O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) foi empossado para mais um mandato à frente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), na sessão solene de abertura da 63ª Legislatura, nesta terça-feira 4. A posse da nova Mesa Diretora para o segundo biênio do mandato ocorreu com a presença de deputados, autoridades estaduais e municipais, além de representantes do Judiciário e do Executivo.
Ao assumir a presidência da Casa por mais um período, Ezequiel destacou os avanços estruturais e administrativos da Assembleia, a interiorização das ações legislativas e a modernização da gestão, ressaltando que o Legislativo potiguar se tornou referência nacional.

“Lá atrás, quando fizemos o desenho, há 10 anos, do que queríamos deste Poder Legislativo, desenhamos uma Casa próspera, mais próxima do povo, mais alinhada com os anseios sociais e, acima de tudo, pronta para ter destaque nacional, como é a realidade de hoje”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do vice-governador Walter Alves (MDB); do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo; do secretário municipal de governo de Natal, Sérgio Freire; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Carlos Thompson Costa Fernandes; do defensor público-geral Clístenes Mikael de Lima Gadelha; do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome (PP) e de diversas outras autoridades civis e militares.
A nova composição da Mesa Diretora foi aprovada por unanimidade em 13 de novembro de 2024, conforme lembrou Tomba Faria (PL), primeiro vice-presidente da Casa. “Por consequência, proclamo eleito o deputado Ezequiel e convido-o para assinar o termo de posse”, anunciou Tomba. O presidente então assumiu o cargo, destacando a unanimidade na sua reeleição.
Além de Ezequiel Ferreira como presidente, foram empossados os seguintes parlamentares: Kleber Rodrigues (PSDB) como vice-presidente, Eudiane Macedo (PV) como segunda vice-presidente, Tomba Farias (PL) como primeiro secretário, Galeno Torquato (PSDB) como segundo secretário, Francisco do PT como terceiro secretário e Terezinha Maia (PL) como quarta secretária.
Durante seu discurso, Ezequiel enfatizou a importância dos servidores e parlamentares no avanço da Assembleia, citando que a Casa Legislativa foi premiada nacionalmente em quatro oportunidades nos últimos anos. “Se hoje ganhamos consecutivamente quatro prêmios disputando com todas as Assembleias do Brasil, eu preciso aqui agradecer a cada parlamentar e a cada servidor desta Casa”, disse.

O presidente mencionou a modernização da estrutura administrativa e digital do Legislativo estadual, ressaltando a cooperação com outras assembleias estaduais e o Senado. “A tecnologia de informática desta Casa está sendo copiada pelo Senado Federal, fazendo convênios com assembleias de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, levando tudo o que desenvolvemos aqui para que sirva também para outros Legislativos”, pontuou.
Outro ponto destacado foi a interiorização das ações legislativas, com parcerias firmadas entre a ALRN e câmaras municipais do Estado, visando fortalecer o papel do Legislativo nas cidades potiguares. “Estamos fazendo parceria com as câmaras municipais do Estado para fortalecer o Legislativo, diante da importância que sabemos que ele tem como instrumento não só da política, mas, acima de tudo, para melhorar a vida do cidadão comum”, declarou.
Ezequiel também projetou um mandato voltado para aprimorar o funcionamento da ALRN e consolidar seu legado à frente do Parlamento Estadual. “Quero concluir este mandato e passar o bastão ao nosso sucessor daqui a dois anos, deixando uma Casa pronta para os desafios que o futuro impõe”, concluiu.
Ao final da solenidade, os parlamentares e demais presentes acompanharam a execução do hino do Rio Grande do Norte, marcando o início oficial dos trabalhos legislativos para o ano de 2025.
Mesa diretora 2025-2027:
Presidente – Ezequiel Ferreira (PSDB)
1º vice-presidente – Kleber Rodrigues (PSDB)
2º vice-presidente – Eudiane Macedo (PV)
1º secretário – Tomba Farias (PL)
2º secretário – Galeno Torquato (PSDB)
3º Secretário – Francisco do PT
4° Secretária – Terezinha Maia (PL)