BUSCAR
BUSCAR
Política

Bolsonaro critica Lula por comparação de ataques de Israel em Gaza ao Holocausto

Ex-presidente afirmou que Lula “ofendeu a humanidade” e não apenas os judeus
Redação
21/02/2024 | 11:35

Jair Bolsonaro (PL) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por comparação de ataques de Israel à Gaza com o extermínio de judeus feito pela Alemanha Nazista no regime de Adolf Hitler. O ex-presidente classificou a fala como ‘criminosa’ e disse que o atual chefe de Estado vai na contramão do mundo quando o assunto é a guerra entre Palestina e Israel. 

Bolsonaro se refere a uma entrevista de Lula a jornalistas na Etiópia, durante o último fim de semana. Na ocasião, ele afirmou: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou.

bolsonaro s4xfasxk0bja
Bolsonaro durante entrevista nesta quarta 21 - Foto: reprodução

Na manhã desta quarta-feira, 21, em entrevista ao ao Blog do Elielson, na CBN Recife, o ex-presidente afirmou que Lula “ofendeu a humanidade” e não apenas os judeus.

“Uma fala criminosa. O que aconteceu na Segunda Guerra, não existe na história do mundo. E o Lula compara o exército de Israel aos nazistas. Chocou o mundo. O mundo democrático está olhando para o Brasil de forma diferente”, apontou. 

Ele aproveitou para alfinetar Guilherme Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. Segundo Bolsonaro, o político “tem opinião sobre tudo”, mas não tocou na questão da fala de Lula sobre Israel. 

“Ele sumiu. Ele dá palpite em tudo, até em discurso na Câmara, me acusava da morte da Marielle Franco. Participava de tudo, tinha opinião sobre tudo, mas sobre isso ele não fala. 

A questão de Israel mexeu no Brasil. As nossas tradições judaico-cristãs estão aí. Não é só evangélico, católico também e outras religiões tem  como norte a história de Israel, e foi uma ofensa, não gratuita, [mas] criminosa a morte de seis milhões de pessoas, que foram mortas em câmaras de gás”, disse. 

O ex-presidente também afirmou que Lula se nega a classificar o grupo extremista Hamas como terrorista, que o político vai na contramão “do mundo”, quando o assunto é ajuda humanitária. 

“Agora , quando você vê que uma entidade da ONU participou desse ato bárbaro contra o povo isralsente, e o mundo resolve não mandar mais dinheiro para essa entidade, o Lula quer mandar mais. Está na contramão dos países democráticos e civilizados de todo o mundo”.