04), o feriado de 4 de julho, Dia da Independência norte-americana, manifestantes em Baltimore, nos Estados Unidos, derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo, considerado o descobridor do continente americano.

Reparação histórica II

O monumento estava no bairro de Little Italy, na cidade de Baltimore, há mais de 30 anos, e é a mais recente estátua a ser retirada nas últimas semanas em meio a protestos. Nos últimos meses, em diversas partes dos Estados Unidos, grupos de manifestantes iniciaram “caçada” às estátuas de personagens ligadas à escravidão e ao colonialismo. Por conta do fato desta semana, a cidade de São Francisco removeu uma estátua do explorador genovês da sede do parlamento local.

Desinfecção

Nesta segunda-feira, 6, a partir das 13h30, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3o Distrito Naval), Exército Brasileiro (7a Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10), realiza a desinfecção das instalações do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (NATALPREV).

Ajuda a estudantes

O deputado Hermano Morais (PSB) encaminhou requerimento ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), cobrando regularização e rapidez no processo de distribuição das cestas básicas aos estudantes da rede pública estadual, durante o período de pandemia.

China não comove

A despeito de ter doado na semana passada mais de duas toneladas de materiais de combate ao coronavírus ao Brasil, o embaixador chinês Yang Wanming não conseguiu atrair ao evento o chanceler Ernesto Araújo. A China é o maior parceiro comercial do Brasil.

Brasil laico

Está em curso no Tribunal Superior Eleitoral um debate sobre a possibilidade de tornar o abuso de poder religioso um motivo para a cassação de mandatos na política brasileira. A legislação eleitoral proíbe expressamente o abuso de poder “de autoridade”, em termos gerais, informa o site Nexo.

EUA complicado

Hospitais em Austin, Texas, podem ser “invadidos” dentro de duas semanas se as tendências atuais do novo coronavírus se mantiverem, alertou o prefeito Steve Adler no domingo para o The New York Times.

O aviso

“Se não mudarmos a trajetória, estamos dentro de duas semanas após a superação dos hospitais”, disse o prefeito no programa da CNN “Estado da União”. Ele lembrou que as unidades de terapia intensiva podem se encher ainda mais cedo, talvez em 10 dias.

Rápidas

Hoje, 6 de julho, é dia de Santa Maria Goretti

Também é o Dia Internacional do Beijo. Algo proibido em tempos de pandemia.

Prefeitura do Natal vai abrir esta semana o Centro de atendimento para enfrentamento da Covid-19. A unidade vai funcionar no Ginásio Dias, na zona Norte de Natal.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta terça-feira (07) mais uma fase do programa de testagem dos servidores da pasta. A atividade vai acontecer no auditório da Policlínica Zeca Passos, na Ribeira.

Companhia de Limpeza Urbana de Natal (Urbana) promove dia 10 audiência pública para discutir a licitação para o serviço de limpeza da capital potiguar.

Escola Estadual Ubaldo Bezerra, em Ceará Mirim, receberão em dezembro a unidade reformada. Custo foi de R$ 3 milhões.

Artesãos potiguares ganham nesta segunda-feira (06) loja virtual. O endereço é: www.lojafeirarte.com.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou neste domingo (05) a soltura do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.