BUSCAR
BUSCAR
Parnamirim

Promotoria recomenda regularização no envio de insumos para pacientes

Fraldas descartáveis, compressas de gazes compressas de gazes estéreis, luvas, soro fisiológico, sondas uretrais e de aspiração e álcool 70% são alguns dos itens que o Município deve fornecer
Redação
26/08/2019 | 09:03

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao prefeito Rosano Taveira e à secretária municipal de Saúde de Parnamirim, Terezinha Guedes, que regularizem o fornecimento de uma série de insumos de uso contínuo ou temporário para a população específica que necessita desse tipo de assistência. A portaria da recomendação, elaborada pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca e que atua na defesa da saúde, foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (23).

O público-alvo dessa política assistencial, conforme prescrição realizada por médico do Sistema Único de Saúde (SUS), são as pessoas com deficiência física, mental ou neurológica, com mobilidade reduzida ou idosos acamados, inclusive aos pacientes portadores de bexiga neurogênica, aos ostomizados e aos traqueostomizados, que necessitem dos referidos insumos.

MPRN Parnamirim 4

Fraldas descartáveis infantil e geriátrica, compressas de gazes compressas de gazes estéreis, luvas, soro fisiológico, sondas uretrais e de aspiração, álcool 70%, clorexidina aquosa, xilocaína gel, gel lubrificante e descartáveis, dentre outros itens, são alguns dos materiais que o Município deve fornecer. Para isso, o MPRN recomendou que, no prazo de 60 dias, adotem todas as providências necessárias para apresentar protocolo assistencial de padronização de dispensação desse material.

O Município também deve adotar medidas para, em 30 dias, organizar o fluxo para a distribuição desse material aos munícipes de Parnamirim que demonstrarem a necessidade de aquisição e utilização. O cidadão terá que ter a prescrição médica realizada por médico do SUS e que venha encaminhado de Unidade Básica de Saúde, na qual deverá ter o respectivo prontuário. O Município ainda precisa garantir a distribuição mensal.

Em audiência ministerial, realizada no último dia 15 de agosto, a 4ª Promotoria de Justiça da comarca verificou que o Município disponibilizava alguns materiais (como luvas, gazes, soro fisiológico, sonda para aspiração, álcool 70%, clorexidina aquosa, saco coletor descartável, sondas uretrais de alívio, gel lubrificante, seringas descartáveis). No entanto, havia um desabastecimento de xilocaína gel, bem como a descontinuidade na distribuição de fraldas descartáveis.

A unidade ministerial também observou que único critério utilizado para dispensação de fraldas é a existência de alguma patologia, comprovada através de laudo médico com CID, não existindo protocolo e fluxo para essa distribuição. Não há, portanto, um protocolo assistencial padronizado próprio, para acesso de usuários do SUS aos insumos mencionados.

No Município há 58 pacientes cadastrados como portadores de bexiga neurogênica, 5 pacientes cadastrados como ostomizados e 8 pacientes cadastrados como traqueostomizados.

Projeto aborda mudanças climáticas com estudantes de escola municipal de Natal
Projeto de Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas levou estudantes natalenses para o Parque da Cidade, nessa terça 23, para compreender melhor a pauta ambientalista
24/04/2024 às 16:23
Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
Documento apresenta 25 “exigências e urgências” do movimento
23/04/2024 às 19:07
Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.