BUSCAR
BUSCAR
Diógenes Dantas

Papa-jerimum

Confira a coluna de Diógenes Dantas desta sexta-feira 30
Diógenes Dantas
30/01/2026 | 05:00

A governadora Fátima Bezerra está longe de uma solução que possa garantir a vitória de um nome do PT na eleição indireta na Assembleia Legislativa, em abril.

Ela já declarou publicamente que o candidato preferencial é Carlos Eduardo Xavier, secretário estadual da Fazenda e pré-candidato ao governo.

image
Papa-jerimum - Foto: Assessoria/Assembleia Legislativa

Além de Cadu, o PT potiguar admite se articular em torno do deputado Francisco do PT, líder do governo na AL.

Em vista disso, podemos concluir que essas são as duas opções da líder petista. Talvez, as únicas.
Com apenas oito votos na largada desse processo, Fátima precisa compor com os demais blocos — o do bolsonarismo e o do prefeito Allyson Bezerra — para alcançar algum êxito.

A governadora já recebeu recados de que não vai rolar um nome do PT. Corre sério risco de perder a votação do mandato-tampão se insistir na pretensão de Cadu ou de Francisco do PT.

— Em política, nem tudo o que a gente deseja se materializa. Fátima sabe que não tem condições políticas para impor um nome do seu grupo — observou uma fonte.

Há uma movimentação política em torno do deputado estadual Vivaldo Costa, governista, eleito pelo PV da federação com o PT.

Objetivamente, os líderes dos partidos ligados a Allyson — União Brasil, PP, PSD e MDB — estão discutindo a viabilidade de Vivaldo no processo. Na segunda-feira passada, trataram do assunto, em Natal.

A solução “Vivaldo” foi recebida com simpatia pela maioria do bloco.

Allyson Bezerra seria ouvido na quarta-feira, mas a Operação Mederi atropelou tudo.

O ex-governador Vivaldo Costa tem dito aos interlocutores que pode aceitar a missão; todavia, precisa conversar com os irmãos e com a governadora Fátima Bezerra.

O papa-jerimum é só mais um nome à mesa da sucessão estadual.

Com o celular na mão

O ex-deputado Kelps Lima — hoje no Solidariedade — andou algumas casinhas para se filiar ao União Brasil. Tem conversado intensamente com as lideranças da federação União Progressista para compor a nominata de deputado federal. Kelps segue contando votos para aumentar suas chances de eleição.

Não é dia de visita

Alexandre de Moraes, do STF, negou ontem, mais uma vez, a visita de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, a Jair Bolsonaro. O ministro alegou que Valdemar é investigado por envolvimento nos mesmos fatos que levaram à condenação do ex-presidente.

Carteirada

Outro que teve o acesso negado para visitar Bolsonaro foi Magno Malta. No caso do senador capixaba, Moraes afirmou que não poderia autorizar a visita porque o congressista tentou dar uma “carteirada” e entrar na Papudinha. Que vexame!

Luto na educação

O professor Toinho, fundador do Complexo Educacional Contemporâneo, morreu aos 77 anos. Atuou como professor de Geografia e lecionou para diversas gerações de alunos em Natal. Fui um deles, no Colégio Salesiano.

Irmã de sangue

Para atrair de vez Ezequiel Ferreira de Souza, o grupo de Álvaro Dias avalia entregar a vaga de vice-governadora a Milena Galvão, irmã do presidente da Assembleia. A estratégia pode deslocar Babá Pereira (Femurn) para a segunda vaga ao Senado. Quem não está gostando dessa história é o coronel Hélio, cotado para ser companheiro de chapa do senador Styvenson Valentim.

Vorcaro

Os tentáculos do Master chegaram ao Rio Grande do Norte. Segundo o UOL, o banqueiro Daniel Vorcaro comprou um projeto eólico de Fábio Faria, diretor do SBT News. O valor do negócio chegou a R$ 67,5 milhões. Uma bolada!