Uma mulher de 37 anos presa em Santa Catarina por fingir ser uma adolescente de 12 anos e conseguir ser adotada por uma família já havia sido investigada no Rio Grande do Norte por um caso semelhante. Segundo informações divulgadas pela polícia, Amanda Maria Souza de Oliveira foi alvo de investigação em Natal, em 2010, quando alegava ter 13 anos de idade.
A prisão mais recente ocorreu na última terça-feira, em Joinville (SC). De acordo com as investigações, Amanda vivia há cerca de 14 meses na residência de um casal que acreditava estar acolhendo uma adolescente em situação de vulnerabilidade. A mulher afirmava ser autista, relatava ter sido vítima de violência durante a infância e dizia que era obrigada pelo pai a se prostituir.

As informações apresentadas por ela sensibilizaram o casal, que decidiu acolhê-la. No entanto, familiares passaram a desconfiar da história e iniciaram pesquisas na internet. A partir dessas buscas, encontraram registros de situações semelhantes envolvendo Amanda em outros estados brasileiros.
Após a descoberta, ela foi presa e teve a prisão convertida em preventiva. Segundo a polícia, ela responde por estelionato e falsa identidade.
O caso chamou atenção nacional após a divulgação de imagens da mulher se passando por uma criança. Conforme as investigações, a suspeita utilizava diferentes versões de uma mesma história para obter acolhimento e benefícios em diversos estados.
A ligação do caso com o Rio Grande do Norte remonta a 2010. Na época, Amanda foi localizada como suposta vítima de maus-tratos e passou a ser investigada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, então comandada pelo delegado Luiz Lucena.
Segundo o relato apresentado por ela naquele período, teria fugido de Fortaleza, no Ceará, após sofrer violência dos pais. Ela afirmava ter 13 anos de idade, embora tivesse, na realidade, 22 anos.
Ainda de acordo com as informações da investigação, Amanda chegou a ser internada no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes. Ela apresentava agulhas inseridas na pele, na perna e na região da virilha, alegando sofrer maus-tratos.
As apurações realizadas pela polícia potiguar concluíram que as informações não eram verdadeiras. Na ocasião, ela foi investigada por falsa comunicação de crime e estelionato.
De acordo com os levantamentos policiais, Amanda Maria Souza de Oliveira já esteve envolvida em ocorrências semelhantes em pelo menos seis estados brasileiros: Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Durante participação ao vivo em programa jornalístico, o repórter Sérgio Henrique Santos destacou que a suspeita já utilizava a mesma estratégia há mais de uma década. Ele lembrou que, em 2010, Amanda dizia ter 13 anos, enquanto no caso mais recente afirmava ter 12 anos, apesar de atualmente possuir 37 anos.