BUSCAR
BUSCAR
Justiça

BRB pede ao STF reserva de recursos para cobrir prejuízos em fraudes com Banco Master

Nesta quinta, banco enviou comunicado ao mercado financeiro
Agência Brasil
03/04/2026 | 14:21

O Banco de Brasília (BRB) informou nesta quinta-feira 2 que pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que seja garantida a reserva de dinheiro para cobrir os prejuízos do banco com as fraudes envolvendo as operações realizadas com o Banco Master.BRB pede ao STF reserva de recursos para cobrir prejuízos em fraudes com Banco Master - Agora RNBRB pede ao STF reserva de recursos para cobrir prejuízos em fraudes com Banco Master - Agora RN

Em comunicado enviado ao mercado financeiro, o BRB solicitou que os acordos de delação premiada que estão em discussão com a Polícia Federal (PF) a Procuradoria-Geral da República (PGR) levem em conta o ressarcimento das partes lesadas.

Banco de Brasília (BRB) - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Banco de Brasília (BRB) - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

“A medida judicial visa, especificamente, à eventual reserva, segregação e vinculação de bens, valores, ativos, créditos e fluxos financeiros que venham a ser identificados, recuperados, bloqueados, repatriados ou ofertados no contexto de investigações em curso, inclusive no âmbito de eventuais acordos de colaboração premiada”, informou o banco.

Até o momento, o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, e o cunhado ele, Fabiano Zettel, negociam acordo de delação premiada. Ambos estão presos.

As fraudes são apuradas pela Operação Compliance Zero, deflagrada para investigar a concessão de créditos falsos pelo Master, incluindo a tentativa de compra da instituição financeira pelo BRB, banco público ligado ao governo do Distrito Federal.