BUSCAR
BUSCAR
Repúdio

Vereadores repudiam vandalismo e agressão em manifestação no Idema

Parlamentares veem uso “eleitoreiro” de engorda de Ponta Negra: “Uma atitude criminosa, delinquente, conduzida por Álvaro, Paulinho e apoiadores”
Redação
10/07/2024 | 08:21

“Chegou notícias de que serviços da prefeitura não funcionaram pela manhã com o objetivo de liberar terceirizados e cargos comissionados para a invasão”, denunciou o vereador de Natal Daniel Valença (PT), ao comentar a manifestação que terminou em depredação do patrimônio público e agressões físicas a servidores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), na última segunda-feira 8. Para ele, os participantes dos atos de vandalismo ocorridos no protesto devem ser identificados e punidos.

“Uma atitude criminosa, delinquente, conduzida pelo prefeito, pelo seu candidato Paulinho Freire e apoiadores. O dia 8 de julho foi o 8 de janeiro de Álvaro. E vale lembrar: a gestão não respondeu aos questionamentos do Idema por 322 dias, mobilizou uma draga (que dizem os jornais ter custos operacionais de R$ 500 mil por dia) e comandou a invasão do Idema. Essa gente tem de ser responsabilizada por todas essas ações”, disse Valença.

Vereadores repudiam vandalismo e agressão em manifestação no Idema
Vereadores repudiam vandalismo e agressão em manifestação no Idema - Foto: VERÔNICA MACEDO / CMN

A vereadora Brisa Bracchi (PT) destacou que a engorda de Ponta Negra “é uma obra necessária e importante para Natal e, por isso mesmo, precisa da devida instrução técnica”. “Não pode acontecer na base da chantagem e do vale tudo. Alertamos, desde o ano passado, que há lacunas ainda no processo. Não estão completamente definidas as medidas de mitigação de impacto ambiental da obra e de proteção social aos trabalhadores da praia”, enfatizou.

Para a parlamentar, a obra tem sido usada de modo eleitoreiro. “Mais um exemplo da chantagem política usada como estratégia para esconder a própria incompetência e tentar transformar a engorda em uma disputa ideológica, quando deveria ser tratada com o rigor e critério técnico que merece. Não apresentou toda a documentação necessária para a liberação da obra e quer que o Idema deixe de cumprir seu papel para ceder à pressão política”.

Segundo o vereador Anderson Lopes (PSDB), a confusão ocorrida durante a manifestação poderia ter sido evitada se a direção do Idema tivesse recebido a comitiva que acompanhou o prefeito, composta por dois deputados estaduais – Adjuto Dias (MDB) e Luiz Eduardo (SDD); um deputado federal – o pré-candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil), vereadores governistas e o secretário da Semurb, Thiago Mesquita.

“Não teria acontecido nenhum tumulto caso o Idema tivesse recebido a comitiva que foi proposta a ser recebida. Mas, em momento algum, houve a esperança de se receber essa comitiva, foi quando começou um pequeno tumulto lá na frente e aí, eles decidiram receber a comitiva. A conversa foi muito boa, muito esperançosa para Natal e, acredito que, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Natal não vai perder essa grande obra”, afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Comunidade Cavaco Chinês, na Zona Norte de Natal, continua alagada; veja situação
Cerca de cem famílias estão sendo afetadas pelo problema que já dura um mês
12/07/2024 às 18:04
Idoso é preso em Natal por ameaçar jogar café quente em rosto de companheira
Caso ocorreu em uma cafeteria situada no bairro Cidade Alta, na Região Leste de Natal
12/07/2024 às 14:54
PM recupera carga roubada dos Correios e prende dupla na Zona Oeste de Natal
No veículo, foi encontrado um revólver calibre 32, além das mercadorias dos correios
12/07/2024 às 10:47
Elephant Coworking inaugura sede em Natal com espaço colaborativo e inovador
Chamada de Elephant Natal by Liiv, a sede já está em funcionamento na Liiv Hub
12/07/2024 às 09:52
Obras da Av. Xavantes e na lagoa de captação de Satélite começam na segunda 14
Prefeito Álvaro Dias discursou que essas obras ocorrem para que a cidade se modernize e que Natal siga caminhando para a frente
12/07/2024 às 08:26
Paulinho alfineta Mineiro: ‘Ninguém defecou na mesa do diretor do Idema’
Deputado comentou sobre manifestação da qual participou na última segunda-feira na porta do Idema, em Natal
12/07/2024 às 08:07
Chuva deixa trânsito lento em Natal na manhã desta sexta
Chuvas causam lentidão no trânsito próximo ao Pórtico dos Reis Magos
12/07/2024 às 07:37
Ubaldo provoca audiência para tentar solucionar alagamentos na comunidade Cavaco Chinês
MPRN sediou audiência para discutir os recorrentes problemas de alagamento na comunidade Cavaco Chinês, localizada no conjunto Santa Cecília
11/07/2024 às 15:34
Filhotes de gato abandonados são resgatados após denúncias de envenenamento em Natal
No local, os policiais civis realizaram uma vistoria, mas não encontraram os suspeitos.
11/07/2024 às 13:51
MIDR cobra documentos da Prefeitura de Natal para avançar nas obras de engorda
Foram solicitadas a correção de documentos, atualização de relatórios de progresso, revisão de metas de fiscalização e execução de programas ambientais
11/07/2024 às 12:45